14
novembro

Resumo da Câmara


Paralisação das obras de duplicação da PE-160 domina pauta de mais uma noite de discursos

Foto: Thonny Hill (arquivo).

Em uma das reuniões com maiores discussões sobre assuntos que regem o município, o tema da paralisação da duplicação da PE-160 dominou a pauta, onde vários debates foram realizados.

 

Outros temas importantes também foram abordados como a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu no último fim de semana e foi um sucesso de vendas para os pequenos agricultores, assim como a falta de água no município, que implica diretamente na implantação de um distrito industrial.

 

Outros temas se destacaram entre os discursos. Um deles foi o do vereador Helinho Aragão, que abordou a problemática do abandono das estradas em todo o estado. Outro foi o de Fernando Aragão, que reafirmou sua candidatura a 2016 frente as especulações.

 

Já o terceiro foi o do vereador Luciano Bezerra, que abordou a necessidade de um novo estudo para mapear a influência da entrada de produtos chineses no Polo de Confecções, algo que afeta diretamente a economia local, assim como a maior discussão em torno do projeto da criação de uma zona franca.

 

Confira o resumo on-line mais completo, vereador a vereador:

 

Junior Gomes destaca conclusão do Inquérito Administrativo pela Prefeitura contra Socorro Maia

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador socialista destacou a conclusão do inquérito administrativo promovido contra a professora Socorro Maia.

 

Denunciada pela então vereadora Jessyca Cavalcanti (atual secretária de Articulação Política) por, supostamente, não fazer parte do quadro efetivo de servidores municipais, a professora foi afastada de suas funções e está sendo obrigada a devolver mais de R$ 659 mil aos cofres públicos.

 

“A partir dessas investigações, foi se descobrindo sobre essa tal efetivação de Socorro Maia. Quero parabenizar a todos os que trabalharam até chegar a essa decisão. Deixo meu registro para que Socorro Maia, mesmo sabendo que ainda cabe recurso, terá que devolver esse dinheiro para que a cidade faça o melhor uso dele possível”, disse.

 

Pipoca destaca feira da Agricultura Familiar e visita ao Projeto Transformar

.

Nos principais pontos de seu discurso, o vereador Klemerson “Pipoca” Ferreira (PMN) destacou o sucesso da feira da Agricultura Familiar, realizada no último fim de semana e sua visita a área compreendida pelo Projeto Transformar.

 

No primeiro deles, Pipoca enfatizou o sucesso da feira, citando que ela acabou logo cedo em virtude da venda dos produtos por parte dos agricultores.

 

Em seguida, o vereador falou de sua visita a antiga cracolândia (próximo ao Mercado de Farinha), que recebeu ações sociais do Projeto Transformar.

 

O vereador lembrou que o programa foi implantado há um ano naquela localidade e citou também os trabalhos desempenhados pelo Conselho Antidrogas, em conjunto com o projeto.

 

“Fico muito feliz por estar fazendo parte disso e quero continuar. Quero contar com toda a população de Santa Cruz do Capibaribe para que possamos avançar ainda mais nessas questões”, concluiu.

 

Zé Elias destaca paralisação das obras de duplicação da PE-160

.

No ponto mais importante de suas falas, o vereador falou sobre a paralisação das obras de duplicação da PE-160, cobrando a volta dos trabalhos.

 

“Espero que, até janeiro, essas obras voltem a ser realizadas”, pontuou.

 

Zé Elias (PTB) aproveitou para falar sobre a aprovação recente de quatro requerimentos, dois deles que solicitam a construção de passagens molhadas em Poço Fundo e mais dois que solicitam, respectivamente, a implantação de banheiros na Feirinha do Paraguai (Centro) e a reforma do Monumento Bíblico, que fica no giradouro as margens da Avenida 29 de Dezembro com a PE-160.

 

“Se não foi feito agora, quero que, a partir de janeiro, seja feita essa reforma”, frisou.

 

Ronaldo Pacas convoca população para atividades do “Dia do Azul”,  comemorativo ao combate prevenção a diabetes

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) deu seu recado para que a população se faça presente na segunda edição do “Dia do Azul”.

 

De acordo com o vereador, durante esta sexta-feira (14) serão oferecidas, na Câmara de Vereadores, diversas atividades para a população no combate e prevenção do diabetes.

 

Entre as atividades estão palestras com profissionais de vários segmentos da saúde, testes de glicemia, emissão de Cartão do SUS e outras atividades como a distribuição de preservativos e um café da manhã.

 

“No ano passado, atendemos a 170 pessoas e a meta é dobrar a quantidade de pessoas atendidas”, frisou.

 

As atividades do Dia do Azul começam a partir das 8h.

 

Zé Minhoca solicita criação da semana do exame de próstata em Santa Cruz do Capibaribe

,

No principal ponto de seu discurso, o vereador tucano falou sobre os riscos e perigos de quem não realiza o exame de próstata.

 

Zé Minhoca citou que, por ignorância e preconceito, já perdeu familiares porque se recusaram a fazer o exame de toque retal ou fizeram de maneira tardia.

 

O vereador trouxe dados alarmantes da doença no país, citando que mais de 69 mil casos da doença serão diagnosticados até o fim de ano, com 12 mil mortes e cobrou que seja criada, no município, uma semana que incentive a realização do exame da próstata após o “Dia do Azul”.

“Que o prefeito Edson Vieira se sensibilize para que criemos um projeto que seja com uma semana de realização de exames para diagnosticar, de maneira precoce, esse mal que tanto nos atinge”, frisou.

 

Helinho Aragão destaca má conservação de estradas em Pernambuco

.

Principal tema do discurso do petebista, Helinho fez um panorama da má conservação de estradas, tanto federais como estaduais.

 

O vereador começou citando a BR-232, que liga Recife a Caruaru, citando que ela está cheia de buracos e com graves problemas de sinalização.

 

Em seguida, Helinho destacou a BR-104, citando o trecho da obra que não foi concluído de Toritama até o trevo de Pão de Açúcar, este último também alvo de críticas.

 

Por fim, o vereador destacou a paralisação das obras de duplicação da PE-160 e não poupou críticas contra o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e suas recentes declarações.

 

“Ele falou que é a transição de governo, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal… O que faltou nessa obra foi recurso. Deus queira que ela recomece em janeiro como estão dizendo aí até porque, do jeito que tá, não pode ficar”, frisou.

 

Fernando Aragão reafirma candidatura em 2016 e se diz contra pedido de suplementação para pagamento da folha da prefeitura

,

No primeiro ponto, o parlamentar criticou, segundo ele, a falta do fornecimento de informações solicitadas pela Oposição ao governo, frente as denúncias que já foram apresentadas até agora.

 

“Como podemos provar se os documentos que nós pedimos, não vêm”, frisou.

 

Em seguida, Fernando falou sobre as denuncias que foram feitas contra Socorro Maia, que foi exonerada do quadro de funcionários da prefeitura municipal, citando que a Justiça ira provar se ela está certa ou não quanto a sua defesa.

 

Fernando revelou que não concorda com mais um pedido de suplementação orçamentária para pagamento de folha dos funcionários públicos, alegando que a prefeitura está inchada e no ponto mais forte de seu discurso, falou sobre as eleições de 2016.

 

“Alguns dizem que quero impor uma candidatura, mas quero dizer que fui apoiado por cinco dos seis vereadores, suplentes e lideranças e não vejo isso como uma imposição”, citou.

 

Fernando completou que a colocação de seu nome partiu devido a lideranças estarem insatisfeitas com o grande clima de indefinição, cenário comum ao grupo taboquinha e que vem se mostrando, segundo muitos, como um fator para os recentes fracassos eleitorais.

 

Luciano Bezerra destaca elaboração de novo estudo no Moda Center para verificar influência dos produtos chineses

,

No seu discurso, o vereador Luciano Bezerra mostrou sua inquietação quanto a influência e os impactos que podem ser exercidos no Polo de Confecções com o aumento da entrada de produtos chineses.

 

Luciano chegou a falar sobre o projeto de Lei do deputado federal José Augusto Maia (PROS), que sugere a criação de uma zona franca no Polo.

 

O vereador mostrou que o tema merece uma discussão mais abrangente do que uma simples criação de uma zona franca e solicitou que as entidades, empresários, prefeito e o próprio deputado se reúnam para debater essas questões.

 

No fim, o vereador citou que, a partir da próxima segunda-feira (17) será iniciado um novo estudo no Moda Center para verificar se a influência do produto chinês, que no estudo anterior era de 1% das mercadorias circulantes, aumentou ou estacionou.

 

Ernesto Maia dispara fortes críticas a Diogo Moraes pela paralisação das obras de duplicação da PE-160

.

O vereador não poupou críticas ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB) quanto a paralisação das obras de duplicação da PE-160.

 

Ernesto afirmou que considerou como vergonhosas as afirmações do deputado que, em recentes entrevistas, declarou que as obras foram pardas em virtude do cumprimento da Lei de Responsabilidade fiscal por parte de João Lyra Neto, para passar o estado para o comando de Paulo Câmara (PSB).

 

Ernesto foi mais além e fez um desafio a bancada de Situação perante as afirmações de Diogo, classificando-as como eleitoreiras.

 

“Desafio a qualquer um da Situação a assinar embaixo daquilo que Diogo disse sobre as obras voltarem em janeiro”, e completou:

 

“Elas pararam porque Pernambuco está com um rombo de R$ 8 bilhões e isso faz com que Paulo Câmara já entre em dificuldades, mas ele não vai poder reclamar porque era ele que tomava de conta das finanças do estado durante o governo de Eduardo Campos”, frisou.

 

O vereador também fez duras críticas a Situação quanto a insegurança no município devido aos assaltos, citando que cabia a eles e ao prefeito a busca de soluções.

 

Vânio Vieira afirma que Diogo Moraes deveria pedir desculpas a população pela paralisação das obras da PE-160

.

O vereador tucano partiu para o ataque, tendo como alvo o deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

 

Vânio Vieira (PSDB) começou falando sobre uma suposta gravação em que Diogo teria afirmado que as obras da PE-160 só deveriam começar o mais próximo possível das eleições de forma que, segundo ele, Diogo “estourasse de votos”.

 

Em seguida, o vereador citou que já sabia que a paralisação aconteceria, que agora a PE-160 oferece ainda mais riscos de acidentes a população e voltou a atacar Diogo Moraes.

 

“Eu acho que ele deveria fazer uma campanha pedindo desculpas por não ter falado a verdade para a população”, completando que as obras deveriam ter um começo, meio e um fim, mas não uma paralisação.

 

Zezin Buxin rebate Ernesto Maia sobre de quem é a culpa pela falta de segurança pública em Santa Cruz do Capibaribe

.

Ao usar da tribuna, o líder da bancada de Oposição rebateu as afirmações de Ernesto sobre de quem era a culpa pelo problema da falta de segurança pública em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Durante seu discurso, Ernesto Maia trouxe a tribuna os dizeres de uma faixa colocada por um comerciante de jeans em Santa Cruz do Capibaribe, que dizia que já havia sido assaltado três vezes, que todos os vereadores deveram ter vergonha na cara e que o município vivenciava um clima de impunidade, também na política.

 

“O vereador transferiu para nós, da Situação, tirando a Oposição. É complicado falar isso (…). Falta pouco para ele dizer que pedimos aos “camaradas” para irem assaltar o comerciante”, frisou.

 

Zezin também colocou que a culpa da insegurança não é só da classe política, mas de uma falta de conjunto de ações e fez uma crítica a Ernesto, citando as últimas alegações do deputado federal José Augusto Maia.

 

“Zé disse que a Oposição não tinha futuro, estava em anarquia e gozação. Isso é verdade, mas não podemos esquecer que são os alunos dele”, frisou.

 

Dida de Nan acusa Vânio Viera de distorcer seu discurso para semear inimizade entre ele e Dimas Dantas

.

No uso da tribuna, o líder do governo pautou seu discurso contra o vereador Vânio Vieira (PSDB).

 

Dida se referiu a um discurso realizado na reunião anterior, que se seguiu após a repercussão da polêmica briga entre Ernesto Maia e o próprio José Augusto Maia no programa da Polo FM que, na ocasião, o vice-prefeito também estava presente.

 

O vereador disse que Vânio distorceu uma de suas falas que, segundo ele, disse que uma ouvinte do programa lhe teria dito que não sabia quem era o mais mentiroso, se Dimas ou José Augusto Maia, mas que não chamou Dimas de mentiroso em momento algum.

 

“Se ele está pensando que vai fazer uma inimizade entre mim e o vice-prefeito, ele está muito enganado”, frisou.

 

Dida também aproveitou para falar da paralisação das obras da PE-160. Para Dida, a Oposição estaria usando da paralisação para ganhar força para tentar retomar o poder nas eleições de 2016 e frisou o suposto rombo de mais de R$ 50 milhões alegados por Edson Vieira, deixado pelas gestões passadas para o início de seu governo, em 2013.

 

Afrânio elogia Feira da Agricultura Familiar e destaca problemática da falta de água em Santa Cruz do Capibaribe

.

No primeiro ponto de seu discurso, Afrânio Marques elogiou a iniciativa da realização da primeira Feira da Agricultura Familiar, evento que aconteceu no último fim de semana, no Parque Florestal.

 

O vereador destacou o sucesso comercial do evento, enfatizando que a iniciativa é viável e tende a crescer no município para ajudar no aumento de renda entre os pequenos agricultores.

 

Em seguida, o vereador pontuou a falta de água no município e suas implicações que interferem na implantação de um distrito industrial para nossa economia e solicitou que essa discussão de alternativas e novas soluções para o setor confeccionista sejam debatidas entre a prefeitura, entidades de classe e empresariado.

 

“O incentivo ao comércio tem que ser feito todos os dias e não só durante o período que antecede o Natal”, frisou.

 

Deomedes cobra mais empenho da prefeitura para implantação de área de lazer no Açude da Manhosa

.

Último a discursar, o vereador petista aproveitou para cobrar da prefeitura mais empenho para a construção de uma área de lazer no Açude.

 

O vereador também pontuou a necessidade de políticas que façam com que os dejetos de esgoto, de loteamentos próximos, não mais lá sejam jogados e reafirmou que irá se empenhar nessa causa.

 

“Vou me dedicar para que seja criada essa área de lazer naquela localidade”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores