28
agosto

Coluna


As curtinhas do Romenyck Stiffen

 

Reajuste – No dia 24/07, trouxemos em primeira mão a curtinha com o título “Reajuste”, na mesma afirmava que “alguns vereadores de situação e suplentes, que assumiram mandatos nessa legislatura, poderão precisar mudar de partidos dentro da própria coligação, simplesmente para se ajustar ao Chapão Boca-preta”.

 

O Chapão – Ainda trouxemos que não era segredo para ninguém que o grupo Boca-preta terá um Chapão e, no mínimo, uma chapinha de candidatos a vereadores em 2016. O projeto faz parte de uma estratégia do prefeito Edson Vieira na tentativa de conquistar o maior número de vagas no Legislativo.

 

Chapinha não – Afirmamos ainda que, segundo informações de bastidores e confirmado por alguns parlamentares da ala de Situação, é dado como certo que os vereadores e suplentes que assumiram mandatos nessa legislatura não poderão fazer parte da chapinha ou das chapinhas, mas sim do Chapão.

 

Confirmando – O processo de adequação de partidos iniciou e a Secretária de Articulação Política, Jessyca Cavalcanti, foi a primeira a migrar para um partido que estará no denominado chapão. A mesma saiu do PTC e foi para o PSDB.

 

Tem mais – Essa mudança não se restringe ao nome de Jessyca. Ronaldo Pacas (PSDC), Pipoca (PMN) e Luciano Bezerra (PSDC), que disputaram as últimas eleições na chapinha, se não estão em partidos que irão compor o chapão, deverão migrar até o final de setembro para um que esteja.

 

Renovação – O chapão e a chapinha Boca Preta é garantia de uma renovação nos nomes do grupo as vagas no parlamento municipal. Nessa conjuntura, podemos dar como certa a saída de alguns nomes que hoje se encontram com mandato.

 

Um chapão – Já no grupo denominado Taboquinha, informações de bastidores apontam que o grupo irá com apenas um chapão. Até o momento, na ponta do lápis, o número de pré-candidatos e partidos ainda são limitados.

 

Vagas – Se faltam vagas para o atual quadro de vereadores do grupo Boca-preta nas eleições de 2016, no grupo Taboquinha abrirão duas. Isso depende se, nas convenções, os nomes de Fernando Aragão e Galego de Mourinha se concretizarem na chapa majoritária.

 

Inevitável: – Analisando e confirmando a conjuntura acima citada, observaremos que é inevitável a renovação na câmara de vereadores. Podemos arriscar que teremos algo próximo dos 40% de “caras novas” na próxima legislatura. Contudo, se a renovação é saudável, mais saudável ainda é escolher políticos qualificados para nos representar.

 

Alerta – No entanto, dou um alerta aos vereadores, suplentes e pré-candidatos.  Incentivem a população a fazer a biometria ou correrão o risco de ver as vagas de vereadores serem reduzidas em 2016, o que iria piorar as pretensões de muita gente.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

 

Um Comentário

  1. Everson de Oliveira disse:

    Prezado, o alerta que você faz é importante no que se refere a participação das pessoas na vida política do Município. Porém não se tem o risco de diminuição de vagas na Câmara por conta da diminuição de eleitores. O número de vereadores se relaciona com o número de habitantes e não com o número de eleitores. Independentemente de quantos fizerem o recadastramento biométrico não haverá, necessariamente, diminuição de vagas na Câmara.
    Mas, que todos se recadastrem…
    Parabéns pela coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores