13
novembro

O que rolou no Legislativo de Toritama


Surto de virose, denúncias da Oposição e ‘bombardeio’ ao empresário Elias Tergilene marcam volta dos debates na Câmara

 

Fotos Evandro Bala (arquivo).

Fotos: Arquivo.

 

Nesta quinta feira (12) a Câmara Municipal de Vereadores de Toritama realizou mais uma sessão ordinária.

 

Durante a reunião, os parlamentares abordaram o surto de virose como pauta principal. A doença tem proporcionado uma multiplicação no número de atendimentos médicos no Hospital Municipal de Toritama. Governistas e opositores debateram o tema na maior parte da sessão.

 

Outro ponto citado pelos vereadores foi a confusão envolvendo Guardas Municipais e o empresário Elias Tergilene da rede ‘Uai Shopping’. O empresário discutiu com os guardas após os mesmos fecharem uma rua, que fica ao lado do Shopping durante a feira do último domingo (08). Na ocasião, Elias aparece em um vídeo divulgado nas redes socias, tecendo duras críticas e acusações ao prefeito Odon Ferreira (PSB) e a vereadores sem citar nomes.

 

Estiveram presentes na Casa João Manoel da Silva, dez dos treze Parlamentares do Município, com ausências de Dioclécio Raimundo (PTC), Zé Neto (PSD) e Zé Boim (PSDB). Apenas o Vereador Marcos Serafim (PSB) não fez uso da tribuna.

 

Confira o que disse cada um:

 

Loló destaca surto de virose e enaltece saúde pública do município

 

Loló 03

 

O vereador Loló (PTB) usou a tribuna do plenário para destacar os problemas causados com o repentino surto de virose que se instalou na região. O parlamentar lamentou o sofrimento vivido por dezenas de famílias e, enalteceu o trabalho realizado pelo Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima.

 

Segundo o petebista, mesmo com as dificuldades, a saúde publica na Capital do Jeans encontrasse a frente das demais cidades da região, onde o mesmo destacou o fechamento de alguns hospitais. Ainda segundo ele, o surto não é um problema exclusivo do município, a virose estar afetando milhares de pessoas por toda região.

 

Loló comentou em seu discurso, recentes visitas á zona rural do município e fez uma avaliação positiva do serviço prestado pela UBS do sítio São João.

 

“Ali tinha um postinho de saúde que fazia até vergonha, hoje, graças a essa gestão temos uma UBS bem estruturada e de ótima qualidade” – disse.

 

Arimatéia diz que virose é problema nacional e critica repetitividade em discursos da Oposição

 

Arimateia 01

 

Durante seu pronunciamento, o vereador Arimatéia de Carvalho (PSD) disse enxergar o surto de virose como um problema nacional. O parlamentar contou que esteve recentemente na Capital Paulista e por lá encontrou o mesmo problema vivido pela população toritamense.

 

Arimateia foi mais um a destacar o trabalho do Hospital Municipal, pontuando a instituição como de grande importância para o Agreste, onde segundo ele, o hospital atende a um grande número de pacientes vindos de cidades circuvizinhas.

 

Em outro momento de seu discurso, o parlamentar voltou a criticar a postura da Oposição, argumentando que os discursos têm se tornados repetitivos e sem conteúdos. Levando com base os elogios da bancada oposicionista a gestão da vice-prefeita Lucinha a frente da secretaria de saúde. Arimatéia disse que a situação da saúde pública atual é méritos e compromisso do atual gestor.

 

“Vocês podem cobrar, agora isso tem se tornado muito repetitivo, os ouvidos do povo não é aquilo que fica em baixo da cama, vamos ter coerência, debater o melhor para nossa cidade, a saúde do município esta desse jeito graças ao compromisso do atual gestor, méritos dele” – disse.

 

Morica denuncia falta de ônibus no transporte escolar e diz que limpeza no Rio Capibaribe pode combater a Virose

 

Morica

 

O líder da Oposição na Câmara, Edimilson Morica (PSL) levou a tribuna um transtorno sofrido por alunos do município que utilizam o transporte escolar para se deslocar as Universidades da Capital do Agreste (Caruaru).

 

Com base em uma Lei Municipal, todos os alunos do município que frequentam universidades e curso profissionalizantes em cidades vizinhas terão transporte gratuito para ida e volta de segunda a sexta-feira. Segundo o Vereador Morica, os alunos do turno da tarde estão sem transporte escolar e o problema se deve a falta de pneus em um dos ônibus da frota municipal.

 

O parlamentar pediu providencias a secretária de Educação, Ana Paula Gerusa, e lamentou que os alunos tivessem que pagar do próprio bolso para não faltar ás aulas.

 

Com relação ao assunto predominante na sessão, Morica disse que a limpeza do Rio Capibaribe é de suma importância para o combate de mosquitos e consequentemente o surto da virose.

 

“Desde o início da gestão que se pede aqui para limpar esse rio, mas até agora nada, essa limpeza é de grande importância para o combate dessa virose” – relatou.

 

Nilton de Enoque destaca apagão no município e pede esclarecimentos sobre os repasses da CELPE

 

Nilton

 

O Presidente da Casa legislativa, Nilton de Enoque (PSB) usou a tribuna do plenário para destacar o estado de escuridão em que encontrasse o município.

 

Nilton disse em seu discurso que as manutenções necessárias nos postes há muito tempo não estão sendo feitas, proporcionando um alto índice de postes com luzes queimadas ou ausência delas. O vereador apontou a zona rural com a situação ainda pior. Mais uma vez a Oposição cobra esclarecimentos sobre os valores repassados pela CELPE á Prefeitura municipal.

 

“Todos os meses a CELPE repasse valores altíssimos para a manutenção da iluminação pública. Mas, ninguém ver uma lâmpada ser trocada, para onde está indo esse dinheiro?” – questionou.

 

O vereador também denunciou a falta de água no matadouro público, onde segundo ele, os marchantes tiveram um enorme prejuízo na semana passada já que não tinha água no local para realizar a limpeza dos animais abatidos, algumas partes tiveram que ser descartadas.

 

Fábio Araújo destaca CPI na Secretaria de Educação e lamenta mudança no formato de escola pública

 

Fábio Araújo

 

O vereador Fábio Araújo (PSDB) voltou a cobrar respostas aos seus pedidos de informação á secretaria de educação. O Tucano disse que a falta de informações foi o que o motivou a instalar a CPI. A comissão será formada na próxima semana para investigar possíveis irregularidades na pasta.

 

Fábio disse acreditar que existam superfaturamentos e desvios de recursos da educação.

 

Um segundo tema abordado pelo Tucano, tratasse de uma mudança na modalidade de ensino da escola publica Antônio Manoel. O colégio que atende apenas ao ensino infantil, está cotado para uma mudança, deixando de essa modalidade e passando a trabalhar com os projetos ‘Se liga e Acelera’, projetos que atendem pessoas com idade adulta e que largaram os estudos.

 

O vereador disse ser contra a mudança, argumentando que os alunos serão prejudicados ao serem direcionados para outras escolas e entende que é necessário que se construa outro lugar para implantar o projeto.

 

Fábio Florentino diz que Elias Tergilene é ‘mau caráter’ ao criticar postura do empresário em confusão com guardas municipais

 

Fábio Florentino

 

O vereador Fábio Florentino (PT) usou a tribuna para criticar as palavras ditas pelo empresário Elias Tergilene em uma confusão que ocorreu na última semana durante a feira do jeans.

 

Na madrugada do último domingo (08), alguns guardas municipais interromperam um perímetro ao lado do Uaí Shopping, empreendimento do empresário mineiro, Elias Tergilene. Na ocasião o mesmo aparece em um vídeo discutindo com os guardas e em um momento ele diz que ter uma ‘cambada de vereadores mamando nas tetas do povo’. O vídeo rapidamente se espalhou pelas redes sócias, com apoios e críticas a postura do empresário.

 

Durante seu discurso, o vereador teceu varias críticas ao comportamento do empresário.

 

“Você não é um empresário, você é um mau caráter, eu posso dizer, você é um estelionatário, porque prometeu um shopping aos feirantes, aonde aquilo é shopping? prometeu uma coisa e entregou outra, você tem que respeitar essa cidade onde foi bem acolhido, onde essa casa abriu as portas pra você” – disparou.

 

Fábio também usou seu tempo na tribuna para esclarecer as possíveis mudanças no colégio Antônio Manoel. O vereador disse que nada está confirmada, apenas a secretária estuda a hipótese de adotar essa mudança para otimizar a educação do município e melhorar o desempenho junto ao IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

Mava rebate críticas pela colocação de defensas no perímetro do Parque e destaca prêmio a secretária de assistência social

 

Maviael Xavier 01

 

O vereador Maviael Xavier (PSL) usou a tribuna para rebater as críticas feitas a ele por alguns empresários. Mava atua na área de trânsito e transporte que tem seu filho como secretário da mesma. Recentemente, a Secretaria colocou defensas no perímetro do Parque das Feiras, o que causou desconforto em alguns lojistas que possuem empreendimentos as margens da BR-104.

 

Para os lojistas, as defensas impossibilitam que os clientes possam estacionar em frente as suas respectivas lojas ou até mesmo as margens da BR. O vereador analisou a mudança como positiva, onde segundo ele, os motoristas paravam no acostamento e constantemente eram notificados pela Policia Rodoviária Federal(PRF).

 

O parlamentar também destacou em sua fala a premiação concedida a secretária de Assistência Social do município, Millena de Paula, que destacou-se entre as 50 melhores do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

 

Rossana Ferreira pede voto de repúdio ao empresário Elias Tergilene

 

Rossana

ee

Líder do Governo na Câmara, a vereadora Rossana Ferreira (PSD), foi à tribuna para pedir um voto de repúdio ao Empresário Elias Tergilene.

 

A parlamentar foi mais uma a criticar a postura de Elias. Rossana pediu que o mesmo tivesse respeito com as autoridades locais. A mesma se disse surpresa com as palavras ditas por ele em meio a confusão com os guardas municipais.

 

“Quero aqui registrar um voto de repúdio a esse senhor que veio aqui, foi bem recebido, o prefeito abriu as portas para ele, e simplesmente destrata nossa cidade, as autoridades e até mesmo a população” – afirmou.

 

Birino questiona paradeiro da arrecadação no matadouro público e volta chamar prefeito de ‘Ladrão’

 

Birino

 

O vereador Birino do São João (PSB) usou a tribuna do plenário para questionar o paradeiro das arrecadações feitas pela prefeitura no matadouro público.

 

Segundo o vereador, a CPI que será instaurada na próxima semana irá investigar supostos desvios na arrecadação.

 

“Toda semana vereador recebe ligação que tá faltando água no matadouro, que está faltando produto de limpeza, ai eu pergunto, onde é que está indo o dinheiro da arrecadação do abate, prefeito? Onde vossa excelência estar colocando esse dinheiro? Eu não tenho poder de polícia, mas a CPI tem. Irei convocar secretário e prefeito aqui pra dar esclarecimento e, ai daquele que me faltar com a verdade, porque pode sair daqui algemado” – disparou.

 

Birino afirmou ter provas e documentos que comprovam irregularidades no matadouro e voltou a chamar o Prefeito Odon Ferreira (PSB) de ladrão.

 

“No mês de setembro de 2014, foi declarado apenas R$ 739,00 o mês inteiro, onde nós sabemos que foram abatidos mais de 120 bois por semana, eu tô chamando o prefeito de ladrão população, porque eu tenho documentos dentro do meu carro e trago para qualquer pessoa ver, tem mês de 11 mil, mês de 10, mês de 7 e foi caindo até chegar a declarar R$ 739,00, porque nós sabemos que vocês estão saqueando o município, a palavra certa é saquear” – completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores