26
novembro

Fim de um sonho


Congresso mantém os vetos e projeto das emancipações de distritos é sepultado em Brasília

Foto: Ney Lima (arquivo).

Na manhã desta quarta-feira (26) foi declarado o fim do sonho de mais de 400 distritos no país de se tornarem cidades independentes.

 

Sob forte pressão do Governo, que exigia  desobstrução da pauta, a sessão para apreciação de todos os 38 vetos presidenciais foi realizada ontem (25). Deputados e senadores decidiram, através de votação em cédulas de papel, pela manutenção de todos os vetos.

 

Isso pôs fim, pelo menos nessa legislatura, a chance de que o projeto que trata da fusão, desmembramento e incorporação de distritos fosse posta em prática.

 

De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), mas que teve a frente liderada pelo deputado federal José Augusto Maia (PROS), o projeto estabelecia que a população mínima do distrito que pretende se emancipar será diferenciada por regiões: mínimo de 6 mil habitantes para o Norte e o Centro-Oeste; de 12 mil para o Nordeste; e de 20 mil para o Sul e o Sudeste.

 

O projeto foi vetado, integralmente, pela presidenta em 27 de agosto e para que o veto fosse derrubado, seriam necessários, pelo menos, 257 votos de deputados federais e 41 votos senadores, mas após a contagem dos votos no fim da manhã de hoje, nenhum deles conseguiu os números necessários à derrubada.

 

Ao todo, votaram 325 deputados (de 513 no total) e 42 senadores (de 81 no total). Nenhum dos valores das votações pela derrubada de cada um dos vetos foi divulgado.

 

Prejuízo político

 

Além do prejuízo para os distritos que, se dependerem da presidenta Dilma Rousseff (PT) não serão emancipados pela alegação de aumento nas despesas e diminuição de repasses do FPM, o deputado José Augusto Maia também arcará com o prejuízo em ter que amargar sua principal bandeira, defendida em Brasília, ser posta abaixo em uma sessão que foi alvo de críticas e de esvaziamento da sessão, especialmente da Oposição.

Um Comentário

  1. Jânio Nunes disse:

    Terminou de afundar o FINADO POLÍTICO Zé Augusto, ele ainda tinha uma pontinha de esperança com esse projeto de emancipação, mas foi por água a baixo igual matéria prima de vazo sanitário, ou seja, vai terminar os 4 anos como deputado federal que conseguiu um feito de não fazer nem muito menos trazer NADA PRA Santa Cruz do Capibaribe. é isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores