28
janeiro

Coluna


O tempo passa, mas…

 

Eu estava fazendo um levantamento nos arquivos de alguns blogs da cidade, e me deparei com um super texto do amigo Gustavo Bezerra, publicado no blog Diário da Sulanca, em cinco de fevereiro de 2012, que me levou a reflexão. O texto, quase dois anos depois, continua mais atualizado de que na própria época.

 

Em alguns trechos, Gustavo citava que em conversa com um amigo da imprensa de Araripina, o mesmo o confidenciou que a prefeitura da cidade destina para R$ 70 mil por mês para o time do Araripina. Se levarmos em conta que o Campeonato Pernambucano, entre a montagem de um time e a competição em si, leva algo em torno de cinco meses, a prefeitura desembolsa R$ 350 mil para o time.

 

Na ocasião, Bezerra nos levava a refletir e comparar, em 2012, a ajuda que a prefeitura de Araripina e a de Santa Cruz destinavam aos seus clubes, medindo principalmente as economias das duas cidades e, por fim, com essas comparações perceber se estávamos acomodados, anestesiados e se nossos políticos mereciam placas em homenagem à ajuda ao Ypiranga.

 

Após analisar o texto do amigo Gustavo, percebemos que demos a chance a novos políticos, mas a situação não melhorou. Pelo contrário, dois anos se passaram, dois campeonatos pernambucanos e um brasileiro são disputados, investimentos foram feitos para disputar os campeonatos, as marcas da prefeitura e da Câmara de vereadores continuam no manto sagrado do Ypiranga, mas, segundo informações, repasses financeiros não foram feitos. Por coincidência o Ypiranga amarga uma das piores campanhas de sua história.

 

Não poderia deixar de terminar o texto sem citar um refrão do hino do time de nossa cidade: “Salve, salve o Ypiranga”, pois ainda dá tempo.

 

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.

5 Comentários

  1. Lidio Nunes disse:

    Será que vale realmente a pena investir tanto assim num time de futebol. A copa tá a poucos meses de ser realizada e o povo não está nem aí. Issó porque as pessoas estão mais orientadas e sabem que muito mais importante que investir em futebol é investir em educação. Para o ypiranga ter essa dinheirama toda investida tem que mostrar que dá retorno pra cidade. O unico retorno que existia era passar alguns lances e gols na Globo e nem isso mais o campeonato pernambucano tem. Já ta mais do que na hora de acabar com essa história que prefeitura tem que patrocinar futebol. Ja basta o que a copa está consumindo dos cofres publicos.

  2. Fabio Cavalcante disse:

    Romenick, é por ai mesmo, infelizmente entre todos os times de futebol da primeira divisão do estado, apenas o Ypiranga pena pra receber alguma ajuda, O Salgueiro por exemplo, recebe mensalmente cerca de R$ 50.000,00, disputando ou não campeonato.
    O sr. Lídio acima, talvez não tenha noção do valor do marketing esportivo, este tipo de propaganda voltado ao esporte é o mais fácil de ganhar seguidores, apenas por um motivo, não existe traição de time, o homem muda de religião, muda de esposa, muda cidade, mas nunca muda de time.
    A ligação da prefeitura é importante, se pegarmos os 3 principais jornais dos últimos 5 anos, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em 90% de matérias é vinculada ao Ypiranga.
    É necessário uma ajuda constante, não se faz futebol do dia para noite, uma ajuda prefeitura ou outros patrocinadores, por um período de forma constante dará um retorno considerável.
    A prefeitura pode dar esta ajuda e em contrapartida, por exemplo, disputar campeonatos de futebol de base nas dependênncias do Ypiranga, ajuda a tirar a molecada da rua e ainda poderia ajudar a revelar jogadores para o Ypiranga.
    Fica a dica.

  3. fabio disse:

    o ypiranga e patrimônio da cidade, e lazer as quartas e domingos, divulga a cidade, este comentário acima……..que nada haver hein rapaz. Salve o ypiranga pq o mesmo merece.

  4. Thiago disse:

    Concordo completamente Romenick. Quanto custa uma propaganda de 30 segundos na Globo? E em horário nobre? Agora imaginem 2h de Santa Cruz logo após a novela coma transmissão de um jogo? Ou 2h num domingo a tarde? Quanto não custaria. Chegando em uma semifinal como ano passado, quanto a nossa cidade não foi divulgada? Regionalmente e nacionalmente. Não há maneira mais barata que fazer propaganda que através de futebol. Quando decidimos o turno em 2006, o Ypiranga divulgou Santa Cruz de graça pra todo o país. Olha o salgueiro. Fora o lazer que proporciona a população. Uma participação numa Copa do Nordeste divulga ainda mais. Ou seja, é rentável sim, mas precisa de investimentos maiores. Fora que isso é um investimento em esportes e num patrimônio que até mais antigo que a cidade.

  5. José Pereira disse:

    Muito bem lembrado este artigo. O retorno que o Ypiranga dá a Santa Cruz parece que não vale mais nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores