03
janeiro

Mudança no Poder


REPORTAGEM ESPECIAL

Câmara de Vereadores tem um novo presidente

 

 

 

 

O vereador professor Afrânio (PDT) assumiu, no último dia 01 de janeiro, a presidência da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. A posse aconteceu em uma cerimônia que contou com a presença de nove vereadores.

 

Um dia após assumiu o cargo, Afrânio reuniu no plenário da Casa as pessoas que fazem parte do novo quadro de servidores nos vários setores administrativos.

 

O destaque foi para o novo chefe de gabinete da Câmara, Carlos Lisboa, que atuou por 12 anos em cargos de confiança dos governos José Augusto Maia e Toinho do Pará. Carlos chegou a lançar candidatura a vereador na eleição de 2012, mas desistiu de disputar o pleito por ter divergências internas com o grupo Taboquinha.

 

O novo presidente da Câmara pretende que a sua gestão seja marcada por ações de cidadania voltadas para a educação nos bairros, entre outros projetos.

 

 

 

Confira a entrevista exclusiva concedida ao Blog do Ney Lima:

 

Transparência

 

Sobre os aspectos com os quais pretende administrar a instituição pública  Afrânio citou valores como transparência, honestidade e impessoalidade, destacando que pretende fazer um bom trabalho mostrando que o poder é público, e que o objetivo é a população de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

 

 

Ações internas

 

Como novo presidente Afrânio afirmou que pretende melhorar algumas coisas, e citou que reuniões constantes vão acontecer entre os servidores.

 

“Cada setor tem sua responsabilidade, mas a casa é um todo”, afirmou Afrânio explicando que os problemas que por ventura surgirem deverão ter a colaboração de todos os servidores em busca de soluções.

 

Entre as metas o presidente citou a disponibilização de cursos para os servidores da Câmara. Apontou também melhorias no atendimento da recepção, disponibilizando um servidor para acompanhar pessoas que visitarem as dependências da Casa.

 

Ações para a população

 

Sobre as ações da Câmara de Vereadores voltadas para a população da cidade, o novo presidente  pretende lançar o projeto “Biblioteca nos Bairros”, levando de forma itinerante conteúdo para o desenvolvimento da leitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

Afrânio também pretende utilizar uma carreta tipo Scania, já possuída pelo município, para um curso de informática nos bairros e vilas. Atualmente a carreta que deveria servir para realização de cursos está parada.

 

Na saúde Afrânio pretende conversar com o secretário de saúde e se inteirar sobre a possibilidade de ajuda da Câmara para a compra de um novo aparelho de Raio X.

 

A contratação de Carlos Lisboa

 

Questionado sobre a contratação de Carlos Lisboa para o cargo de chefe de gabinete, o presidente da Câmara afirmou serem comuns os questionamentos pelo fato de Carlos ter feito parte do seu grupo político adversário e de governos passados, “porém o mais importante é a competência dele para o cargo” pontuou Afrânio.

 

“Eu sei que tem essa questão política, mas com certeza com o passar do tempo as pessoas vão compreender que Carlos Lisboa vai nos ajudar aqui e vai ajudar num todo, e aí as pessoas passarão a entender”, afirmou.

 

Mudanças no regimento

 

Durante a entrevista o presidente Afrânio sinalizou para a possibilidade de mudanças no regimento interno da Câmara, que foi atualizado pela última vez em 1993. Segundo Afrânio, existem algumas contradições sobre algumas previsões no próprio regimento.

 

Questões entorno do andamento das sessões podem ser aos poucos modificadas, citando como exemplo a leitura dos projetos e requerimentos, que deveriam ser feitos antes dos discursos para que a população acompanhasse melhor as ações que de fato interferem na vida das pessoas.

 

Abertura para sugestões e críticas

 

Finalizando a entrevista Afrânio afirmou que vai se manter aberto as críticas e sugestões para encontrar a melhor forma de conduzir os rumos do Poder Legislativo.

“Nosso desafio aqui é continuar o que deu certo, melhorando. O que deu errado a gente vai corrigir para que no final a gente possa dizer que atingimos o nosso objetivo que é fazer o melhor para o povo de Santa Cruz do Capibaribe”, finalizou.

 

Fotos: Ney Lima e Ana Lúcia Bezerra

 

4 Comentários

  1. Mario disse:

    Sem futuro.

  2. celia disse:

    num vale uma cocada

  3. jose mota disse:

    Vai ser mais um pau mandado, infelizmente a não ser que ele surpreenda a todos levando os casos de CPI, pra pauta de reunião.

  4. EDIBERTO disse:

    Infelizmente iniciamos o ano da mesma forma que das outras vezes, ou seja continuamos a tratar políticos simples,fracos e rasos, como se fossem estrelas, acho até certo ponto humilhante pra nossa imprensa ficar se passando pra isso. Onde nossa cidade tem tantos problemas relevantes! Não sei você, mas a sensação que alguns de nós temos é que a maioria da imprensa local está mais do lado deles do que nosso, temos inúmeros problemas no nosso dia-dia, inventam coisas pra colocarmos no whatsap, mas onde está a entrevista com o responsável pelo setor que a sociedade o denunciou? Transformam apenas vereadores do povo em super star, ou você acha que este senhor está aí por suas grandes façanhas e conquistas pra nossa cidade? Ao invés de perder tempo com estes parasitas, deveriam estar entrevistando o povo ,pra saber o que podia melhorar e ir cobrar das autoridades de nossa cidade os nosso anseios, mas entrevistar o povo não rende nada, não é?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores