19
novembro

Campanha solidária busca auxiliar doentes com sintomas de virose


Surto de virose – Hospital Municipal no limite

Grupo de amigos inicia campanha para amenizar agonia de doentes que passam horas na fila em busca de atendimento

 

Noite foi marcada por mais um dia de longas filas de doentes em busca de atendimento - Fotos: Thonny Hill

Noite foi marcada por mais um dia de longas filas de doentes em busca de atendimento – Fotos: Thonny Hill

A noite de quarta-feira (18) foi marcada por mais um dia de superlotação do Hospital Municipal, onde centenas de pessoas, a maioria delas acometidas pelos sintomas associados ao surto de virose, foram a busca de atendimento médico.

 

Até o fechamento do plantão de 24 horas, foram registrados mais de 460 atendimentos já haviam sido registrados.

 

Na tentativa de amenizar a agonia dos doentes, que ficam diversas horas na fila da unidade de saúde, um grupo de amigos se dispôs, de maneira voluntária, a realizar uma campanha para arrecadação de donativos e estimular o trabalho voluntário de pessoas em horários de pico no hospital.

.

Tendas e cadeiras a mais já foram colocadas como forma de diminuir agonia na fila de espera, que pode ultrapassar quatro horas

Tendas e cadeiras a mais já foram colocadas como forma de diminuir agonia na fila de espera, que pode ultrapassar quatro horas

.

20151118_200035.

20151118_195949.

20151118_200004..

Uma dessas voluntárias é Tarssia Moreira, que ao sair de seu horário de expediente, foi até a unidade de saúde para auxiliar na campanha.

 

De acordo com ela, qualquer cidadão do município pode ajudar com doações e também se disponibilizando a permanecer o máximo de tempo na unidade, prestando algum auxílio aos doentes.

 

“Contamos com o máximo de pessoas que puderem também ficar aqui, disponibilizar um pouco de seu tempo. Sabemos que todo mundo é ocupado, que cada um tem seus afazeres, mas se cada um puder fazer sua parte, nem que seja por meia hora ajudando, dando uma palavra de conforto, entregar água nesses horários mais críticos… Tudo vale. Começamos isso hoje, mas percebemos que os horários mais críticos é de das 11h e 14h e das 17h às 20h. Foram esses períodos que percebemos que tem mais gente a procura do atendimento” – disse.

Estagiários do curso de Técnico de enfermagem do CESAC também estiveram presentes na unidade, sendo supervisionados por uma enfermeira e dado suporte aos atendimentos do lado de fora e dentro da unidade.

 

Já a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, afirmou que o Poder Público irá colaborar com a campanha e que, além dela, cinco profissionais ligados a cada uma das secretarias do município serão convocados para auxiliar os trabalhos, em forma de rodízio.

 

“Vamos pedir apoio das secretarias para que eles nos mandem alguém como voluntários, em horários que não estão trabalhando, para fazermos o rodízio e estar sempre alguém aqui dando apoio, acolhendo aquelas pessoas, vendo o que está faltando porque, às vezes, tem pessoas que chegam aqui e aqui ficam. Nem lá dentro (do hospital) vão porque não tem mais forças” – disse.

 

Alessandra frisou que esses itens não faltam na unidade, mas quanto aos lençóis e travesseiros, a necessidade de doação é porque a lavanderia da unidade não está dando conta da grande demanda.

.

Doações de alimentos simples já começaram a chegar

Doações de alimentos simples já começaram a chegar

.

Na imagem, dois homens trazem dois botijões de 20 litros de água mineral.

Na imagem, dois homens trazem dois botijões de 20 litros de água mineral.

Hospital deve receber 02 médicos dos PSFs em sistema de rodízio

 

Ainda de acordo com Alessandra, médicos que atual nos PSFs do município devem ser convocados para atuar em sistema de rodízio, de modo a aumentar a quantidade de médicos no Hospital.

 

“Ainda essa semana, vamos fazer um rodízio com os médicos do PSFs para que venham aqui dar uma força. Vai ter momentos que o hospital estará com quatro médicos atendendo para que a gente possa diminuir o fluxo daqueles que estão esperando” – disse.

 

Entre as doações, itens simples podem levados pela população até a tenda instalada na praça do lado de fora da unidade.

 

Confira os itens que podem ser doados:

 

  • Água Mineral (de preferência em copinhos descartáveis pela facilidade de manuseio, mas pode ser de qualquer outra embalagem fechada)
  • Descartáveis como copos plásticos e papel filme utilizado para embalar alimentos
  • Frutas como maçã, banana e laranja-cravo
  • Sacos de lixo
  • Bolachas tipo agua e sal
  • Travesseiros e lençóis lisos de cor clara
  • Pacotes de chá de camomila e erva-doce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores