03
março

O que rolou no Legislativo de Santa Cruz!


Novo cronograma de obras da PE-160, insegurança e denúncias aos coffee-breaks dominam pauta de discursos desta quinta-feira

 

Fotos: Arquivo.

Fotos: Arquivo.

Na tarde desta quinta-feira (03) foi realizada mais uma sessão ordinária, onde três assuntos citados predominaram nos discursos dos 15 vereadores que usaram a tribuna.

 

As ausências ficaram por conta dos vereadores Fernando Aragão e Helinho Aragão (PTB), que justificaram suas ausências para comparecer ao velório e sepultamento da professora Miriam Amorim, além do presidente Afrânio Marques (PDT), que alegou problemas de saúde.

 

Além disso, houve também espaço para os tradicionais embates, além de outros temas que foram abordados pelos edis.

 

Confira o que disse cada um dos vereadores:

 

Zé Minhoca destaca greve de funcionários do Detran e critica Governo Federal

zé minhoca.

No principal ponto de seu discurso, o vereador de situação destacou a greve de servidores do Detran para esta sexta-feira (04).

 

Os servidores pedem reajuste salarial e aumento no vale alimentação e a paralisação das atividades deve afetar todos os serviços como exames de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vistorias de veículos e transferência de documentos.

 

No discurso, o vereador criticou o Governo Federal por não se posicionar favorável aos servidores.

 

“Os funcionários estão na miséria, sem aumento e o governo toma em criar mais impostos. Olha os transtornos que vão acontecer nesses 10 dias” – disse, criticando também os valores cobrados pelo IPVA.

 

Zé Minhoca aproveitou para criticar também as novas taxas cobradas com a requalificação do IPVA como a de R$ 15,00 para entrega de documentos pelos Correios e a taxa de bombeiros.

 

Carlinhos da Cohab acusa bancada de Oposição de mentir quando se fala de ações do Governo para a segurança pública

carlinhos da cohab.

O vereador Carlinhos da Cohab (PSL) fez um discurso com duras críticas a bancada de Situação.

 

De acordo com o vereador, os situacionistas (incluindo o prefeito Edson Vieira-PSDB) só vão as reuniões para tratar de segurança apenas para tirar fotos e que, segundo ele, não trouxeram ações concretas para o enfrentamento a insegurança no município.

 

“Só o que eles fazem é tirar fotos na cidade de Recife. Disseram que iriam trazer mais segurança, uma nova delegacia e até agora nada. Essa bancada mente mais uma vez para o povo” – disse.

 

Carlinhos se referiu ao anúncio feito sobre o Plano Emergencial do Governo do Estado, que vem com a promessa de incrementar o número de policiais no 24º BPM.

 

Ronaldo Pacas rebate Carlinhos da Cohab e questiona Oposição quanto a busca de ações para combater a insegurança

RONALDO PACAS PSDC 2016.

O vereador Ronaldo pacas (PSDC) rebateu o discurso do oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL).

 

Carlinhos afirmou que os vereadores situacionistas mentiam para a população sobre quando iam a reuniões em Recife e depois voltavam com promessas de ações para combater a insegurança no município.

 

Segundo Ronaldo, o governo municipal tem se esforçado para reduzir a criminalidade, destacando, segundo ele, as seguidas cobranças feitas ao Governo do Estado em reuniões e também a contratação de novos Guardas Municipais.

 

O vereador aproveitou para questionar Carlinhos e sua bancada.

 

“É mais fácil pegar o microfone de uma rádio e falar, mas quanto a apresentar ações… Nenhuma” e completou: “O Governo Municipal está trabalhando. Quando se fala em “Mais 4”, muitos questionam, mas a história vai falar por si” – disse.

 

Zé Elias destaca reunião que apresentou novo cronograma das obras e reinício da duplicação da PE-160

ZÉ ELIAS PTB 2016.

O vereador Zé Elias (PTB) destacou a reunião realizada na manhã desta quinta-feira (03), que apresentou o novo cronograma de obras e o reinício da duplicação da PE-160.

 

Zé Elias aproveitou para alfinetar o oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL) onde, no seu discurso, ele falou que a bancada situacionista só ia em reuniões para aparecer em fotos e não trazia ações concretas para o município.

 

“Muitos aqui dizem que veem fotos, mas não veem trabalho. Desta vez, vão ter fotos, vi as máquinas e as obras reiniciaram” – disse.

 

Zé Elias aproveitou para cobrar operação tapa-buracos em ruas do bairro Palestina e iluminação em avenida localizada entre os bairros Santo Agostinho e Acauã.

 

Luciano Bezerra destaca projeto para doação de terreno para construção de mais uma Ciretran

LUCIANO BEZERRA PR 2016.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PR) destacou um projeto de sua autoria, que via a doação de um terreno para o Governo do Estado, para que seja construída mais uma Ciretran.

 

De acordo com Luciano, a Ciretran do município já se mostra insuficiente para atender as demandas locais diante do aumento da população, cabendo a necessidade de se ter mais uma unidade.

 

Segundo o vereador, o terreno a ser doado fica ao lado da Escola Técnica Estadual (ETE).

 

“Esse é o local que se está previsto para que seja construída essa nova Ciretran aqui em nosso município” – disse.

 

O vereador também destacou o projeto Drone Dengue, no qual o município faria a aquisição de um drone para localizar e combater focos do mosquito Aedes aegypti, inclusive com a aplicação de multas para proprietários de imóveis que não fizerem medidas de combate.

 

Ernesto Maia afirma que supostos desvios no “Escândalo do Queijo do Reino” podem chegar a 70%

Ernesto maia.

Ernesto Maia (PSL) voltou a criticar os argumentos ditos pelo Controlador Geral (Bergue Alves) e pelo Secretário de Educação (Joselito Pedro) para justificar, segundo ele, as supostas irregularidades nos atestos de recebimento de itens da licitação dos Coffee-Breaks que deveriam ter sido servidos a eventos de capacitação dos professores municipais.

 

De acordo com ele, itens como queijos do reino e provolone, além do presunto, não teriam sido servidos em pratinhos de frios nesses eventos e apontou que o suposto desvio do que teria sido pago pelos serviços pode chegar a 70% do valor pago a licitação, criticando o Secretário.

 

“Documentalmente estão isentos a Comissão de Licitação onde o secretário tentou colocar a culpa e a Secretaria de Finanças, que pagou porque recebeu o atesto, dizendo que a licitação foi feita e a mercadoria que foi entregue. O culpado é o secretário Joselito Pedro. Apenas 30% foi servido aos professores e os outros 70%… Ninguém sabe, ninguém viu!” – disse.

 

Ernesto aproveitou para criticar o vereador Pipoca (PSDB), que presidiu a CPI dos Coffee-Breaks por encerrar os trabalhos, segundo ele, sem ouvir as pessoas citadas no processo.

 

“Mesmo com todos esses documentos e provas, o senhor ficou na história como o pior presidente de CPI de todos os tempos” – frisou.

 

“Eu tenho minha consciência limpa e tranquila” – afirma Pipoca com críticas de Ernesto Maia a condução da CPI dos Coffee-Breaks

Pipoca,

O vereador e líder da bancada de Oposição voltou a rebater as críticas de Ernesto Maia (PSL) quanto a forma de conduzir os trabalhos da CPI dos Coffee-Breaks.

 

Pipoca (PSDB) presidiu os trabalhos na apuração das supostas irregularidades e, segundo ele, não havia provas que comprometessem a licitação, optando pelo fechamento da mesma.

 

“Não vou mais responder ao vereador Ernesto, até porque o processo da comissão já está todo encaminhado. Vossa excelência pode ir as rádios, gritar aqui na tribuna. Eu tenho minha consciência limpa e tranquila, diferentemente de vossa excelência quando administrou o Moda Center e quando sua mãe era Secretária de Educação, quando seu tio foi prefeito. Todo mundo conhece a história do senhor e de sua família” – disse.

 

Em seguida, o vereador falou sobre a cobrança da prefeitura a Celpe para que entregue o controle da iluminação pública e sua participação na reunião sobre o novo cronograma de duplicação da PE-160, destacando o prazo de conclusão da primeira etapa, até agosto deste ano.

 

“Ele não vê os erros que acontecem em Santa Cruz do Capibaribe, só em Brasília” – afirma vereador Deomedes Brito em crítica a Zé Minhoca

DEOMEDES BRITO PT 2016.

No seu discurso, o vereador Deomedes Brito (PT) rebateu as críticas feitas pelo situacionista Zé Minhoca (PSDB) ao Governo Federal.

 

De acordo com o vereador, o situacionista faz apenas críticas na esfera federal e se esquece de tratar, em seus discursos, dos problemas apresentados em Santa Cruz do Capibaribe.

 

“Até parece que, às vezes, estamos no Congresso Nacional, no Senado ou na Câmara dos Deputados. O assunto de Zé Minhoca é falar de Dilma e de Lula, mas ele não vê as coisas erradas que acontecem em Santa Cruz do Capibaribe, só em Brasília” – ironizou.

 

Deomedes também relembrou polêmicas que recaíram no atual governo como atraso de salários a servidores, supostos excessos de gastos com alugueis e as denúncias de supostas irregularidades no fornecimento de coffee-breaks a eventos públicos.

 

Em seguida, o petista enfatizou as deficiências na iluminação pública, cobrando onde estariam sendo gastos o dinheiro arrecadado com o pagamento da taxa de iluminação pública pela população.

 

Vânio Vieira anuncia sua desfiliação do PSDB

VÂNIO VIEIRA PSDB 2016.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Vânio Vieira anunciou a sua desfiliação do PSDB.

 

A desfiliação do vereador já era esperada, haja vista a “janela” aberta para que políticos possam mudar de partido para as eleições 2016.

 

Vânio falou sobre sua situação política, fez críticas ao Governo Vieira e manteve mistério sobre qual legenda irá se filiar, já que ainda existe a possibilidade de o mesmo tentar concorrer à reeleição.

“Eu não quis seguir a linha que foi pedida pelo ‘chefe’ (o prefeito Edson Vieira) e a gente se sente triste em ver isso, essa decepção, de se esperar uma mudança. Por esse motivo, inclusive há um bom tempo eu fui expulso do grupo de situação e hoje estou assinando minha desfiliação do PSDB, que é o partido do prefeito” – disse.

 

Vânio completou agradecendo partido e aos eleitores por seu mandato.

 

Galego de Mourinha diz que Governo Vieira demorou em buscar soluções no enfrentamento a insegurança pública

GALEGO DE MOURINHA PTB 2016.

No seu discurso, o vereador de oposição falou sobre o problema da insegurança que assola o município.

 

Galego de Mourinha destacou a última reunião realizada entre o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o prefeito Edson Vieira (PSDB) com o governador Paulo Câmara (PSB), na qual foi anunciado um plano emergencial de enfrentamento a criminalidade para os próximos 30 dias.

 

“Agradeço em nome do povo a ida do prefeito e do deputado para falar com o governador. Antes tarde do que nunca, mas por que não foram antes?! O que falta em Santa Cruz do Capibaribe são políticos de pulso, que batam na mesa, que tomem uma atitude, que digam ao governador que, se ele não fizer nada, não venha a busca de votos. Santa Cruz vai ficar refém mais 30 dias” – disse.

 

Zezin Buxin destaca problema da insegurança em Santa Cruz do Capibaribe

Zezin Buxin 2015.

O vereador situacionista destacou o problema da insegurança pública em Santa Cruz do Capibaribe e de seu pessimismo com as políticas que vem sendo tomadas.

 

Zezin Buxin (PSDB) mostrou sua preocupação com o cenário atual, destacando que a situação de insegurança alcançou locais que antes eram tidos como tranquilos. O vereador também fez questionamentos, alfinetando as pré-candidaturas de Fernando Aragão e Galego de Mourinha a majoritária.

“Na zona rural, não existe mais tranquilidade. Os bandidos respeitavam a casa de Deus… Não respeitam mais. Agora tem que ter ronda policial nos retiros. A culpa é de quem, de quem está na gestão agora?! Esse problema não vem se acumulando agora há muito tempo e não vem piorando mais? Vamos ter eleição esse ano e vamos ter candidatos a prefeito… Será que vamos ter candidatos a prefeito dizendo que vai resolver essa bronca, que bate em adversário… Mas será que resolveram?” – disse.

 

“O grupo de Oposição não conseguiu nada para Santa Cruz do Capibaribe” – dispara Junior Gomes

JUNIOR GOMES PSB 2016.

Com mais um discurso de críticas, Junior Gomes (PSB) questionou o que, segundo ele, o grupo de Oposição tem conseguido de ações para santa Cruz do Capibaribe.

 

Junior rebateu discursos feitos por Deomedes Brito (PT), Ernesto Maia (PSL), Carlinhos da Cohab (PSL) e foi ainda mais incisivo contra falas de Galego de Mourinha (PTB).

 

“O vereador Galego diz que Santa Cruz precisa de políticos que tenham pulso, que batam na mesa… Será que seria Fernando Aragão a quem ele está querendo dizer?! Fernando, que diz uma coisa e que muda de ideia, que morre de medo do ex-deputado Zé Augusto… Será que é dele a quem Galego está falando?! Eu acho que não!” – disse.

 

Junior continuou as críticas e voltou a questionar o que, segundo ele, o grupo de oposição trouxe de bom ao município, destacando o trabalho de seu grupo, segundo ele, a transparência de recursos, a realização do cursinho pré-vestibular municipal, o Calçadão e a Central de Feiras e Mercados.

 

Dida de Nan destaca novo cronograma e reinício das obras de duplicação da PE-160

Dida de nan.

No principal ponto de seu discurso, Dida de Nan (PSDB) destacou a reunião que apresentou o novo cronograma de obras da duplicação da PE-160.

 

Dida destacou um dos pontos que foram abordados na reunião, que é a instalação de uma usina asfáltica no canteiro de obras.

 

O vereador aproveitou para intensificar as críticas a Oposição, destacando sua defesa ao Governo Vieira.

 

“O prefeito é um burro de carga para só levar cacete?”- disse, e completou: “Estive na reunião com o pessoal do DER para ver como está essa retomada e isso é ruim para Santa Cruz é? Fico muito feliz em saber que agora em abril eles já vão começar a colocar o asfalto. Estamos trabalhando sim e vocês da oposição também precisam trabalhar”.

 

Narah Leandro também destaca novo cronograma de obras e reinício da duplicação da PE-160

Narah Leandro.

Última a discursar, a vereadora Narah Leandro (PSB) também destacou a reunião realizada na manhã de quinta-feira (03).

 

A reunião apresentou o novo cronograma de obras da PE-160. A vereadora enfatizou os novos prazos de conclusão da primeira etapa, do acesso ao município até a ponte próximo a igreja Beth Shallom.

 

“É assim que eu trago essa fala, com a alegria e a certeza dada pelo Governo do Estado de que essa obra será concluída, a sua primeira etapa, para agosto de 2016. Vamos ver essa parte duplicada” –disse.

 

Narah também enfatizou o que foi dito sobre a BR-104, mais precisamente no trecho de Pão de Açúcar até o começo da duplicação, já depois de Toritama. A vereadora enfatizou que, segundo ela, o Governo do Estado já teria recursos garantidos para a requalificação do asfalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores