13
outubro

Em pronunciamento na Alepe, Diogo Moraes enfatiza ações de infraestrutura hídrica para o Agreste e Sertão


Em pronunciamento realizado na manhã da última quarta-feira (11), na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB – foto) repercutiu as ações anunciadas pelo presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, durante encontro com o parlamentar na última segunda-feira.

Na ocasião, Diogo Moraes e um grupo de vereadores de São Bento do Una se reuniram com o representante da entidade para solicitar melhorias na infraestrutura hídrica do Agreste e Sertão pernambucanos.

Uma das principais ações anunciadas no encontro foi a negociação de um empréstimo que será utilizado pelo Governo do Estado para iniciar as obras da Adutora do Alto Capibaribe. A Compesa informou que está negociando a tomada do empréstimo, que poderá ser feito junto à Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ou através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Pela primeira vez, a Compesa irá extrair um empréstimo ou do FGTS ou no BNDES ou na Caixa. Esses três projetos estão em andamento para que a água do Alto Capibaribe, que vamos trazer da transposição do Rio São Francisco, na Paraíba, seja distribuída para o Agreste, para cidades como Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelinho, Toritama e Vertentes. O governador Paulo Câmara já deu toda ordem para iniciar essa obra. São R$ 78,5 milhões de empréstimo e isso vai ser a redenção para o Agreste Setentrional e Central, tão sofridos com a questão hídrica”, discursou Diogo.

Outro ponto abordado pelo parlamentar no encontro foi a desapropriação do terreno para a estação de tratamento do esgotamento sanitário de Santa Cruz do Capibaribe. “Falamos também do nosso pedido para o distrito de São Domingos, para o início de um projeto de revitalização do Rio Capibaribe e seus leitos”, comentou.

Diogo Moraes também falou sobre o pleito para a inclusão do município de Taquaritinga do Norte no projeto da Adutora do Agreste. “Conseguimos fazer a ligação das águas da Adutora do Agreste para o distrito de Pão de Açúcar, bem como também cinco quilômetros de tubulação para o distrito de Vila do Socorro e a unidade de Mateus Vieira, que leva água para sede de Taquaritinga”, afirmou. Em Mateus Vieira, a estação de tratamento será utilizada para garantir água para Taquaritinga do Norte.

O encontro realizado na Compesa contou com a participação de vereadores de São Bento do Una, que, junto com Diogo Moraes, solicitaram uma equipe especializada para realizar o estudo de rodízio de água da cidade. “Solicitamos ainda a recuperação da rede de distribuição do distrito do Espírito Santo e encontramos um denominador comum para negociação com pipeiros da região”, afirmou, na tribuna da Alepe.

Diante de todas as ações conquistadas, Diogo Moraes destacou o empenho do governador Paulo Câmara (PSB) para ampliar o acesso à água em Pernambuco. “Agradeço a atenção do governador Paulo Câmara com nossos pleitos, todos atendidos. Paulo tem dado uma atenção especial à área de recursos hídricos no nosso Estado, beneficiando quem tanto precisa da água”, afirmou.

.

SERTÃO

No encontro, Diogo Moraes também levou um pleito do Distrito de Santa Rosa, em Ingazeira (Sertão do Pajeú), administrada pelo prefeito Lino Moraes. Na Compesa, o parlamentar foi informado que, entre os dias 13 e 18 deste mês, será publicado no Diário Oficial a licitação para o início da obra da Adutora que levará água à localidade.

A ação é uma demanda antiga da população da localidade e vai beneficiar cerca de 200 famílias que moram no distrito. “Nosso pleito, juntamente com o prefeito Lino Moraes, vereadores e ex-prefeito Luciano Torres, foi atendido. É o progresso, através dos recursos hídricos, chegando a todo Sertão e Agreste pernambucano”, destacou o deputado.

.

Informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores