25
abril

Resumo da Câmara


Vânio Vieira destaca calçamentos no bairro da Palestina

 

Primeiro a usar a tribuna, o vereador tucano destacou obras de calçamento realizadas no bairro da Palestina, com recursos do FEM.

 

Vânio (PSDB) também aproveitou para solicitar que uma operação tapa-buracos seja feita naquele bairro, para amenizar o desgaste dos calçamentos, especialmente durante os períodos de chuvas.

 

Em seguida, o vereador também solicitou para que os tonéis de concreto, que são usado soar sinalizar áreas que estão isoladas após obras, recebam sinalização luminosa para evitar acidentes com motoristas e pedestres.

 

“Sinalizados esses tambores colocados nas ruas, iremos finalizar com esses problemas”, pontuou.

 

 

Narah Leandro destaca novo curso superior que será ministrado no polo da Universidade Aberta do Brasil

 

A vereadora socialista destacou o novo curso a distância que será implantado no polo da Universidade Aberta do Brasil, na Escola Padre Zuzinha.

 

Narah (PSB) se referiu ao curso a distância de Pedagogia, onde serão ofertadas 50 vagas no município, em parceria com a UPE.

 

“Com 250 alunos inscritos e já assistindo aulas em nosso Polo, que funciona na Escola Padre Zuzinha, nós estamos recebendo mais um curso, um vestibular estadual e, sendo selecionadas, vão fazer esse curso totalmente gratuito e certificado pela Universidade Estadual de Pernambuco”, frisou.

 

As inscrições, que podem ser feitas apenas pela internet, poderão ser feitas até o dia 07 de maio.

 

Ronaldo Pacas fala das reformas do Hospital Municipal, chegada de médicos e críticas aos vereadores sobre a PE-160

 

Três pontos foram destaques no discurso do vereador. No primeiro, Ronaldo Pacas (PSDC) falou sobre o atraso no cronograma das reformas que estão sendo realizadas no Hospital Municipal.

 

O vereador citou que fez uma visita ao local juntamente com Galego de Mourinha ((PTB) e Carlinhos da Cohab (PSL), todos membros da Comissão de Obras da Câmara, e frisou sua expectativa que o novo prazo para a finalização das reformas seja concluído.

 

No segundo, o vereador destacou a chegada de mais oito profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que serão destinados a PSFs da rede municipal de saúde.

 

Em seguida, Ronaldo falou sobre as críticas recebidas pelos colegas em relação a PE-160, quanto a cobranças por ações que melhorem as condições daquela pista.

 

De acordo com Ronaldo, as críticas feiras aos parlamentares são injustas já que, segundo ele, diversas cobranças estão sendo feitas e enfatizou sua esperança no início das obras de duplicação, marcadas para o início do mês de maio.

 

“Eu acredito que essa obra deve sair o mais rápido possível”, destacou.

 

Ernesto Maia denuncia desvio de funções da Guarda Municipal e fala de adesões a pré-candidatura de Armando Monteiro

 

Dois pontos mereceram destaque no discurso do líder da Oposição. O primeiro deles foi a denúncia de um suposto desvio de funções de Guardas Municipais que teriam prestado assistência como seguranças da loja de chocolates Cacau Show.

 

Algumas fotos circularam no facebook denunciando a suposta prática, já que a loja em questão pertence a Roberto Soares, um dos secretários da atual gestão, estaria superlotada em virtude do feriado de páscoa e a Guarda teria sido solicitada para por ordem a situação, ficando lá por mais de duas horas.

 

Ernesto (PSL) citou que esperava que a Prefeitura Municipal se posicionasse sobre a denúncia, fato que, segundo o vereador, não foi feito.

 

Em um pedido de aparte, a vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC) desqualificou as denúncias, citando que os guardas estariam na loja para comprar ovos de páscoa.

 

Ernesto rebateu a situacionista, citando que ela deveria ter vergonha em defender o governo dessa forma, mesmo tendo imagens que, segundo ele, mostrariam o desvio de funções.

 

“não se rebaixe a esse tipo de situação vereadora”, disse Ernesto.

 

Por fim, o vereador enfatizou novos apoios em Jataúba a pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB) por lideranças ligadas ao grupo de Mamão, que fazem parte da Oposição daquele município.

 

Junior Gomes destaca obras de calçamento da Rua Mãezinha Félix e chegada de novos médicos

 

.

Dois pontos foram destaque no discurso do socialista Junior Gomes (PSB). O primeiro deles foi a chegada, prevista para hoje, de novos médicos através do programa Mais Médicos, do Governo Federal.

 

Os médicos deverão ser destinados a PSFs da rede municipal de saúde. “Temos a possibilidade de melhorar a saúde de nosso município”, frisou.

 

No segundo ponto, Junior enfatizou a sua ida ao Bairro São Jorge, para acompanhar como estão os trabalhos de pavimentação da Rua Mãezinha Felix, obra que está sendo realizada em parceria com a Câmara, Prefeitura e moradores.

 

De acordo com O vereador, mais de 50% das obras de calçamento daquela rua já foram concluídos, projeto que passou em branco durante várias gestões.

 

Fernando Aragão volta a cobrar mobilização para pressionar o DER a dar andamento na duplicação da PE-160

 

Dois pontos foram destaque no discurso de Fernando (PROS). No primeiro, o vereador parabenizou a presidente Dilma Rousseff (PT) pela chegada dos oito profissionais ao município, pelo programa Mais Médicos.

 

“Ela está de parabéns por ter quebrado essa barreira”, frisou.

 

No segundo ponto, o vereador destacou as críticas recebidas quanto ao posicionamento dos mesmos em relação a cobranças por melhorias na PE-160.

 

Fernando citou que as cobranças são feitas, mas que, na maioria das vezes, os pedidos dos vereadores não são atendidos e o papel dos mesmos é desvalorizado na esfera política, sendo apenas relembrados em período eleitoral.

 

O vereador voltou a cobrar para que todos possam ir a sede do DER para cobrar mais atenção do governo do estado em prol de melhorias para a referida via.

 

“Todos os anos, toda vez que chega perto dessa bendita Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, se faz o recalcamento integral da pista de Caruaru a entrada de Fazenda Nova e o resto é matando gente”, desabafou.

 

Por fim, Fernando fez duras críticas ao pré-candidato a presidência, Eduardo Campos (PSB), citando que, antes de ser eleito governador, o político estava ao lado dos vereadores e recebeu o apoio do próprio Fernando, mas que depois disso, nem o recebia em seu gabinete.

 

“Aquele que eu disse que era parecido com Miguel Arraes, foi a maior decepção que já vi, ele que se chama Eduardo Campos”, frisou.

 

Helinho fala de sua indicação a presidência do PTB em Santa Cruz do Capibaribe

 

Confirmando as informações de bastidores, o vereador petebista enfatizou a sua indicação para presidir a sigla aqui em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A informação correu em bastidores durante toda a semana, confirmando a saída de Dr. Nanau (PTB) do comando da legenda do município.

 

“Para mim, é uma honra presidir essa sigla tão importante, uma sigla que elegeu cinco vereadores em Santa Cruz do Capibaribe, um partido que tem voz ativa no município”.

 

O vereador também aproveitou para confiar uma nova reunião com os Correios na cobrança por melhorias na prestação dos serviços e também a COMPESA, para que preste novos esclarecimentos sobre a vazão de água que está sendo destinada para Santa Cruz.

Dida de Nan denuncia falta de vagas no cemitério de Poço Fundo e de infraestrutura no do Sítio Cacimba de Baixo

 

O líder do governo trouxe uma grave denúncia na tribuna: a falta de vagas para o cemitério presente na Vila de Poço Fundo.

 

De acordo com o vereador tucano, foi realizada uma visita dele juntamente com o prefeito Edson Vieira (PSDB) para que fosse viabilizada uma solução para o problema, mas que ressalta na dificuldade da falta de áreas para expansão naquela localidade.

 

Dida também destacou que problemas estruturais estão acontecendo também no cemitério Cacimba de Baixo, não na falta de vagas, mas de iluminação e de uma maior passagem para os cortejos nas proximidades, assim como solicitou que melhorias sejam realizadas nas estradas vicinais da zona rural.

 

O vereador aproveitou para criticar o programa Oposição em Ação, citando que os vereadores Carlinhos, Ernesto e Deomedes seriam covardes na sua forma de conduzir o programa, incluindo o fato de tentarem, segundo ele, jogar seu nome contra a população.

 

Jessyca Cavalcanti parte para o ataque e afirma que José Augusto Maia é o grande traidor na política municipal

 

No seu discurso, a vereadora falou sobra a realização, de um ato simbólico para a próxima semana, sobre a conclusão dos trabalhos de calçamento da Avenida Brasil, que fica em frente a escola estadual Dr. Adilson.

 

A vereadora também destacou que sua solicitação ao governo municipais, para que a fiscalização dos caminhões-pipa, que destinam água para o município, foi atendida pelo poder municipal.

 

Em seguida, a vereadora voltou ao seu discurso corriqueiro de ataque ao deputado federal Jose Augusto Maia (PROS).

 

“O grande traidor da política de Santa Cruz deu as costas a Miguel Arraes. Depois disso traiu o ex-prefeito Aragãozinho, dizendo que, como vice-prefeito teria trabalhado mais que o próprio gestor. Anos depois descumpriu um acordo político e traiu o hoje prefeito Edson Vieira. Conseguiu fazer um sucessor, mas o que foi que fez… Quando Toinho era prefeito, colocou um governo paralelo para atrapalhar seu sucessor. Acabando pouco, em 2010 o traidor fez como vítima Diogo Moraes, trazendo Cecílio Galvão para ser votado em Santa Cruz”.

 

Jessyca também citou que o deputado traiu Ernesto, Fernando e Nanau, citando as eleições de 2012 em que os três eram apontados como pré-candidatos ao governo municipal, cargo que fora ocupado por Zé Augusto, sendo derrotado.

 

Deomedes Brito apresenta voto de repúdio ao ator global Juliano Cazarré

 

.

No ponto mais forte do discurso do petista, Deomedes falou sobre a polêmica envolvendo o ator global Juliano Cazarré.

 

O ator, que fez uma breve passagem ao município para gravar cenas de seu próximo filme, ironizou, no instagram, sobre a qualidade de uma blusa comprada no Moda Center, rebaixando a confecção local.

 

“Quero fazer esse voto de repúdio, de maneira verbal, para que seja enviado a Globo para que ela respeite o povo de Santa Cruz do Capibaribe. Não é um moleque baixo como esse que pode fazer isso”.

 

Em seguida, Deomedes falou sobre a chegada de novos profissionais médicos pelo programa Mais Médicos do governo federal e aproveitou para cobrar onde estão sendo usadas as máquinas do Pac 2 que, segundo ele, não estão realizando as melhorias nas estradas e em outros locais tanto na zona urbana como rural.

 

Zé Minhoca dispara duras críticas ao PT

 

 

 

No seu discurso, o vereador tucano fez duras críticas ao Partido dos Trabalhadores.

 

Zé Minhoca (PSDB) citou os recentes escândalos em que o partido está envolvido, fazendo uma trajetória desde a morte do prefeito Celso Daniel, a escândalos como o mensalão e da construtora Delta, dos bingos e das ambulâncias superfaturadas, que fixou conhecido como escândalo das sanguessugas.

 

“O PT estuprou a minha geração e agora está afundando o Brasil. Os jovens de minha geração acreditavam no PT, que lamentavelmente com o passar do tempo mudou e se transformou nisso que temos visto hoje em dia”, frisou.

 

 .

 .

Zé Elias destaca requerimentos solicitando calçamentos e consertos da iluminação pública

 

No seu discurso, o vereador Zé Elias destacou que tem recebido diverso telefonemas de parte da população, que alerta sobre saneamentos estourados, buracos nas vias a outras problemas de infra-estrutura no município.

 

Zé Elias (PTB) falou sobre sua visita a algumas localidade do município como o Bairro Jaçanã, sobre calçamento que se danificaram em duas ruas, citando que já falou com o departamento competente para que os reparos sejam realizados, inclusive a limpeza daquela localidade.

 

O vereador citou de um requerimento que solicita o calçamento da Rua Osvaldo Rabelo que, caso seja atendido pelo poder municipal, será realizado em regime de parceria governo/moradores.

 

O vereador aproveitou para destacar novos pedidos para calçamento de ruas e conserto na iluminação pública de outras localidades, assim como agradeceu pela realização da limpeza da área provisória do Calçadão.

 

Galego de Mourinha repete discurso de indignação com a situação calamitosa da PE-160

 

O vereador petebista destacou dois pontos em seu discurso. No primeiro dele, Galego de Mourinha (PTB) enfatizou o projeto de seu grupo político que será realizado em várias cidades do estado, Pernambuco 14, nos moldes similares ao Agenda 40, feito pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB).

 

O projeto serve para firmar as bases eleitorais e conseguir novos apoios em torno da pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB).

 

Em seguida, Galego de Mourinha destacou os problemas na PE-160 e as críticas recebidas pela classe política pela lentidão da execução do projeto de duplicação, que se arrasta em promessas ao longo de quase oito anos.

 

“Ate quando eles vão levar esse projeto de duplicação?! Eles vão levar isso até a eleição, vão dizer que vão duplicar e aí eu pergunto: quando?! A partir de janeiro, quando Armando for prefeito, vamos cobrar essa duplicação”.

 

Zezin Buxin faz discurso de críticas a paixão política presente em Santa Cruz do Capibaribe

 

No seu discurso, o líder da bancada de situação proferiu críticas a presença da paixonites política pré sete em boa parte da população.

 

Zezin especificou que essa paixão política, na maioria das vezes, vem acompanhada de desconhecimento do que é a política, mas sim de paixão partidária por si só é que, segundo ele, prejudica o município.

 

Outro ponto tocado pelo parlamentar é a questão do respeito para com os colegas. De acordo com ele, as palavras e atitudes usadas na tribuna devem ser pensadas, já que, quando o discurso chega a esfera estadual e nacional, alianças poderiam ser feitas justamente com os políticos que são alvos de críticas anteriores.

 

Afrânio Marques expõe dados sobre situação critica e problemas no abastecimento feitos pela COMPESA

 

No principal ponto de seu discurso, o vereador situacionista apresentou dados alarmantes sobre a situação de abastecimento de água no município.

 

De acordo com o vereador, um questionário com oito perguntas foi enviado a COMPESA, que tratam de vários pontos, entre elas a porcentagem de domicílios que são abastecidos com água no município, os bairros que estão sem abastecimento, entre outros pontos.

 

De acordo com o que foi exposto pelo vereador, 60% de Santa Cruz do Capibaribe encontra-se atendida, de alguma forma, pela COMPESA e que o restante, que não é contemplada, está na faixa de bairros mais carentes do município, como a Palestina e o Santo Agostinho.

 

Outro ponto do questionário que já foi repassado ao ministério público, fala sobre as contas de água que chegam a essas residências que não recebem água.

 

O vereador fez uma convocatória a população para que as pessoas que não recebem água ah mais de 60 dias e que ainda estar recebendo as contas, se dirijam a câmara de vereadores para que essa cobra seja anexada para que possa ser aberta uma ação civil publica contra a empresa fornecedora, de modo a que essas contas sejam anuladas.

 

Klemerson “Pipoca” destaca Semana de Direitos Humanos que está sendo realizada em Santa Cruz do Capibaribe

 

No seu discurso, o vereador citou as ações que estão sendo desempenhadas, em Santa Cruz do Capibaribe, através do governo estadual, que resultam na Semana de Direitos Humanos.

 

Em seguida, o vereador enfatizou um projeto de lei de sua autoria, que beneficia o uso de bicicletas ao invés de carros como transporte para a população. Para atestar que essa leu está em funcionamento, Pipoca destacou a Rua Raimundo Francelino Aragão, que está sendo utilizada, todas as noites, para a prática de atividades de lazer, incluindo o ciclismo.

 

Por fim, o vereador destacou também a sua visita na escola Antonio Gomes, que sediou um campeonato de futebol, com o apoio da prefeitura municipal.

 ,

.

 

Carlinhos da Cohab fala sobre adesões em Jataúba para prestar apoio ao pré-candidatura de Armando Monteiro

No seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL), destacou os novos apoios que foram conseguidos por Armando Monteiro na cidade de Jataúba.

 

De acordo com vereador, diversas lideranças ligadas ao candidato derrotado nas ótimas lições, Mamão, que integram o grupo de oposição local, anunciaram seu apoio  seu apoio a pré-candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) na disputa as eleições para governo estadual deste ano.

 

“O Agreste pernambucano, o Polo de Confecções está dando um não ao governador Eduardo Campos e ao seu candidato Paulo Câmara. Mamão, líder político de Jataúba anunciará apoio a Armando Monteiro, que será, se Deus quiser, um governador comprometido com o povo de nossa região”, frisou.

 

2 Comentários

  1. afonso san victor disse:

    GOSTARIA DE SABER EM QUE É RELEVANTE PARA A SOCIEDADE EM GERAL, A DISCUSSÃO DE APOIOS A PRÉ CANDIDATOS?????
    E SERIA SE VOCÊS FALASSEM O QUANTO ESTÃO GANHANDO PARA APOIAR E PAGANDO PARA RECEBER APOIOS.
    SÓ ASSIM SABERÍAMOS ONDE PARTE DO NOSSO DINHEIRO ESTÁ SENDO INVESTIDO.

    1. afonso san victor disse:

      ESTOU ME REFERINDO A DISCUSSÃO EM UM PLENÁRIO DE CÂMARA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores