20
janeiro

Ausência de delegados


Baixo efetivo na Polícia Judiciária preocupa Associação dos Delegados de Pernambuco

Fotos: Thonny Hill

A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) vem manifestando preocupação com a quantidade de vagas não ocupadas de delegados no estado. Segundo a associação, somente 50% das vagas de delegados estão preenchidas, o que não representa um avanço significativo em relação a 2006 quando foi criado o Pacto Pela Vida, na época o déficit era de 53%.

 

Há cinco anos não foram realizados concursos públicos para preenchimento das vagas abertas, fazendo com que um delegado tenha que responder por vários municípios.

 

O delegado regional aposentado, Jalmirez Arruda, afirma que o fato é preocupante, inclusive com Pernambuco figurando entre os cinco estados com o pior salário da categoria.

 

.

“Ao longo das últimas décadas não tivemos um déficit tão grande como atualmente. Estamos com metade das vagas de delegados de polícia do estado ocupadas. Mesmo assim parte dos que estão trabalhando estão na parte burocrática. Aí vem o déficit de inúmeras delegacias sem delegados em Pernambuco. Das 1.200 vagas criadas, menos de 600 estão ocupadas […] Hoje estamos entre os cinco piores salários do Brasil. Já estivemos entre os cinco melhores” disse.

 

.

Jalmirez ainda acredita que será difícil um governador resolver os problemas dos delegados já que o atual gestor termina um mandato reeleito e o próximo governador, João Lira Neto (PDT),  terá um mandato “tampão” de menos de um ano de administração. Ou seja, a Polícia Judiciária está à beira de um colapso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores