03
dezembro

Resumo da Câmara


Segurança Pública, entrada de produtos produtos chineses e cobranças a futura Mesa Diretora predominam pauta de discursos

Foto: Thonny Hill (arquivo).

Na noite de terça-feira (02) foi realizada a penúltima reunião do semestre na Câmara de Vereadores.

.

Entre os assuntos abordados, podem ser destacados a falta de segurança na região, que foi pontuada por boa parte dos membros das duas bancadas, assim como o impacto da entrada de produtos chineses no Polo e cobranças a futura Mesa Diretora em relação, segundo alguns vereadores, a algumas atitudes tomadas pelo atual presidente, Junior Gomes (PSB).

.

Além disso, houveram solicitações de interesse a população a exemplo de Zé Elias (PTB), que voltou a cobrar a compra de um ônibus para transportar pacientes ao Recife e também o detalhamento do Projeto de Lei de Luciano Bezerra (PR), que trata da viabilidade de parcerias com a iniciativa privada para construção, manutenção e reformas de praças no município.

.

Em pauta, também foram levados os projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual, que tratam do orçamento para o ano de 2015, tendo pedidos de vistas pelo vereador Fernando Aragão (PROS) e que causaram descontentamento na Situação.

.

Outra novidade foi a antecipação da eleição para nova Mesa Diretora, que será realizada na próxima quinta-feira (04).

.

A decisão pela mudança da data foi acordada entre os líderes das bancadas sob a alegação de adiantar as pautas para entregar a Casa ao novo presidente. A única ausência foi do vereador Galego de Mourinha (PTB).

.

Confira cada discurso, vereador a vereador:

Ernesto Maia destaca insegurança na região do Polo de Confecções

.

Primeiro a discursar, o líder da Oposição pautou seu discurso na problemática da segurança pública na região.

 

Ernesto Maia (PSL) falou sobre os altos índices de criminalidade, citando o recente roubo aos caixas eletrônicos do Moda Center, a tentativa de assalto na BR-104 a uma van com sulanqueiros (que iam a Feira da Sulanca de Caruaru que resultou em uma  pessoa morta) e também as constantes ocorrências de crimes em Santa Cruz.

 

O vereador destacou os crimes contra patrimônio como o roubo a motos e residências, assim como citou arrastões cometidos por bandidos, cobrando soluções e citando que essa repercussão pode ser negativa para o município, tendo implicações na economia local em curto prazo.

“Se a gente não cuidar disso agora, talvez, nos próximos anos, não teremos essa quantidade de pessoas que vem a Santa Cruz do Capibaribe”, frisou.

 

Zé Elias cobra, mais uma vez, a compra de ônibus para transportar pacientes ao Recife

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Zé Elias voltou a cobrar para que a prefeitura adquira um ônibus novo para transportar pacientes ao Recife.

 

O vereador citou uma recente entrevista do prefeito Edson Vieira (PSDB), onde ele garantiu ter a sua disposição uma emenda empenhada de R$ 350 mil para a área da saúde, justificando sua cobrança.

 

“Vou cobrar muito ele para ver se ele compra o ônibus que levam pacientes ao Recife. A partir de Janeiro, vou cobrar a ele em toda reunião e, quem sabe, esse ônibus sai”, frisou.

 

No final, o vereador frisou seu pedido para que mais viaturas policiais cheguem a Santa Cruz do Capibaribe.

 

Deomedes Brito volta a cobrar audiência pública sobre denúncias associadas ao Calçadão

.

Alguns pontos nortearam o discurso do vereador petista.

 

Deomedes Brito (PT) destacou a criminalidade na região, especialmente nos dias de feiras e solicitou para que duas viaturas policiais possam ficar indo e voltando, de Santa Cruz até Caruaru, para tentar inibir a onda de assaltos a vans e ônibus com sulanqueiros que se dirigem a Santa Cruz.

 

Já no principal ponto de seu discurso, Deomedes voltou a defender que o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Bruno Bezerra, preste esclarecimentos sobre as denúncias de favorecimento na distribuição de pontos dentro do Calçadão e direcionou críticas a bancada de Situação.

 

“Quem medo é esse de se passar a limpo esses casos?! Que medo é esse de se discutir, porque essa blindagem toda?!”, frisou.

 

Já no último deles, o vereador cobrou da prefeitura um convênio que destine a compra de água, via caminhões pipa, para distribuição as famílias de baixa renda na cidade.

 

Afrânio Marques volta a defender a diversificação da economia em Santa Cruz

.

Mostrando sua preocupação com a influência da entrada de produtos chineses no Moda Center, o vereador Afrânio Marques (PDT) falou sobre uma reunião realizada em Caruaru com representantes da Universidade de Pernambuco (UPE).

 

Na pauta, a necessidade de realização de um censo econômico que faça um levantamento sobre qual a situação do setor produtivo local, especialmente no tocante ao maquinário que produz as confecções.

 

Afrânio citou que esse estudo proporcionará também a realização de maiores ações no município para qualificação profissional dos confeccionistas como palestras, cursos entre outros e que isso já é uma preocupação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico local.

 

“Vivemos com um só pilar e isso é muito arriscado. Então a gente precisa discutir diversificação e outras coisas aqui para nossa cidade”, concluiu.

 

Fernando Aragão destaca nomeação de Armando como Ministro e solicita ações para o Polo

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Fernando Aragão (PROS) destacou a nomeação do senador Armando Monteiro (PTB) como novo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Dilma Rousseff (PT).

 

Para Fernando, a indicação de Armando pode ser positiva para Santa Cruz do Capibaribe, citando que já é hora de cobrar dele ações de importância para a economia local.

 

“Eu acredito que chegou a hora de Santa Cruz do Capibaribe ver, com o Ministro Armando, que Santa Cruz possa ser beneficiada com ações de propaganda e também saber dele qual o real motivo para que a duplicação da BR-104 não tivesse sido concluída”, frisou.

 

O vereador também destacou a Feira da Agricultura Familiar, que realizada nas manhãs de sábado no parque Florestal.

 

Para Fernando, as Pastorais Católicas levantaram a necessidade de implantação da feira anteriormente, mas que, agora que a iniciativa deu certo, o prefeito Edson Vieira (PSDB) estaria levando os méritos e a Pastoral não teria o seu devido reconhecimento.

 

Dida de Nan reafirma compromisso com Afrânio na escolha dele a presidência da Câmara

.

 No principal ponto de seu discurso, o líder do governo na Câmara falou sobre as eleições para a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

 

Dida, que foi cotado como um dos nomes a presidência da Casa, reafirmou seu apoio a Afrânio Marques a presidência, juntamente com os nomes de Ronaldo Pacas (PSDC) e Zé Minhoca (PSDB).

 

“Acabou o “disse me disse”, o medo de várias pessoas no tocante a presidência desta casa”, referindo-se as várias reuniões que chegaram a um consenso, completando que “Da minha conta, pode dormir sossegado (Afrânio), que o compromisso será cumprido”.

 

Com o depoimento, Dida pôs fim às especulações de que ele estaria insatisfeito pelo fato de seu nome não ter sido colocado par encabeçar a chapa.

 

Carlinhos da Cohab cobra fiscalização da Fazenda contra a entrada ilegal de produtos chineses no Moda Center

.

No seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) mostrou sua preocupação com a entrada de produtos chineses no Moda Center.

 

De acordo com o vereador, se faz necessário que haja uma maior fiscalização, por parte da Secretaria da fazenda, para que produtos chineses, de origem ilegal, não cheguem com tanta proporção ao maior parque de confecções da América Latina.

 

“Minha grande preocupação é com a invasão de produtos importados no Moda Center. Atualmente podemos ver bancos repletos de mercadorias de países como a China, que têm tomado conta do nosso comércio. Em Recife, muitos lojistas não têm suportado a concorrência dos importados e têm fechado suas portas, algo que também poderá acontecer aqui em Santa Cruz”, frisou.

 

Já sobre a segurança, o vereador também cobrou para que a Secretaria do Estado de Pernambuco possa disponibilizar rondas noturnas de helicóptero pelas principais rotas de acesso ao Polo.

 

Klemerson Pipoca nega que pediu que comerciante tirasse faixa de protesto contra prefeito e vereadores pela falta de segurança

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Klemerson “Pipoca” (PMN) falou sobre as afirmações feitas pelo vereador Ernesto Maia (PSL).

 

Ernesto, em uma de suas falas, citou que o vereador de situação teria pedido para que um comerciante de loja de Santa Cruz do Capibaribe, que é seu primo, retirasse uma faixa de protesto contra o prefeito Edson Vieira (PSDB) e os vereadores sobre a falta de segurança e assaltos ao seu estabelecimento.

 

“O vereador Ernesto Maia fala aqui na questão de segurança e eu sempre venho falando, inclusive a Câmara nesses últimos dias, para resolver essa questão porque não é só uma questão dos vereadores de Situação, nem do prefeito Edson, mas a todos nós. Vemos aqui o vereador Ernesto vir querer jogar a população contra a gente, em vez de trazer propostas e ideias”, frisou.

 

O vereador também colocou a crítica para todo o grupo de Oposição, citando que até no programa de rádio semanal deveria ser aberto um espaço para a população discuta ideias e soluções para o problema.

 

“Pedir fiscalização para cá é um absurdo”, afirma Ronaldo Pacas rebatendo discurso de Carlinhos da Cohab

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) focou a entrada de produtos chineses no Moda Center.

 

Em contraponto ao discurso de Carlinhos da Cohab (PSL), Ronaldo Pacas citou que deve-se haver uma maior fiscalização a entrada desses produtos, mas que isso compete mais a esfera federal do que, propriamente, a Secretaria da Fazenda e ao Governo Municipal.

 

“Quando se pede fiscalização pra cá, muita gente vai sofrer e volta a história do “cobrador de impostos”. Pedir fiscalização para cá é um absurdo e, se vir, vai servir para servir de tema político”.

 

O vereador aproveitou para destacar as ações desenvolvidas pela Secretaria de Serviços públicos na Rua Bahia, com instalação do pontilhão e na Rua José Pacas, esta que está em fase final de calçamento.

 

Junior Gomes faz prestação de contas de seu mandato como presidente da Câmara

;

Já em tom de despedida, o vereador Junior Gomes (PSB) fez um balanço de seu mandato a frente da presidência da Câmara de Vereadores.

 

Junior citou que, ao longo dos últimos dois anos, aproximadamente R$ 9 milhões já passaram pelas mãos da Casa e que renderam diversas ações como a ampliação do programa de qualificação Cidatec, ampliação dos gabinetes, implantação do Portal da Transparência e da Sala de Imprensa, além da aquisição de veículos, reajuste no salário de servidores e também parcerias com moradores que resultaram no calçamento de várias ruas.

 

Junior citou que, proporcionalmente, as verbas que sobravam na Câmara ao fim do mês diminuíram em relação a outras gestões devido ao aumento de quase 70% em relação à antiga legislatura (que passou de 10 para 17 vereadores), mas que renderam resultados positivos, que já foram destacados.

“Quero agradecer de forma especial aos colegas de bancada e aos servidores, que contribuíram de forma fundamental para o sucesso de nosso trabalho, sabendo que tem esse restante de mês para conduzir os trabalhos nesta Casa”, pontuou.

 

Vânio Vieira afirma que imagem da Câmara ficou manchada no mandato de Junior Gomes

.

A proximidade da escolha da nova mesa diretora da Câmara foi pauta no discurso do vereador tucano.

 

Para Vânio Vieira (PSDB), Junior Gomes (PSB) tenta passar a imagem de que tudo estaria “as mil maravilhas” quando, segundo ele, aconteceram fatos que mancharam a imagem da Câmara frente a população.

 

“Muitas coisas aconteceram, em reuniões que envergonharam, mancharam a imagem dessa Casa, com manobras e outras coisas que foram feitas aqui dentro como atitudes tomadas pela própria presidência como ter (o discurso dos) vereadores interrompidos, com microfones cortados. Muitos foram tratados nessa tribuna com ironia e (ele, Junior, ficava) rindo dos parlamentares, humilhando, se achando demais por estar na presidência”.

 

Vânio citou que, “para alegria de muitos e infelicidade de alguns”, estava se finalizando a primeira metade de mandatos a presidência da Câmara na atual legislatura e completou que a fiscalização do Poder Executivo teria que ser compromisso do novo presidente, assim como não engavetar CPIs e deixar de apurar as denúncias.

 

“O próximo presidente tem que assumir esses compromissos”, frisou, dirigindo suas palavras a Afrânio Marques (PDT), citando que ele só terá seu voto se assumir tal postura.

 

Zé Minhoca destaca que ambulâncias do Samu em Santa Cruz serão substituídas em breve

;

Em um dos pontos de seu discurso, o vereador Zé Minhoca (PSDB) parabenizou o trabalho prestado pela Guarda Municipal, especialmente pelas ações que foram tomadas nos dias de feira, com aumento da fiscalização do trânsito e outras atribuições.

 

“São poucos, mas que se desdobram para fazer um trabalho eficiente”, pontuou.

 

Em seguida, o vereador falou de seu requerimento para que Santa Cruz do Capibaribe seja incluída na renovação da frota do Samu, requerimento direcionado ao Ministro da Saúde.

 

De acordo com ele, as ambulâncias tem uma vida útil de, no máximo, três anos e já deveriam ter sido trocadas e que, ao conversar com a coordenadora geral do Samu em Pernambuco, obteve uma boa notícia quanto ao assunto.

 

“Falei com a Dra. Elizabeth e a mesma me deixou muito feliz, dizendo que em breve, muito brevemente, as ambulâncias estariam aqui para fazer a troca daquelas que foram utilizadas nos últimos três anos”, frisou.

 

Luciano Bezerra destaca Projeto que viabiliza parcerias para construção, manutenção e reforma de praças

.

No seu discurso, o vereador Luciano Bezerra destacou um projeto de lei de sua autoria, que trata da viabilização de parcerias com empresas e pessoas físicas para construção, manutenção e reformas de praças no município, além do plantio de árvores.

 

Luciano citou que o município está em dívida de acordo com estudos da Organização das Nações Unidas, que recomenda que haja 04 árvores para cada habitante de perímetro urbano e também com áreas de lazer já que, segundo ele, muitas áreas públicas foram doadas de forma irregular em outras gestões.

 

Luciano citou que o município possui 45 praças, maioria delas no chamado “eixo sul” (da PE-160 até o Centro) e mostrou que o atual governo está se empenhando na recuperação de praças existentes, mas os recursos disponíveis ainda não são suficientes, havendo necessidade dessas parcerias.

“Esse projeto de lei trata desse tipo de trabalho para que a sociedade possa participar para revertermos esse débito que temos com o meio ambiente”, frisou, completando que a revitalização do Açude da Manhosa também poderia entrar nesse sistema.

 

O projeto deverá ser apresentado na próxima quinta-feira (10), data da última reunião ordinária do ano.

 

Zezin destaca sucesso da Feira da Agricultura Familiar e Título de Cidadão a Benedito do Sorvete

.

No seu discurso, o vereador Zezin Buxin falou sobre o título de Cidadão que foi entregue a Benedito do Sorvete, na última sexta-feira (28).

 

De acordo com o vereador, o Título entregue foi algo mais do que justo, citando que o sorveteiro deu uma aula de humildade em seu pronunciamento, que evidenciou o amor que o mesmo tem por sua profissão. Zezin também defendeu os vereadores que faltaram a solenidade, citando que isso não seria motivo para críticas.

 

Em seguida, o vereador fez a defesa ao prefeito em relação à Feira da Agricultura familiar, citando que ele também merecia os méritos pela instalação da feira aos sábados no Parque Florestal.

 

Zezin citou que a feira está dando certo, citando que essa ideia vem de um conjunto de regras que são fiscalizadas pelas associações e pela Prefeitura.

 

“Sábado passado foi a quarta feira e eu vi que essa é a única feira do Brasil em que não existe concorrência entre vendedores, mas sim de compradores. Essa feira vai longe e quanto a atribuir que esse sucesso é do prefeito, está correto, assim como de uma equipe conjunta de criadores”, frisou.

 

Narah Leandro destaca Congresso da UVP e elogia mandato de Junior Gomes a frente da Câmara

.

Última a discursar, a vereadora Narah Leandro (PSB) destacou dois pontos em seu discurso.

 

No primeiro deles, a vereadora destacou a sua participação no congresso da UVP no último final de semana (na cidade de Surubim), que contou com as presenças de João Campos (PSB, filho de Eduardo Campos) e também do governador eleito Paulo Câmara.

 

Já sobre Junior Gomes, a vereadora enfatizou que o mandato de Junior Gomes teria “sido brilhante” e desejou que a nova mesa diretora possa ter o mesmo desempenho.

 

No fim de seu discurso, a vereadora falou sobre as ações que foram desempenhadas no projeto Transformar, que fora aplicado na área da antiga Cracolândia e que reduziu a marginalidade na área do entorno do Mercado de Farinha, no Bairro São Cristóvão.

Um Comentário

  1. manoel disse:

    decepcionado com a fala de nara,a pessoa passar pra elogiar o mandato do palhaço junior gomes como presidente,são todos farinha do mesmo saco,pq ta no mesmo partido,o camarada pode fazer o que for,mas ta certo,absurdo as palavras dessa menina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores