16
novembro

Cotas raciais em debate


Tema das Cotas Raciais é assunto de debate em Santa Cruz do Capibaribe

 

Cotas RaciaisAs cotas raciais são as reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por “raça” ou etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.

 

Surgidas na índia na década de 1930, as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnico/raciais.

 

Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países.

 

A validade de tais reservas para estudantes negros no Brasil foi votada pelo supremo tribunal federal em 2012 e o STF decidiu, por unanimidade, que as cotas são constitucionais.

 

O assunto é polêmico e não promete deixar de ser, mas afinal: Quais são os principais argumentos a favor e contra o sistema de cotas raciais? Os que os críticos e defensores têm a dizer sobre as cotas?

 

O Instituto Dom Pedro I promoverá um debate sobre o tema no próximo dia 16 de novembro, às 19h, o qual é voltado para os alunos do 9º ano até o 3º ano do ensino médio, pais e visitantes.

 

Os debatedores convidados para discutir o assunto são Rimário Clismério, David Helry Gonçalo, Radamés Barros. Venha participar e engrandecer essa discussão tão importante!

.

Informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores