09
novembro

Desgaste político, críticas ao transporte escolar e novo pedido de crédito suplementar pela prefeitura movimentam sessão na Câmara


Foto: Thonny Hill

Na tarde desta quinta-feira (09) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, onde 16 deles fizeram a discussão e votação de projetos de lei, requerimentos e também o uso da tribuna. A ausência registrada foi do líder da bancada governista Toinho do Pará.

Entre os projetos, um chamou mais atenção, que foi o novo pedido de crédito suplementar pela prefeitura, na ordem de R$ 3.250.000,00 para pagamentos em diversas áreas do governo.

O projeto acabou sendo aprovado em duas votações, mas gerou divergências já que a maioria dos edis alegaram não ter tido acesso ao conteúdo do projeto, cabendo aos mesmos “acreditar” no que afirmavam Jessyca e Ernesto, que iniciaram as discussões.

Confira os principais discursos:

 

Helinho Aragão critica situação de ônibus do transporte público escolar de Santa Cruz

“Alguns ônibus estão em uma situação de se dizer ‘Pelo amor de Deus’. Até que ponto chegou o transporte escolar de nosso município, com pneus descascados, carecas… Quero ver, do fundo do meu coração, um transporte escolar de qualidade. A prefeitura não está nem aí para essa situação” – disse.

Helinho (PTB) citou problema da falta de freios em ônibus que aconteceu próximo a UPA 24h e citou outros casos veículos que rodam, segundo ele, com péssimo estado de conservação, cobrando uma frota mais nova de veículos.

.

Capilé diz que Secretário de Educação não tem coragem de bater de frente com prefeito

“Quero pedir a Joselito que, quando ele ver o prefeito, tenha coragem de peitar. Qualquer um vê essa defasagem que temos no transporte escolar. São pneus carecas… Façam a verificação vocês mesmos. Não é porque são estudantes de escolas públicas que eles tem que ter um transporte de má qualidade” – disse.

Capilé (PTN) também apontou problemas no telhado da escola do Oscarzão, onde estudantes estariam passando por problemas na hora das aulas por causa do calor demasiado devido a instalação de um telhado improvisado.

.

Jessyca Cavalcanti rebate Oposição quanto às críticas aos transporte escolar

“Vemos o vereador Capilé falar de uma situação que acontece na escola do Oscarzão, mas se esquece de falar que estamos fazendo a reforma da escola do Rio Verde, que ampliamos a creche do Santo Agostinho e de dizer também que somos referência no IDEB, ao contrário do que disse o candidato derrotado Fernando Aragão. Temos também o transporte viabilizado, mesmo precisando de melhoras, para todos os alunos da rede municipal e do governo do estado; mas isso eles se esquecem de dizer. Temos diversos pontos de avanço”- disse.

,

Deomedes Brito faz críticas a atraso no salário de servidores

“Hoje é o quinto dia útil e os funcionários concursados e contratados, até o momento, não receberam. Vem depois dizer que os municípios estão em crise… E em Toritama? Isso não pode, um funcionário público tem as suas obrigações, seus compromissos e precisam receber” – pontuou.

,.

“Ele é intempestivo e aventureiro”- afirma Zé Minhoca contra autor de ações contra vereadores

No seu discurso, o presidente da Câmara fez diversas críticas ao advogado Dr. André Tadeu, autor de ações judiciais que promoveram não só a redução nos salários, mas um desgaste ainda maior no legislativo local.

“Quero falar de minha indignação e ele, espertamente, entrou com a primeira ação contra os vereadores dessa casa. Os atos que nós realizamos até hoje e os que serão realizados foram estrita, e rigorosamente, dentro da lei. Nenhum deles foi ilícito e é por isso que temos nosso portal da transparência (…). Primamos pela ética e pela responsabilidade. Se não me manifestei antes, foi para resguardar a privacidade de todos os vereadores. Estamos passando por momentos difíceis e tensos, mas é inadmissível que 17 famílias de pessoas integras que são vereadores dessa casa sejam achincalhados por esse aventureiro. Ele fez essas ações deliberadamente só para ganhar dinheiro” – frisou.

.

Ernesto Maia afirma que investigações da Operação Torrentes podem atingir Governo Vieira

“O Estado foi surpreendido com essa Operação Torrentes e vamos falar sobre esse assunto lembrando que essa operação, que é da polícia federal, fala de desvios na ordem de R$ 450 milhões que deveriam ajudar as pessoas vítimas das enchentes na mata sul. Esses recursos foram desviados pela Casa Militar, que é ligada diretamente ao governo de Pernambuco, a época com Eduardo Campos e agora com Paulo Câmara. O que se esqueceram de dizer que uma das pessoas que foram presas é Romero Pontual que, há aproximadamente três anos, fiz uma denúncia que a firma Casa de Farinha tinha vendido merenda a prefeitura, já tinha recebido mais de um milhão de reais. O que se fala que essas firmas envolvidas nessa operação vão passar por uma devassa, inclusive nas prefeituras. A Casa de Farinha caiu e vai atingir também Santa Cruz”

,

Junior Gomes expõe divisão política e “manda recado” a governistas

No seu discurso, o vereador destacou a recente visita do governador Paulo Câmara, que assinou a ordem de serviço para reinício das obras da BR-104.

De forma implícita, Junior fez menção a divisão política no grupo em relação a aqueles que tendem apoiar uma eventual candidatura a governador do ministro Bruno Araújo em oposição a Paulo Câmara.

Na sua defesa ao governador, ele sinalizou investimentos do governo como a duplicação da PE-160, o calçamento de ruas com recursos do FEM, o projeto da cobertura da Central de Feiras e mandou o recado:

“É por isso que continuo com ele, que é o governador que mais investiu em Santa Cruz do Capibaribe até os dias atuais. Eu refresco a memória daqueles que se esquecem como o Batalhão, a melhor Educação do Brasil, a questão do FEM com as ruas pavimentadas… São tantas e tantas ações como a perfuração de poços artesianos na zona rural e também na Casa das Juventudes, que são investimentos desse governo. Vemos uma forma clara, desrespeitosa, de se falar disso ou daquilo em querer esconder as obras desse governador que nós votamos. Espero que todos reconheçam esse trabalho de nosso governador, que é no palanque das esquerdas” – concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores