24
março

Resumo da Câmara


Demora no reinício da duplicação da PE-160 e impedimento de vereadores em vistoriar Escola Técnica predominam discursos

Fotos: Thonny Hill e arquivo.

Na tarde desta terça-feira (23) foi realizada mais uma tarde de uso da tribuna por parte dos vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Dos 17 vereadores, 11 deles discursaram, sendo que os demais justificaram suas ausências por compromissos particulares ou por problemas de saúde.

 

Na tribuna, temas como a demora no reinício dos trabalhos de duplicação da PE-160 e também a polêmica em torno do barramento da Comissão de Obras da Câmara em fiscalizar o andamento das obras de acabamento da Escola Técnica Estadual dominaram a pauta.

 

A reunião também marcou a posse do vereador Francisco Ricardo (PSDB), que volta após a saída de Junior Gomes (PSB) que assumiu, no seu lugar, a pasta de Serviços Públicos, mais conhecida como “Secretaria de Obras”.

 

Confira o que falou cada vereador no resumo on-line mais completo da imprensa santa-cruzense.

 

Francisco Ricardo ressalta reunião com intuito de conseguir recursos para terraplanagem na estrada que leva a Vila do Pará

.

Primeiro a usar a tribuna, o vereador Francisco Ricardo (PSDB) focou dois pontos em seu discurso. No primeiro, o vereador fez um breve balanço enquanto esteve a frente da Secretaria de Serviços Públicos, citando problemas que, segundo ele, existiam em outras gestões e foram solucionados.

 

O vereador também falou sobre a melhoria da coleta de lixo nas ruas e, em seguida, falou o que espera do vereador Junior Gomes (PSB), que assumiu a pasta em seu lugar.

“Aquilo que está dando certo, ele vai continuar e o que está errado, ele vai corrigir. Como ele é um vereador que está em ascensão, ele lá vai mostrar serviço.”, disse.

Em seguida, o vereador falou de uma reunião realizada com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) para que se consiga, junto ao Governo do Estado, recursos para que se possa fazer o serviço de terraplanagem na estrada que dá acesso ao distrito da Vila do Pará.

 

A reunião com o deputado e o secretário de Transportes do Governo Estadual será realizada nesta quinta-feira (26).

 

Ronaldo Pacas repudia Comissão de Obras da Câmara ter sido barrada ao visitar instalações da Escola Técnica

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC), que também integra a comissão de obras e urbanismo juntamente com os vereadores Carlinhos da Cohab (PSL) e Galego de Mourinha (PTB), mostrou seu repúdio por não terem sido autorizados a fiscalizar as obras finais da Escola Técnica Estadual (ETE) pela gestora do local, Cristiane Farias do Nascimento.

 

Ronaldo citou que um ofício chegou a ser enviado pela Câmara falando da visita, que foi respondida, também mediante ofício, com a negativa do pedido. Ronaldo enfatizou que não chegou a ir com os demais vereadores a ETE, mas mostrou a indignação com o que aconteceu com seus colegas.

“Quero reconhecer do presidente Afrânio, que enviou o ofício desta Casa. A visita não foi de sopetão. A comissão é livre, sempre tivemos acesso e nunca precisamos avisar ninguém. Eu repudio essa atitude, feita pela gestora Cristiane, em nome da Comissão de Obras e que esse caso seja revisto. Nós devemos respostas à população.”, disse.

Pouco tempo depois, o vereador reafirmou que a gestora não estaria a altura de administrar uma estrutura como a Escola Técnica.

 

Zezin Buxin direciona criticas a parte da população que não contribui com a limpeza pública

.

No seu discurso, o vereador Zezin Buxin (PSDB) fez críticas a pessoas que não contribuem com a realização da limpeza pública no município.

 

O vereador destacou que ações de limpeza e retirada de lixo foram realizadas no bairro Santo Agostinho, mas que devido ao descaso de boa parte das pessoas, o local ficou sujo novamente em três dias.

 

Outro exemplo citado pelo vereador foi o canal que corta várias ruas do Centro. Segundo ele, o canal recebeu as ações de revitalização por parte do poder público, mas que muitas pessoas não contribuem para preservar aquele local.

“Constantemente aquele canal é limpo, mas pessoas insistem em jogar lixo nele. Fala-se muito em campanhas de conscientização, mas eu não tenho mais ninguém como inconsciente.”, desabafou.

 

Ernesto Maia coloca em cheque a inauguração da Escola Técnica e reinício das obras de duplicação da PE-160 para abril

.

No seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) falou sobre o barramento da Comissão de Obras e Urbanismo da Câmara a visitar as instalações da Escola Técnica.

 

O vereador chegou a ler um artigo publicado na sessão de negócios do Jornal do Commercio, que fez um panorama em que o Governo do Estado não inauguraria obras como Escolas Técnicas e UPAs por não ter recursos em caixa para não ultrapassar o teto imposto ao funcionalismo.

 

Em seguida, o vereador mostrou sua desconfiança quanto a data dita pela vereadora situacionista Narah Leandro (PSB), que disse que as obras de duplicação da PE-160 seriam retomadas em 02 de abril.

 

Zé Elias cobra intensificação do combate ao mosquito da dengue e fiscalização das águas distribuídas e vendidas em carros pipas

.

No seu discurso, três pontos podem ser destacados. O primeiro deles falou sobre a duplicação da PE-160, que Zé Elias mostrou, mais uma vez, sua desconfiança pelo reinício breve das obras.

“Está se aproximando a semana da Páscoa e o São João e nada das obras da BR-104 e PE-160. Que pelo menos se faça uma operação tapa-buracos na PE-160.”, disse.

Em, seguida, Zé Elias (PTB) cobrou para que a Secretaria de Saúde intensifique o combate ao mosquito da dengue, citando que muitas das pessoas que procuram atendimentos no Hospital Municipal estão sob suspeita de estarem com a doença.

 

Por fim, o vereador solicitou para que a vigilância sanitária intensifique a fiscalização das águas que são distribuídas e vendidas em carros pipas que, segundo ele, registram casos de qualidade duvidosa.

 

Klemerson Pipoca fala sobre ações em prol dos moto-taxistas e rebate críticas de ex-secretário de transportes

.

No seu discurso, o vereador Klemerson Pipoca (PMN) falou sobre ações, segundo ele, desempenhadas em prol da classe dos moto-taxistas.

 

Pipoca citou ofícios e requerimentos feitos para fiscalização de moto-taxistas irregulares e também fez sua defesa ao trabalho desempenhado pela atual gestão da Associação dos moto-taxistas.

 

Pipoca se referiu a Vein Aragão, ex-secretário de transportes na gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PHS) que citou o nome do vereador, afirmando que ele pouco teria feito pela classe.

 

Vein Aragão está reunindo assinaturas para que uma reunião com o secretário de Transportes do Estado seja realizada para discutir a implantação de ações, como a adoção das placas vermelhas pela categoria.

“Se ele não vem ajudar, porque desconhece nosso trabalho e da Associação, que não atrapalhe.”, disse.

 

Afrânio critica Governo Federal por corte de investimentos na Educação e no repasse do FPM

.

No seu discurso, o vereador e presidente da Câmara Afrânio Marques fez críticas ao Governo Federal.

 

Ele destacou o corte de mais de R$ 8 bilhões de investimentos na Educação e também a diminuição no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de receitas para execução de obras pelos prefeitos.

“Esses cortes atingem, diretamente, mais de 5 mil municípios. Estudantes vem sendo prejudicados como aqueles que precisam do FIES.”, disse.

Outro ponto destacado pelo vereador é, segundo ele, o repasse feito pelo Governo Federal para a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, que pode prejudicar o desempenho de órgãos importantes como o Cras e o Creas.

 

Fernando Aragão cobra audiência pública com Secretário de Transportes do Estado para tratar a duplicação da PE-160

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Fernando Aragão (PROS) falou sobre a demora com o reinício das obras de duplicação da PE-160.

 

Mais uma vez, o vereador mostrou descrédito com as novas datas estipuladas para reinício dos trabalhos, citando que as modificações feitas no projeto original, como a redução da área que seria destinada a ciclovia, não faria a obra a contento do que o município realmente precisa.

“Mais uma vez, Santa Cruz vai ser enganada?! Eu tenho certeza que essa PE, do jeito que eles querem fazer, não vai ser uma duplicação, mas sim uma arrumação porque eles não tem dinheiro suficiente para as indenizações com as desapropriações.”, desabafou.

O vereador cobrou ao presidente da Câmara, Afrânio Marques, para que seja envidado esforços para que essa audiência seja realizada.

 

Fernando também cobrou para que o projeto do salário-base do funcionalismo municipal, enviado pela Prefeitura, seja colocado em pratica já que, segundo ele, os funcionários estão tendo perdas mensais de 3% em seus vencimentos.

 

Carlinhos da Cohab critica impedimento de vereadores em vistoriar obras da Escola Técnica

.

No seu discurso, o vereador destacou uma visita feita nesta terça-feira (24) ao prédio da Escola Técnica.

 

Carlinhos da Cohab (PSL), que integra a Comissão de Obras e Urbanismo da Câmara juntamente com os vereadores Ronaldo Pacas (PSDC) e Galego de Mourinha (PTB), teriam sido barrados em visitar as instalações do local.

“Fomos recebidos por uma gestora despreparada que, de forma meio maluca, quis que expulsar a Comissão de Obras da Câmara.”, disse.

Em seguida, o vereador relembrou sobre a audiência pública que será realizada em 10 de abril a pedido do Ministério Público, para tratar do polêmico tema da distribuição de pontos no Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

 

Dida de Nan rebate críticas de Carlinhos da Cohab sobre escola municipal que ficou sem água no bairro Santo Agostinho

.

Dois pontos podem ser destacados no discurso do vereador tucano. No primeiro deles, o vereador falou sobre o portal e a praça que foram entregues no distrito da Vila do Pará, durante a 89ª festa de São José.

 

Já no segundo ponto, Dida de Nan (PSDB) rebateu as críticas feitas pelo vereador Carlinhos da Cohab. No seu discurso realizado na reunião anterior, o vereador de Oposição relatou que a falta da entrega da água na escola do bairro Santo Agostinho fez com que alunos fossem liberados mais cedo.

“Carlinhos da Cohab tem um trabalho que muitas vezes até atrapalha a sua própria bancada. Quero citar o caso da água que faltou na escola, na semana passada, que por causa de um problema técnico, o senhor fez todo um estardalhaço.”, disse.

Dida também citou que a Oposição não poderia criticar duramente o atual governo, que tem avançado em vários pontos segundo o mesmo.

 

Galego de Mourinha chama gestora da Escola Técnica de desequilibrada

.

No seu discurso, o vereador Galego de Mourinha falou sobre o impedimento dos vereadores que integram a Comissão de Obras e Urbanismo da Câmara de vistoriar a Escola Técnica em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Galego citou que a comissão já visitou diversas obras desde a atual gestão como o Calçadão, o Lixão, instalação das AMEs e outras, muitas delas chegando sem avisar e que, dessa vez, um ofício foi enviado a gestora do local, Cristiane Farias do Nascimento, agendando a visita dos membros da comissão.

“Lá, fomos recebidos pessimamente pela gestora daquele prédio. Digo aqui na tribuna, em respeito ao povo de Santa Cruz, ela não pode ser dita como uma gestora, pois é uma pessoa desequilibrada e desrespeitou a comissão.”, pontuou.

O vereador completou que, ao entrar na Escola Técnica, o vereador citou que as instalações estão normais, mas mostrou sua indignação com o tratamento, segundo ele, recebido pela Comissão de Obras.

 

Helinho Aragão lamenta exclusão de Santa Cruz do Capibaribe do seminário Todos por Pernambuco

;

No principal ponto de seu discurso, o vereador Helinho Aragão (PTB) lamentou a exclusão de Santa Cruz do Capibaribe do calendário de cidades que recebem o seminário “Todos por Pernambuco”.

“Eles sabem a pressão que eles iriam receber quanto a paralisação das obras da PE-160 e a promessa de um novo hospital, onde teve um abaixo assinado desde 2011 para que essa obra seja feita. O governador não dá a devida importância a Santa Cruz do Capibaribe. O terminal rodoviário que está aos pedaços, a barragem das porteiras que já foi discutida… É por isso que eles não vem aqui.”, disse.

Helinho completou que irá ao seminário (que será realizado na cidade de Surubim), juntamente com outros vereadores do município para cobrar soluções para problemas em Santa Cruz a exemplo de medidas de combate a seca e a insegurança.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores