10
fevereiro

O desenrolar de mais uma polêmica


Guardas Municipais estão suspensos, afirma prefeito

 

A imagem mostra sete dos oito GCMs que foram suspensos. Foto: Fernando Lagosta (Arquivo).

Em entrevista concedida por telefone no programa “Nordeste em Foco”, veiculado pela Rádio Vale AM, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), falou sobre a polêmica envolvendo a prefeitura e a Guarda Municipal.

 

O episódio ganhou repercussão na última quinta-feira (06) quando alguns membros da Guarda se recusaram a permanecer no trailer de apoio da prefeitura, instalado na “Cracolândia”.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Audiélio dos Santos (um dos que também receberam a suspensão), a ordem de permanência no local foi descumprida, segundo ele, pelo fato dos guardas não trabalharem armados e também por não possuírem coletes a prova de balas, o que seria um risco devido aos índices de violência do local.

 

Na ocasião, os envolvidos também foram impedidos de dormir na base presente na Sispol.

 

Durante o programa, o prefeito citou que todos os que recusaram as ordens de permanência no trailer, no total de oito, estão suspensos, preventivamente, por 30 dias e justificou, segundo ele, os motivos da decisão.

“Para nossa surpresa, os guardas que estavam na programação daquela noite se recusaram a trabalhar dizendo que estavam com a vida em risco. Oras?! Ali é uma ação preventiva, junto com a polícia militar, e na guarda, ninguém iria fazer trabalho de polícia, porque ali é um trabalho de convencimento, de diálogo e de prevenir. E ai, naquelas redondezas tem o patrimônio público e eles se recusaram a participar”.

De acordo como prefeito, o caso será acompanhado pelo poder municipal e, dependendo do que for apurado, a suspensão preventiva pode ser prorrogada por mais 30 dias.

18 Comentários

  1. Lidio Nunes disse:

    Essa é boa. Guardas se recusam a fazer plantão para dormir no Sispol. Suspender é pouco, tem é que banir da guarda.

    1. JOÃO CARLOS disse:

      Caro Lídio, concordo 100% e ainda completo Prefeito & Deputo Estadual que NÃO quer a CPI KMC… Também deve ser banido. Certo!

    2. José Queiroz disse:

      você está mal informado,não houve nenhuma recusa que seja de suas competências,pra poder dormir, apenas a recusa foi de ir pra o trailler,pelo que vimos em todos meios de comunicação,ficaram esperando as ordens pra cumprir em outros locais que são de competência deles;Escolas, academia das cidades,praça de alimentação,prefeitura,entre outros,a expressão “DORMIR”,foi usada apenas como uma colocação,onde não poderiam passar a noite no prédio,porque todos tem direito a seu descanso, está previsto em lei,quem cumpre regime de plantão tem seu momento de descanso,iam fazer isso quando chegassem suas horas de descansar.Estou vendo que você é mais um desses que só pensam em defender a gestão do momento, procure agir pelas coisas certas e não pra defender aqueles que querem passar uma mal imagem daqueles que fazem de tudo pra que o município seja melhor,mais sem reconhecimento/investimento fica complicado de fazer um bom trabalho.Pra vocês ver que as coisas não são feitas por igual a todos os GMs,os que fizeram a recusa no 1º dia já estão suspensos,depois teve alguns que se recusaram a ficar no trailler e o COMENDANTE MARTINS mandou eles fazer rondas nos prédios públicos,então porque não fez a mesma coisa com os outros?a resposta está muito fácil,muitos ali tem rabo preso com COMANDANTE e SECRETÁRIOS.Tem mais ainda, existe pessoas da equipe de segurança particular de um dos SUPERVISORES da GM que sempre passam a noite no alojamentos dos GUARDAS,onde ficam seus materiais de trabalho,coisas pessoais,entre outras coisas particulares,então fica a pergunta,porque os SEGURANÇAS que são desconhecidos podem e os GMs que são efetivos não??

      1. martins disse:

        acho que o senhor esta mal informado caro amigo vou notificar a todos e inclusive meu primo que é guarda municipal e é mesmo que um irmão pra mim tambem esta suspenço preventivamente por tanto companheiro procure se manter informado,se não vai ser sempre assim sem assunto.

  2. ivo aragão leandro disse:

    funcionários público que não cumprir com suas devidas funções tem que ser demitido. seja quem for. guarda , professor, medico, enfermeiro e ETC.

    1. JOÃO CARLOS disse:

      Caro Ivo, concordo 100% e ainda completo Prefeito que NÃO quer a CPI KMC… Também deve ser banido. Certo!

      1. martins disse:

        não estou mais entendendo? o assunto é melhoria pra guarda ou politicagem. sei não!!!

    2. José Queiroz disse:

      Você está certo senhor Ivo Aragão,aqueles que não cumprirem com suas devidas obrigações/funções tem que ser demitido.Mais como você é um cidadão alienado e leigo,naquela localidade não é obrigação e nem competência da GUARDA,leia o art.144 da Constituição Federal e tire suas dúvidas quanto a seu comentário,se fizer,ficará sabendo o que competência da GUARDA,aí poderá expor seus comentários….Deus te ilumine.

  3. audielio disse:

    Sr. prefeito o senhor esta equivocado quando diz que oito guadas se recusarão a permanecer no trailer fazendo papel de policia, na verdade foram 18 guardas e a administração só suspendeu 12. sera que toda a guarda esta errada sr prefeito? sera que o papel da GCM é combater o trafico, sem equipamentos necessário?
    Sr. somos pais de familia e nao temos vida de video game.

    1. adriano lima disse:

      Senhor Audiélio,não conheço você,mais vejo o quanto está lutando,vi seus comentários nos blogs e entrevistas nas rádios,a princípio também achei que os Guardas era pra ser punidos,porque desobedeceram algumas ordens,mais comecei a pesquisar sobre o que deve fazer a Guarda,porque tenho muita vontade de fazer parte,acho muito bonito o trabalho de vocês,ouvi dizer que vai ter concursos,depois me responda se vai ter?voltando ao assunto,após começar a pesquisar sobre a Guarda eu vi que no local que foi botado o trailer não é pra eles estarem,ali tem que ser com a polícia,pois encontram-se armadas e equipadas,acabei de ver nesse mesmo blog que foi preso nas proximidades da cracolândia um traficante de drogas,ele foi pego pela PM que está armada,imagina se a Guarda se depara com esse cara e ele está armado,o que será que ia acontecer com eles?fica a pergunta.Gostei dessa de VIDA DE VÍDEO GAME,parece que algumas pessoas que trabalham na guarda pensam que podem da GAME OVER e depois voltar ao jogo normal.Para aqueles que estão lá e não sabem o que é sua função,leiam esse link: https://www.goiania.go.gov.br/shtml/guarda/direitosedeveres.shtml

  4. MARCELO disse:

    O prefeito está certíssimo! Precisa continuar assim… e colocar para fora outros funcionários que fazem corpo mole, pois o que mais tem é funcionário querendo apenas o dinheirinho no mês, mas trabalhar que é mais do que a obrigação, isso não fazem. Bote pegado, Edson! Mostre pra que você veio!

  5. Laurindo disse:

    Abuso de poder isso é o que tá acontecendo. Quando o prefeito quiser abrir os olhos pra o que de fato vem acontecendo naquela secretaria pode ser tarde demais. Vcs não tem noção das atrocidades que ali existe. Solidário aos companheiros de farda.

  6. Jorge Mello disse:

    Prefeito, sou testemunha de que no sábado a tarde, por várias horas eu passei conversando com os GMs no local, e em nenhum momento a PM se fez presente no período da tarde. Na verdade, veio chegar ao local às 23:20h com um efetivo de 9 homens. Se o local não é perigoso, pra que precisa a PM armada com 9 homens? E por outro lado, o Mercado público fica a mais de 150 metros do local em que o trailer foi colocado, inclusive, roubando energia da CELPE, já que não existe medidor de energia no trailer. Sou a favor que coloque os GMs. no Mercado de Farinha, pois lá sim é Prédio Público, ou vc quer dizer que o patrimônio a qual eles devem proteger é o Trailer ladrão de energia? Quem precisa de proteção é a CELPE. Mais uma… qual e quem está fazendo o tal trabalho de convencimento do qual foi dito? Pra terminar… isso é tudo balela!!! O único trabalho de convencimento anti drogas feito em Santa Cruz, foi em 2009/2010, por Dr. George Ferraz junto com esse que vos escreve. Com distribuição de 10.000 DVDs e sem qualquer ajuda de políticos. Tudo custeado pela sociedade organizada.

    1. CARLOS JÚNIOR disse:

      Além de todo esse acontecimento,o dito TRAILER além de está estacionado na contramão de direção,ainda não está devidamente emplacado coo prevê o CTB(Código de Trânsito Brasileiro),com tudo o mesmo não pode está no local,tendo que ser removido ao depósito do município,até que esteja devidamente correto.Eita que essa gestão está se superando com erros…….Vamos ver também quem são aqueles que fazem a condução dele,porque a categoria tem que ser;CNH E,pra possa ser conduzido.Essas coisas sempre acontecem com essa gestão,outro dia apareceu um reboque/prancha pra fazer a remoção de alguns veículos,onde encontrava-se atrasado,depois apareceu outro que estava atrasado e com para brisa quebrado….Essa gestão é de uma COMÉDIA.

  7. Aline disse:

    Parabéns prefeito só assim eles vão entender qual é a real função deles!

    1. adriano lima disse:

      Srta Aline procure se informar,qual é a verdadeira função da Guarda Civil Municipal,ou você acha que eles fizeram essa recusa pra aparecer na mídia,só fizeram porque sabem de seus reais deveres e competências.
      https://www.goiania.go.gov.br/shtml/guarda/direitosedeveres.shtml

  8. Dr FABIO disse:

    MAIS UMA PISADA NA BOLA DO PREFEITO.

  9. Marcos Lima disse:

    Aceita que doe menos, Sr. Welliton e Sr. Audiélio!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores