20
outubro

Pela Paz


Santa Cruz do Capibaribe pede PAZ

 

"Com esta Caminhada, vamos iniciar uma cultura de paz em Santa Cruz do Capibaribe", afirmou o coordenador Nacional do MovPaz Clóvis Nunes. Fotos: Thonny Hill.

 

Na tarde e noite deste sábado (19), Santa Cruz do Capibaribe realizou a sua 1ª Grande Caminhada pela Paz.

 

Realizada pelo MovPaz e apoiada pela Prefeitura Municipal, ComPaz, Ascap, CDL, Ascont e Moda Center, a Capital da Moda foi a primeira cidade do interior do estado a receber o evento,  cuja concentração aconteceu na praça que fica nas proximidades da Escola Dinâmica, ao lado da PE-160 que corta o perímetro urbano do município.

 

A proposta do evento é promover uma Cultura de Paz  e, de acordo com policiais militares e organizadores, o público total ultrapassou as quatro mil pessoas que, maioria vestidas de branco, foram animadas ao som de várias atrações artísticas.

 

Na concentração, a animação ficou por conta do grupo Maracatu Capibaribe e da Novo Século Orquestra.

 

 

 

 

 

 

Iniciada a Caminhada, por volta das 17h30, os milhares de participantes seguiram pelos dois sentidos da PE-160, onde uma grande estrutura de apoio foi montada, com a presença do Samu, Guardas Municipais e também da Polícia Militar.

 

 

A cantora baiana Márcia Porto e a Banda da Bahia fizeram a animação do público durante a caminhada, que seguiu pela PE-160 até o Monumento Bíblico, tendo seu encerramento da Praça dos Estudantes.

 

 

Vítimas da violência em Santa Cruz foram relembradas

 

Na chegada do Monumento Bíblico, foi feito um minuto de silêncio em respeito às 37 vítimas que morreram este ano no município, com destaque para os assassinatos de dois jovens.

 

O primeiro deles foi Áttila Souza Gomes (20 anos), que morreu no dia 08 de março após ter sido ferido com dois disparos em um assalto ocorrido nas proximidades da Rua José Francisco de Queiroz, no bairro Nova Santa Cruz.

 

O segundo foi o de Hemerson Rafael Gonçalves Santiago (22 anos), assassinado por um adolescente de 17 anos com um tiro nas costas no dia 20 de junho, na Rua Emídio Cavalcanti (Bairro Dona Dom) após evitar uma briga de casal.

 

Pacifistas ao longo da história também foram relembrados

 

Pregando a mensagem de paz, 15 pessoas foram caracterizadas de pacifistas que tanto combateram a violência.

 

Dentre as caracterizações foram relembrados Chico Mendes, Desmond Tutu, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá, Jesus Cristo entre outros.

 

Confira mais algumas imagens (clique para ampliar):

 

6 Comentários

  1. lucas disse:

    que violencia tao grande so deus

  2. Ana Maria M. Torres disse:

    Parabéns pela a Caminhada da Paz.
    Que Deus esteja com todos

  3. Edisio Vieira disse:

    Excelente iniciativa, parabéns a todos. Realmente estamos precisando de PAZ, nossa cidade e região estão carece disso. Mas só achei um pouco estranho e, não concordo do modo algum o trio elétrico passar em frente à uma unidade hospitalar ( Hospital Municipal Raimundo Francelino aragão) e, não terem a consciência de baixar, pelo menos nos poucos metros em frente ao referido hospital o som em alto volume, em respeito aos que estão ali internados e em observação médica! Acho que paz tem haver com Educação, estou errado?

    1. Gilberto Geraldo disse:

      Caro Edisio, não sei se você estava na Caminhada. Realmente o trio passou em frente ao Hospital ligado, porém nesse momento o lado direito do trio que fica para o lado do hospital foi desligado e o lado esquerdo se baixou o volume. Digo isso pois estava em cima do trio e esta foi uma determinação ja programada do coordenador nacional Clóvis com o controlador do som do trio.

  4. Marcos Antonio disse:

    bonita festa, resultado nenhum, mais a festa foi bonita por demais

    1. Gilberto Geraldo disse:

      O resultado foi acima do esperado, a Caminhada pela Paz de Santa Cruz teve maiores proporções que a de Recife, foi propagada na Globo Nordeste. Hoje foi feita matéria na Escola da COHAB e será exibida nesta terça no ABTV. Ou seja, tivemos uma agenda muito positiva para a nossa cidade. Temos índices de violência na cidade? Temos. Mas a caminhada não foi feita para formação de um exercito para combater a violência, mas sim para ser estabelecida a cultura de paz em nossa cidade. A gentileza em nossas atitudes para a convivência social está entre elas, pois creio que é o que mais está se precisando no momento para todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores