20
dezembro

Exonerado


Secretário que falou que a segurança em Santa Cruz estava bem é demitido

 

Wilson Damázio teria feito declarações que colocariam as mulheres como culpadas pelo abuso sexual sofrido.

Foto: Thonny Hill

 

O Secretário Estadual de Defesa Social, Wilson Damázio foi exonerado do cargo na última quinta-feira (19) pelo governador Eduardo Campos (PSB).

 

Damázio havia concedido entrevista ao Jornal do Commercio e em alguns trechos atribuídos a ele, motivou revolta em movimentos sociais de gênero sexual.

 

Em alguns trechos da reportagem que falava sobre abuso sexual, o secretário teria feito declarações que classificam o homossexualismo como desvio de conduta e os abusos sexuais cometidos por policiais às mulheres seriam culpa da vítima.

 

Confira trechos da entrevista  ao Jornal do Commercio atribuídos como sendo do secretário:

 

“O policial exerce um fascínio sobre o sexo frágil. Eu não sei por que é que mulher gosta tanto de farda. Todo policial mais antigo tem duas famílias, tem uma amante, duas. Eu sou policial federal, feio para car…, e a gente ia para Floresta, para esses lugares. Quando chegávamos lá, colocávamos o colete, e as meninas ficavam tudo ‘sassaricadas‘. Às vezes, tinham namorados, às vezes eram mulheres casadas.”

 

“Desvio de conduta a gente vê em todo lugar. Tem na casa da gente, tem um irmão que é homossexual, tem outro que é ladrão, entendeu? Lógico que a homossexualidade não quer dizer bandidagem, mas foge ao padrão do comportamento da família brasileira tradicional. Então, em todo lugar, tem alguma coisa errada… e a polícia, né? A linha em que a polícia anda, ela é muito tênue, não é?”

 

Após a repercussão do caso, Damázio colocou o cargo a disposição e emitiu nota à imprensa, confira um trecho da nota:

 

“Reafirmo, por fim, que se as palavras, como é fato, não representam minhas ideias nem minha história de vida, muito menos ainda, podem ser confundidas com as políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado que vem revolucionando a Segurança Pública no Brasil com transparências, práticas cidadãs além de total e absoluta intolerância com qualquer conduta contrária aos direitos humanos, à liberdade de expressão e à proteção dos direitos individuais da pessoa humana.”

 

O governador Eduardo Campos aceitou o pedido e exonerou o secretário.

 

Wilson Damázio esteve em Santa Cruz do Capibaribe no momento em que a sociedade estava indignada com o homicídio do jovem Ewerton Lima e fez declarações colocando o caso como fato isolado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores