23
maio

Resumo da Câmara


Vânio Vieira fala forte e faz desafio a ex-colegas de bancada

 

.

Visivelmente chateado, Vânio (PSDB) mostrou sua insatisfação em ser considerado como fora da bancada de Situação e trouxe uma polêmica debatida no programa Opinião, da Rádio Comunidade FM.

 

Em entrevista concedida aos debatedores Hildo Teixeira e Cezar Mello, ambos falaram sobre uma reunião ocorrida na Prefeitura entre o prefeito e vereadores, reunião esta que antecedeu a manobra política para que a CPI dos Eventos Públicos não fosse instaurada.

 

Os debatedores afirmaram que o vereador, não concordando com a posição que o grupo tomaria, teria desrespeitado um dos secretários de governo, inclusive com palavras de “baixo calão” e que foram três vereadores da bancada que teriam passado essa informação aos debatedores.

 

“Ele (Hildo) disse que foram três vereadores que passaram essa informação. Com exceção de Narah (Leandro), todos estavam presentes. (…) Eu dou um aparte para os três, mas se um deles vir aqui responder, eu vou desmoralizar ele aqui na tribuna”, frisou.

 

Deomedes Brito faz críticas à proposta de retroativo para os professores e projeto de Previdência Própria Municipal

 

Dois pontos de crítica do vereador petista foi o tempo para ser pago, pela prefeitura, do retroativo do salário dos professores e o projeto da Previdência Própria Municipal.

 

O retroativo do reajuste salarial da categoria, levemente superior a 8%, foi acordado com o sindicato da categoria, incluindo o tempo para pagamento desse retroativo, alvo de críticas de Deomedes (PT).

 

Já quanto ao regime de Previdência Própria, Deomedes mostrou sua desaprovação quanto a proposta, citando que na imensa maioria dos municípios em que ela foi implantada, os funcionários públicos tiveram graves prejuízos em suas contribuições para aposentadoria, defendendo o atual regime vigente, mais seguro segundo ele.

 

Junior Gomes bate o martelo: “O nosso grupo político tem só um candidato, que é o deputado Diogo Moraes”

 

 

O vereador e presidente da Câmara bateu forte no projeto político de Dimas (PP) e Da Fonte (PP), apoiado por Vânio Vieira (PSDB).

 

Junior Gomes (PSB) citou que todos tem a legitimidade de votarem em que bem entenderem, mas foi enfático ao falar que o novo projeto político não pertence ao seu grupo e sim a uma “terceira, quarta ou quinta via”.

 

“Quero deixar isso bem claro: o nosso grupo político tem só um candidato, que é o deputado Diogo Moraes”.

 

Por fim, Junior falou das recentes inaugurações do governo, entre elas a UBS de Poço Fundo e a entrega das reformas do Hospital Municipal.

 

 

 

Afrânio Marques destaca evolução do projeto de Previdência Própria

 

O pedetista falou sobre o projeto de Previdência Própria Municipal, que foi levado em pauta para primeira votação pelos vereadores.

 

Afrânio Marques (PDT) destacou a evolução do projeto e rebateu as críticas feitas por parte da Oposição, que defende o modelo tradicional de contribuição ao Governo Federal.

 

Afrânio citou que, em relação a proposta original encaminhada pela Prefeitura Municipal, foi corrigida em vários pontos e distorções nas compensações salariais, deixando o projeto viável, segundo ele.

 

“Conseguimos negociar junto com o prefeito e foi criado um piso, que compensará uma diferença que existia inicialmente, para que assim, nenhum servidor sofra nenhuma perca”.

 

Ernesto Maia afirma que grupo de Edson Vieira sondou liderança taboquinha na Palestina para desmoralizar Vânio Vieira em 2016

 

.

O líder da bancada de Oposição trouxe um assunto, segundo ele, de interesse direto para Vânio Vieira.

 

De acordo com Ernesto Maia (PSL), Pedro Ramos e Teotônio Sobrinho, que integram a Secretaria de Serviços Públicos, teriam realizado várias ligações para o suplente de vereador Capilé, que reside também na Palestina.

 

Capilé, conhecido por assumir sua posição política como Taboquinha, teria recebido esse convite como forma de desmoralizar Vânio em seu bairro, como forma a tirar votos tanto para o projeto de pré-candidatura de Dimas Dantas (PP) como para as eleições municipais de 2016.

 

“Cuidado, você está sendo enxotado. Eles estão procurando Capilé não é para lhe ajudar”, frisou.

 

Ernesto ainda fez a defesa política de Vânio, citando que, em nenhum momento, ele teria demonstrado que mudaria de ala política.

 

Zé Minhoca destaca incorporação de novos agentes de trânsito em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

 

O vereador tucano fez menção a contratação de mais 26 agentes de transito e orientadores por parte da Prefeitura Municipal.

 

Segundo Zé Minhoca (PSDB), a ação vem para promover a melhoria da qualidade do trânsito e que todos receberam capacitação na Capital Pernambucana para realizar tal trabalho.

 

Os agentes de trânsito já estão atuando no município desde a semana anterior, onde realizaram blitz educativas e outros trabalhos coordenados.

 

.

.

“A campanha do nobre vereador Ernesto perde cada dia mais aliados”, afirma Ronaldo Pacas

 

A principal crítica do vereador do PSDC foi ao projeto de pré-candidatura a deputado estadual do vereador Ernesto Maia (PSL). Para Ronaldo Pacas (PSDC), o projeto de Ernesto não decola e que só vem perdendo aliados políticos dia após dia.

.

Na mesma fala, Ronaldo também aproveitou para criticar a defesa feita pelo mesmo ao vereador Vânio Viera (PSDB).

 

“A exemplo do que eu vi hoje nos blogs, o vice-prefeito de Brejo declarou apoio a outro e não esta com Ernesto. E digo ao vereador Vânio Vieira não entre na onda de Ernesto, pois o barco é furado”.

 

Por fim, o vereador aproveitou para elogiar a negociação salarial entre a Prefeitura e professores e falou sobre as reinaugurações de PSF’s que estão por vir, nos bairros da Cohab e Santo Agostinho.

.

.

Galego de Mourinha cobra reformas do cemitério na Vila do Pará e faz críticas ao lançamento do São João da Moda no Recife

 

O petebista iniciou cobrando reformas estruturais no cemitério da Vila do Pará. De acordo com ele, a última grande reforma foi realizada durante do governo do ex-prefeito Aragãozinho (PTB) e que, atualmente não há praticamente espaço para novos sepultamentos.

 

Em seguida, Galego de Mourinha (PTB) fez críticas ao lançamento do São João da Moda em uma famosa churrascaria na Capital Pernambucana e fez um requerimento verbal cobrando quanto foi gasto, segundo ele, com dinheiro público.

 

“Ele (Edson Vieira) sempre nasceu em berço de ouro, gosta de gastar, mas nós temos que ter controle com gastos do dinheiro público”, frisou.

 

Por fim, Galego solicitou informações sobre quanto está sendo gasto com aluguéis de veículos que compõem a frota da Guarda Municipal.

 

Zezin Buxin destaca morte do cantor Robério Souza e elogia projeto de Previdência Própria Municipal

 

 

 

No seu discurso, dois pontos foram destacados. No primeiro, Zezin Buxin (PSDB) destacou a morte do cantor Robério Souza, falecido em decorrer de um acidente na BR-104, em frente ao posto fiscal.

 

De acordo com o vereador, a morte do artista foi uma grande perda cultural e pessoal para o município.  Em seguida, Zezin falou sobre o projeto de Previdência Própria Municipal, elogiando a iniciativa e que rebateu as críticas da bancada adversária.

 

“Quando esse projeto não dava certo, é porque aquelas cidades não tinham gestão”, frisou.

 

 

,

 

Jéssyca Cavalcanti denuncia que pessoas ligadas a Oposição criaram perfil falso em rede social para denegrir sua imagem

.

Inicialmente, a vereadora do PTC falou sobre projetos de sua autoria em benefício da categoria dos professores.

 

Entre esses projetos estão à normatização dos professores readaptados, contratação de monitores nas escolas para alunos especiais e requerimento que solicita a implantação de microfones e caixas acústicas para ministração de aulas.

 

No campo das criticas, a vereadora citou que pessoas ligadas ao grupo de Oposição estariam querendo denegrir sua imagem na rede social Facebook, onde foram expostas algumas imagens relacionadas a escola Dr. Adilson Bezerra de Souza, na qual ela é gestora.

 

Jessyca citou que levou o caso até a delegacia, onde prestou uma queixa-crime sobre o ocorrido.

 

Klemerson “Pipoca” e Narah Leandro rebatem críticas da Oposição e destacam avanços conquistados pelo atual governo

 

O vereador do PMN fez uso da tribuna para rebater críticas feitas por vereadores de Oposição quanto a reformas de PSF’s e do Hospital Municipal.

 

Especialmente para Ernesto Maia (PSL), Deomedes Brito (PT) e Carlinhos da Cohab (PSL), as reformas são vistas apenas como “maquiagem” e não como obras reais do atual governo.

 

O vereador citou que, na atual gestão, todos os PSF’s estão em pleno funcionamento, com médicos e outros profissionais. Pipoca destacou outros avanços na área como o Ambulatório Médico Especializado (AME) e as reinaugurações marcadas para os próximos dias dos PSF’s da Cohab e do Santo Agostinho.

.

Pipoca também frisou ações futura que serão desempenhadas, segundo ele, pela atual gestão como a criação de mais dois Ambulatórios Médicos Especializados, um para as crianças e outro para as mulheres.

 

“Quando não se tenta desviar (recursos) para outros fins, vemos quanto as coisas avançam”, destacou.

 

Já a vereadora Narah Leandro (PSB) fez um discurso praticamente semelhante a Pipoca, mas destacou outras áreas além da saúde.

 

“Edson tem trabalhado para fazer uma cidade, de fato, melhor para todos. Ele tem tido o compromisso de não apenas esperar, mas fazer dias melhores para áreas como, planejamento e gestão, saúde, direitos das crianças e tantas outras”, pontuou.

.

Dida de Nan destaca reinauguração de parte do Hospital Municipal

 

O líder do governo usou da tribuna para destacar as reformas realizadas no Hospital Municipal.

 

Para Dida de Nan (PSDB), as reformas mostram o quanto à gestão tem avançado na saúde e fez críticas ao posicionamento de vereadores de Oposição de que o governo estaria apenas “maquiando” os espaços e não realizado obras verdadeiras.

 

“Algumas pessoas dizem que ao se inaugurar uma reforma, a gestão está inaugurando apenas uma pintura de prédio, mas não é assim que acontece. O posto de saúde de Poço Fundo cresceu quase três vezes, com a ampliação dos espaços e a aquisição de novos equipamentos. Outro exemplo de reforma bem sucedida é a do Hospital Municipal, que hoje tem outros ares, um ambiente limpo e preparado para atender ao nosso povo”, frisou.

 

 

“O prefeito não fez nada de novo, mas reforma tudo e vocês o colocam no céu”, desabafa Fernando Aragão

.

Crítico ferrenho do atual modelo de inaugurações, Fernando Aragão (PROS) voltou a destilar novas críticas para o atual governo.

 

Para o vereador, a atual gestão não está realizando obras de grande impacto e apenas reinaugurando espaços, reformando outros e entregando obras que, segundo ele, foram herdadas pelo seu antecessor: Toinho do Pará (PSL).

 

“O prefeito não fez nada de novo, mas reforma tudo e vocês o colocam no céu”, desabafa para a bancada de Situação, criticando as reformas feitas no Hospital Municipal e enumerando obras que estão paradas ou lentas no município como os canteiros centrais da PE-160.

 

Helinho afirma que Santa Cruz do Capibaribe está abandonada pela atual gestão

 

Encerrando a noite de discursos, o vereador petebista afirmou que o grupo político liderado pelo prefeito Edson Viera (PSDB) estaria deixando o município em situação de abandono.

 

Para validar suas falas, Helinho Aragão (PTB) citou obras inacabadas do canteiro central da PE-160, paralização das obras da Praça do PEC (Agora com tapumes), falta de médicos, segundo ele, em PSF’s (contradizendo o que afirmou Klemerson “Pipoca”), além de buracos nas ruas e muriçocas nas residências.

 

“Abandonada ela está hoje, quando esse grupo de Situação esteve no comando e vice-versa”, destacou.

 

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores