20
março

Resumão da Câmara


Na noite desta terça-feira (19), os vereadores realizaram mais uma série de discursos na casa Dr. José Vieira de Araújo.

 

O destaque foi a votação, aprovada por unanimidade, do Projeto de Lei que promove a Reforma Administrativa pela atual gestão, validando as novas secretarias e diretorias, que poderão ser implantadas em até 40 dias, segundo Luciano Bezerra.

 

As denúncias apresentadas pela bancada de oposição também se fizeram presentes no tema saúde, sobre manipulação de dados relativos às visitas aos domicílios feitas pelos agentes de endemias.

 

Outro ponto relevante abordado foi a reunião que será realizada na Compesa, em Recife. Lá, os vereadores discutirão medidas para minimizar os efeitos da seca no município.

 

Confira isso e muito mais nos discursos da noite:

Zé Minhoca (PSDB) faz discurso de homenagens póstumas

 

 

O vereador tucano enfatizou suas palavras em homenagem à senhora Maria Aparecida Ramos.

 

Ela faleceu no último domingo (17) em consequência de um câncer.

 

O vereador citou as suas contribuições para os mais carentes, especialmente quando ela esteve à frente dos trabalhos na Fundação Padre Zuzinha.

 

“Sua história é imensa, que a tornou inesquecível”, citou o vereador.

 

.

 

Klemerson “Pipoca” (PMN) fala sobre ações do Conselho Antidrogas e de políticas públicas para jovens

 

Ao usar a tribuna, o jovem vereador fez seu discurso falando sobre as ações desempenhadas nos últimos dois dias.

 

Klemerson destacou as palestras realizadas na Casa da Criança para cerca de 600 jovens. Ele também citou uma reunião com o Secretário da Infância e da Juventude Pedro Eurico, em Recife.

 

Naquela ocasião, o vereador cobrou políticas públicas para os jovens, a exemplo da implantação da Casa da Juventude.

 

Para finalizar, o vereador pediu união de seus colegas na busca de pautas voltadas para essa classe.

 

 

 

Zezin Buxin (PSDB) fala sobre ações desempenhadas pelo Conselho Antidrogas

 

 

O líder da bancada de situação falou sobre as ações desempenhadas pelo Conselho Antidrogas no município.

 

Segundo ele, mesmo que elas não tenham o resultado esperado, não devem ser deixadas de lado.

 

“Talvez esses movimentos não façam o efeito desejado, mas temos que ir em frente e não cruzar os braços” destacou o vereador.

 

No final, Zezim fez homenagens ao trabalho desempenhado pelos Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

 

 

.

Deomedes Brito (PT) cobra ações duras em defesa da economia

 

O vereador petista falou sobre a reunião ocorrida com a classe universitária, realizada no último dia 17.

 

Deomedes manteve a sua posição em que a classe estudantil deve pressionar também os deputados para que possam ser conseguidas verbas para a compra de novos  ônibus.

 

O petista também cobrou do prefeito para que sejam colocadas pessoas para cuidar e vigiar a Academia das Cidades, citando as constantes depredações que o local vem sofrendo.

 

Ao final, o vereador cobrou do poder público para que duras medidas sejam tomadas em defesa da economia de Santa Cruz e contra as ações que iriam ser desempenhadas pela Secretaria da Fazenda.

 

Vânio Vieira (PSDB) acusa Deomedes de “pegar carona” em obras de calçamento em bairros da periferia

 

O vereador tucano usou a tribuna para falar sobre a reunião com a presidência da Compesa no Recife.

 

A pauta será a busca pela reversão das águas de Jucazinho para solucionar o problema da Seca no município.

 

Vânio também fez duras críticas ao vereador Deomedes Brito, afirmando que o mesmo teria usado de requerimento para obter benefícios eleitoreiros em obras de calçamento que serão realizadas em bairros como Santo Agostinho.

 

Deomedes rebateu o vereador tucano, afirmando que as obras já teriam sido iniciadas na gestão de Toinho do Pará (PTB) com cinco ruas, faltando outras 17. Nesse momento, Vânio disparou:

 

“Você mandou requerimento para pegar carona nas obras de Eduardo da Fonte”, citando que tanto ele como Toinho não tiveram competência para destravar as obras.

 

Luciano Bezerra (PR) convoca políticos e sociedade para debaterem ações em defesa da economia

 

Com a proximidade de deixar o posto de vereador para assumir uma das secretarias do atual governo, Luciano destacou a reunião ocorrida, a pedido do Ministério Público, com auditores da Secretaria da Fazenda, na última quinta-feira (14), na Câmara.

 

O vereador citou que esse tema deve ser amplamente discutido entre os vários setores da sociedade.

 

Ele enfatizou também as várias dificuldades enfrentadas pelos pequenos comerciantes na busca pela formalização por meio do Micro Empreendedor Individual (MEI) e o Simples Nacional.

 

O vereador citou também que devem ser debatidos os novos conceitos sobre o trabalho escravo, citando matérias veiculadas na TV Asa Branca que mostravam possiveis punições de acordo com a nova lei devido à falta da carteira assinada ou de melhor estrutura de trabalho nos fabricos em geral.

 

Junior Gomes (PSB) fala sobre ações que adiaram o início da fiscalização no Moda Center

 

 O vereador socialista falou sobre as recentes medidas que conterão, por tempo indeterminado, a operação de fiscalização pela Secretaria da Fazenda no município.

 

Essa ação foi conseguida por meio de muita negociação política, citando o exemplo do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

 

Junior também fez duras críticas ao vereador petista Deomedes, afirmando que ele se dizia solidário perante essas questões, mas que pouco fez para impedir essa operação de fiscalização.

 

O vereador também citou que a formalização é “algo sem volta”, mas que ela deve ser realizada de forma que não penalize a população. Sobre essa problemática, ele elogiou o trabalho de seu colega de oposição, Fernando Aragão.

 

“O senhor tem dado uma grande contribuição nesse momento”, enfatizou.

 

Ronaldo Pacas (PSDC) denuncia mais um problema herdado pela gestão Vieira

 

Ao discursar na tribuna, o vereador mostrou dados apresentados pela visita de duas técnicas de saúde.

 

Foi apresentado por ele mais um problema no setor, vindo da gestão anterior e herdado pelo atual governo.

 

Segundo Ronaldo, Toinho do Pará (PTB) teria realizado um convênio (Nº 072/2011) no valor de R$ 29 mil para pagamento de salários dos agentes de endemias, sendo que não há provas documentais de que esse dinheiro foi gasto para esse fim.

 

Segundo o vereador, a prefeitura terá que devolver ao Governo do Estado uma quantia de mais de R$37 mil em um prazo de até 15 dias.

 

.

 

Helinho Aragão (PTB) faz duras críticas a políticos de Caruaru em relação à falta de água em Santa Cruz do Capibaribe

 

Um dos defensores da busca de soluções no combate à seca, o vereador petebista bateu forte nos políticos da cidade de Caruaru.

 

Segundo ele, o volume de água destinado para ser liberado pela Compesa ao município de Santa Cruz é mínimo e isso seria culpa de força política da Capital do Agreste.

 

“Políticos de Caruaru querem atrapalhar o desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou o vereador.

 

Na continuidade de seu discurso, o mesmo enfatizou a reunião que será realizada nesta quarta-feira (20) no Recife, com a presidência da Compesa.

 

“Amanhã, vamos mostrar que Santa Cruz tem força política sim senhor!”, desabafou Helinho.

 

.

Nara Leandro (PSB) apresenta balanço das ações do Conselho de Paz

 

Em seus sete minutos, a vereadora socialista apresentou alguns números das ações desempenhadas pelo Conselho de Paz no município.

 

Segundo Narah, 5 mil adolescentes, jovens e adultos foram contemplados com as palestras realizadas em prol da campanha “Sou da Paz, Sou Tolerante”.

 

A vereadora citou também a sua ida a Brasília, pela União dos Vereadores de Pernambuco, para mostrar-se contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 35, que extingue os salários das Câmaras de Vereadores de cidades com até 50 mil habitantes.

 

No final, a vereadora foi também saudada pelos colegas, que deram total apoio a sua candidatura pela UVP Mulher, que acontecerá nesse fim de semana na cidade de Triunfo – PE. A vereadora é a favorita para presidir a ala feminina da UVP em todo o estado.

 

Carlinhos da Cohab (PSL) afirma que secretário de Saúde está mentindo para população

 

Dono de um dos discursos mais fortes da noite, o vereador de situação afirmou que os dados divulgados pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC), vindos do Secretário de Saúde Marlos Ferreira, são mentirosos.

 

Segundo o vereador, o número de mais de 40 mil domicílios visitados entre janeiro e fevereiro de 2013, apresentados pela situação, seriam de apenas 18.016 casas visitadas.

 

No mesmo período em 2012, o número de domicílios visitados pelos agentes demitidos seria 34.474.

 

“Ele está mentindo. Quando vossa excelência diz que foram atendidas 41 mil residências, com os dados que trago aqui, que ele (o secretário) está mentindo, enganando o povo de Santa Cruz”, afirmando que Ronaldo deveria ter cuidado naquilo que divulga.

 

O vereador também rebateu Luciano Bezerra, afirmado que os exames de sorologia, usados para detectar possíveis casos de dengue, estariam sendo realizados de forma irregular no município e voltam para Santa Cruz sem os dados verdadeiros.

 

“Foi constatado casos de dengue em Santa Cruz e o secretário cala a boca e mostra para a população uma situação diferente”, destacou.

 

Ernesto Maia (PTB) continua a denunciar manipulação de dados do controle da Dengue

 

O vereador petebista usou a tribuna para apresentar mais dados que comprovariam, segundo ele, a prática de manipulação de dados referentes às visitas domiciliares da equipe de agentes de endemias.

 

Ernesto apresentou números oriundos do Sistema de Informações de Febre Amarela e Dengue (SISFAD), reafirmando os números apresentados por Carlinhos da Cohab (PSL).

 

“O que a gente vê é que algumas defesas feitas pela situação, na verdade, estão sendo manipuladas e passadas para os vereadores de forma errada, no intuito de tapar o sol com a peneira”, destacou Ernesto, citando que o número de 41 mil visitas só seria possível se todos os domicílios e terrenos baldios tivessem sido visitados pelos agentes.

 

O vereador fez também um requerimento verbal solicitando que seja apresentada a escolaridade de todos os novos agentes contratados a partir de janeiro.

 

Ernesto também fez a denúncia de irregularidades presentes no aterro municipal, citando que pneus recolhidos no município estão sendo jogados de forma irregular e que o local poderia ser fechado pela Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

 

Dida de Nan (PSDB) desafia Ernesto a justificar onde está o dinheiro de convênio

 

O ponto principal do discurso do líder do Governo na Câmara foi o desafio feito a Ernesto Maia (PTB) para que ele prove onde estão os R$ 29 mil do convênio feito para pagar os agentes de endemias, durante o ano de 2011, caso denunciado pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC).

 

Dida também rebateu o discurso de Carlinhos da Cohab sobre o secretário de saúde estar enganando a população, citando que dívidas deixadas por Toinho foram assumidas pela atual gestão.

 

O vereador também desafiou novamente Ernesto a provar as suas denúncias, citando que as “bombas” apresentadas pelo seu grupo político já prejudicam a bancada desde as eleições de 2012.

 

Sobre o Aterro Sanitário, Luciano pediu um aparte afirmou que uma divida herdada pelo atual governo, junto a Vialim é de quase R$ 1 milhão de reais e o que foi encontrado pela atual gestão foi um lixão e não um aterro.

 

Zé Elias (PTB) pede mais faixas de pedestre para as ruas e alerta sobre a eminente falta de água

 

O vereador petebista seguiu com a sua linha de evitar confrontos.

 

Zé Elias aproveitou seus sete minutos para pedir ações simples, porém pontuais para o município, focando a falta de faixas de pedestres.

 

Essa cobrança, segundo o vereador, foi motivada por ele ter sido procurado por alunos e também por pessoas no Hospital Municipal.

 

Ele aproveitou também para solicitar que seja colocado em funcionamento o binário nas proximidades do Bairro São Miguel e ao final, falou sobre a falta de água em até 40 dias no município.

 

.

Afrânio Marques (PDT) afirma que Ernesto quer abafar erros cometidos pela gestão anterior

 

O vereador de situação partiu para o ataque contra seu principal algoz: o vereador Ernesto Maia.

 

Para Afrânio, as denúncias apresentadas pelo líder da oposição seriam uma forma de tentar abafar erros cometidos pela gestão anterior, citando o caso do Escândalo dos teclados e dos kits musicais.

 

Para Afrânio, está havendo uma falta de coerência no discurso do adversário e afirmou que a influência exercida por Ernesto está caindo cada vez mais.

 

“Ele tenta com uma notícia negativa, abafar uma que é mais positiva e que beneficiam a população”, citando como exemplo a abertura da nova Policlínica.

 

Ao final, o vereador situacionista disparou: “Eu estou aqui para reavivar a sua memória”.

 

Galego de Mourinha (PTB) denuncia descaso por parte dos novos agentes de endemias

 

Em seu discurso, o vereador fez uma denúncia de que um dos agentes, conhecido como Emerson, não teria atendido uma senhora de maneira correta durante uma das visitas.

 

“Chegaram a uma casa na Rua Cabo Otávio, inclusive foi o agente Emerson, que chegou e perguntou a uma senhora se tinha cisterna na casa. A senhora disse: “Tem, pode entrar” e ele disse: “Não, eu só quero saber se tem, não precisa eu entrar”. Vejam a forma de como estão trabalhando”, destacou.

 

O vereador também afirmou seu apoio a vereadora Narah para a presidência da UVP Mulher e falou sobre as festividades que irão começar a partir desta quinta-feira (20), na Vila do Pará.

 

Fernando Aragão (PTB) cita ações desempenhadas pelo grupo Desbravadores e cobra implantação de concurso público

 

Mostrando o discurso da coerência, o petebista falou das ações desempenhadas pelo grupo Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia na cidade.

 

Fernando falou da sua participação na reunião com a Compesa em Recife nesta quarta-feira (20) e afirmou não se importar com aquilo que alguns de seus aliados possam pensar em relação a suas idas com vereadores de oposição.

 

Ao final, o parlamentar também fez as suas críticas ao governo.

 

“Eu só acredito que haja mudanças de fato quando o prefeito disser: “A partir de hoje só entra nessa prefeitura quem fizer concurso público”. Se não for assim, ai vai virar piada. Vai fazer uma administração igual ou pior a de Toinho do Pará”, desabafou.

Um Comentário

  1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

    !? Risos… É muita INÉRCIA pra tão pouca legislatura. Patéticos fanfarrões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores