O atraso no processo de licitação para os terminais de contêineres, de granéis sólidos de Cocaia, de trigo e de veículos de Suape, que juntos somam cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos públicos e privados, levou o líder do Democratas, Mendonça Filho, a pedir a convocação do ministro Antonio Henrique Pinheiro Silveira, da Secretaria de Portos, para explicar os atrasos na realização de processos licitatórios para o arrendamento de portos ao setor privado em todo o País.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou hoje o requerimento de Mendonça Filho que será estendido ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Pova. “Essa lentidão que está atrasando projetos estratégicos em todo o País e, em especial, no Porto de Suape, não é surpresa. Alertei, na época, que estava sendo cometido um equívoco, que iria atrasar o desenvovimento do País”, lembrou.
Mendonça Filho foi um dos parlamentares mais atuantes no sentido de mudar pontos da MP dos Portos, considerados prejudiciais à competitividade no setor, como a centralização das licitações. “O governo federal desorganizou o setor portuário após a aprovação da MP dos Portos, que centralizou as decisões relacionadas aos portos da União na Antaq e isso vem atrasando decisões importantes no desenvolvimento do setor”, afirmou o parlamentar.
No requerimento, Mendonça Filho argumenta que a aprovação da MP dos Portos resultou em atrasos que prejudicam as exportações de todo o pais e em especial de Pernambuco. “Sempre tivemos orgulho da eficiência do Porto de Suape, um dos mais bem equipados do país, mas que agora está subjugado a essa política centralizadora e incompetente do governo federal que atrasa licitações, projetos e todo o desenvolvimento da região”, criticou o líder durante sessão de hoje na Comissão de Fiscalização.
A princípio, o Requerimento 654/14, de autoria de Mendonça Filho, pedia a convocação do ministro, termo substituído por “convite” após acordo do governo que se comprometeu a marcar uma data próxima para a realização da audiência pública. Principal porto do Nordeste vem acumulando atrasos em melhorias importantes para sua estrutura de funcionamento.
Informações da Assessoria.