09
novembro

Editorial


Os caminhos para 2016

Por Ney Lima

 

 

Qual é o quadro político que se forma para 2016? Com base em informações de bastidores, probabilidades e considerando fatos que ocorreram na eleição deste ano, vamos especular e tentar antever os caminhos dos principais políticos de Santa Cruz do Capibaribe para a próxima eleição municipal.

 

Dimas Dantas tende a ser o candidato a prefeito pelo grupo Taboquinha

 

 

Sem sucesso na fundação de um grupo com tendência independente e sem possibilidade de regresso à base do prefeito Edson Vieira, Dimas tentará manter a posição majoritária, só que na oposição.

 

.

 

.

 

 

Tallys Maia poderá ser candidato a vice-prefeito

 

.

 

Em 2016 Tallys será alçado na política pelo pai; José Augusto Maia. O estilo jovem é a credencial para o discurso de renovação, apontado com uma das principais necessidades do grupo.

 

.

 

.

 

José Augusto Maia – Candidato a vereador

 

Parece ser loucura a possibilidade de José Augusto Maia ser candidato a vereador na próxima eleição, mas o fato não será inédito no Agreste.

 

Semelhante ao que fez Tony Gel em Caruaru, José Augusto Maia pode tentar criar uma base forte na Câmara de Vereadores em 2016.

 

A tendência é que José Augusto lance uma chapinha dentro da oposição. Nomes como Pedro Mulatinho, Aguinaldo Xavier e Fabiano Glicério estarão na chapa encabeçada por Zé e poderão ser beneficiados pelo quociente eleitoral.

 

O resultado será o insucesso de pelo menos quatro dos atuais vereadores que paralelamente tentarão renovar os mandatos.

 

Com essa possibilidade José Augusto restabelecerá sua liderança no grupo e de tabela excluirá do processo boa parte dos que são tidos por ele como “infiéis”.

 

Ernesto Maia – Dificuldades até para renovar o mandato

 

 

Ernesto Maia tentará se reerguer da derrota sofrida em 2014 batendo forte no governo. Sua esperança é que as denúncias em torno da KMC Locadora resultem em abalo no governo e consequente fortalecimento da oposição. Porém, a maior possibilidade é que o resultado previsto por Ernesto não aconteça. Politicamente o vereador deve chegar minúsculo a 2016, com dificuldades inclusive para renovar o mandato, devido a conjuntura que poderá ser formada pelo tio.

 

.

 

 

Toinho do Pará poderá ser deputado estadual ainda nesta legislatura

 

 

O ex-prefeito Toinho do Pará não terá preocupações com a eleição de 2016 no que diz respeito ao cenário de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Suplente em sua coligação na eleição deste ano, Toinho vai investir na candidatura de Socorro Pimentel para prefeita da cidade de Araripina.

 

Em outubro passado Socorro obteve 42.101 votos para deputada estadual. O consagrado sucesso nas urnas fortalece a possiblidade de que Socorro seja eleita prefeita em 2016.

 

O segundo deputado eleito na coligação, Eduino Brito, que atualmente exerce o mandato de vereador, também tende a ser candidato a prefeito em 2016, na cidade de Arcoverde, aumentado as chances de Toinho do Pará alcançar o mandato na ALEPE a partir de janeiro de 2017.

 

Edson Vieira tende a chegar forte em 2016, mas enfrentará dificuldades na aliança com Diogo Moraes

 

O prefeito Edson Vieira deverá chegar forte a 2016, mesmo sendo atingido pelo escândalo da Farra de Locações, que deverá ser denunciado pelo Ministério Público.

 

A maior dificuldade do prefeito não será judicial, mas sim política. O enlace político com o deputado Diogo Moraes será conflitante. Os motivos serão possíveis imposições do deputado, que não vai aceitar abrir mão de indicar o candidato vice-prefeito e vai tentar impor um aumento de espaço no Governo Municipal.

 

A solução política para Edson em 2016 será atrair um nome da oposição, que pode vir do grupo que divergiu das diretrizes apontadas José Augusto Maia.

 

Helinho Aragão, Fernando Aragão ou Galego de Mourinha podem garantir a vitória e consolidar a absoluta liderança de Edson Vieira a partir de 2016.

 

Diogo Moraes enfraquecido

 

Ao contrário do que boa parte da população imagina, o deputado estadual Diogo Moraes não saiu forte das urnas nas eleições deste ano e tende a chegar enfraquecido a eleição de 2016. A votação especificamente das urnas de Santa Cruz do Capibaribe não foi o que o deputado esperava.

 

Com um Governo do Estado de poucos recursos a partir de 2015, com obras paradas e ausência de ações, Diogo tentará aumentar seu espaço na Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, mas vai enfrentar resistência dos nomes que dão sustentação ao prefeito Edson Vieira.

 

O conflito interno ocorrerá com uma possível indicação do nome de Oseas Moraes para vice-prefeito em 2016, o que só se confirmará se o prefeito Edson Vieira abrir mão da posição de líder do grupo político.

16 Comentários

  1. Robelio Costa disse:

    Porque não cita Fernando Aragao ou Helinho Aragao como nomes para os taboca em 2016 esses ai já deram na pedra, nome novo pra tentar ganhar do menino

  2. Pollyana Farias disse:

    Nossa que horrível
    Não quero votar em Dimas
    É da vez que votarei em Edson,
    Gente, cadê os homens do grupo que tanto amo, vai deixar um homem como Dimas ser prefeito no lugar deles é, decepicionada com essa notícia Ney Lima.
    Boa noite colegas

  3. alcides disse:

    Fernando Aragão, esse Dimas vive de galho em galho.

  4. Ana maria disse:

    Só está faltando um atestado de loucura para Zé

  5. Ana maria disse:

    Era só o que faltava colocar Dimas para prefeito e Tales como vice e zé vereador e derrubando todo mundo, mais é assim que ele sempre fez passa por cima de tudo e todos para conseguir o que quer, vai enfrente Zé enquanto isso Edson cresce e ganha mais aliados, só uma sugestão alguém poderia interditar esse louco do Zé Augusto, pois ele está destruindo nosso partido!

  6. Pollyana Farias disse:

    Acorda Toinho, votei em vc
    e Teobaldo por você, não deixe Ze fazer essa loucura dois antipaticos Dimas e Tallys, volta Toinho!
    Zé deve estar louco mesmo, vive dizendo que os votos são dele, são de Toinho do Pará um homem bom só voto em Toinho. Toinho prefeito e Zé Elias visse
    Perdeitoooo gente eu amo os dois

  7. luciana galvao disse:

    minha gente, dessa vez a derrota vai ser o dobro 6.000votos, pq quem vai confiar nesse dimas? esse cara ja mostrou quem ele é, e eu pergunto, será que na nossa bancada e vereadores nao tem alguem melhor para nos representar??????
    é edson se prepara para mais 4 anos

  8. cleide disse:

    sou taboquinha,mas se for esses dois aí,eu não voltarei,mas tb não voto em edson,será anulado,pq isso é uma palhaçada.Seu zé augusto acabou-se politicamente aí fica querendo empurrar o filho na politica,Dimas não sabe o que quer,é um pula pula só,pense em dois nomes que não dá certo,só voto se o candidato for Fernando Aragão,esse sim merece.

  9. Carmem Moura disse:

    Sou mais Carlinhos da Cohab do que Talis, esses filho de Ze são dois bebezao que não falam com ninguém bota eles Zé Augusto bota que ele vai ver o que o povo quer. Tem que botar o jovem do povao carlinhos.

    1. cleide disse:

      ESSE AÍ TB NÃO NÉ

  10. Jânio Nunes disse:

    O nome de Fernando Aragão não foi citado por que é bem provável que Fernando seja o próximo vice do prefeito, acho que só assim Oséas abriria mão da vice candidatura a prefeito, é esperar pra vermos, uma coisa é certa, Fernando não é candidato de terceira via. é isso…

  11. SALOMAO disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu Deus.

  12. Grasiano Moura disse:

    Qual é o motivo pra se votar em Dimas

  13. Thomas Anderson disse:

    Vou além do blog e deixo aqui minha previsão não para esta próxima eleição, mas pra a de 2020, vamos lá:

    -Diogo prestes a voltar pro grupo taboquinha, Zé só aceita se ele for o candidato a prefeito
    -Vânio vieira sobe novamente no palanque onda azul
    -Agnaldo Xavier decidirá em breve qual lado deve se candidatar pra vereador.
    -Paulo Câmara pode terminar seu segundo mandato sem concluir a PE-160, o que dificulta sua participação em atos políticos na cidade.

    Vai lá Ney. Pode salvar e poupar trabalho digitando no futuro.

    1. EDUARDO disse:

      chegou mãe Diná.

  14. joao disse:

    isso e uma palhaçada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores