06
fevereiro

PLANTÃO


PLANTÃO

 

Guardas Municipais se negam a atuar na área da “Cracolândia” e são impedidos de dormir nas dependências do SISPOL

 

Última atualização às 00h:24m.

 Fotos: Fernando Lagosta

 

Um grupo de guardas civis municipais negou-se a atuar durante a noite desta quarta-feira (05) nas proximidades do Mercado Público de Farinha, em Santa Cruz do Capibaribe. O local é conhecido como “Cracolância” por servir como ponto de venda de drogas e prostituição.

 

O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais, Audielio dos Santos, conversou com a equipe do Blog do Ney Lima e afirmou que a ordem de permanecer na “Crocolândia” foi descumprida pelo fato dos guardas não trabalharem armados e também por não possuírem coletes a prova de balas, o que seria um risco devido aos índices de violência do local.

 

De acordo com Audielio, devido ao impasse, o comandante Martins teria afirmado que os guardas não poderiam entrar no SISPOL durante esta noite. A ordem teria partido do Secretário de Defesa Social, Fábio Aragão.

 

 

 

 

 

Um agente de trânsito que veio da cidade de Sertânia para cumprir o plantão no SISPOL mostrou-se surpreso com a atitude do comandante: “Hoje não tenho onde dormir, fui expulso do meu local de trabalho”, afirmou o agente.

 

A atuação da Guarda Civil Municipal nas proximidades do Mercado de Farinha foi anunciada pelo prefeito Edson Vieira, na tarde desta quarta-feira (05). A ação deveria acontecer em parceria com a Polícia Militar.

 

Mesmo com o impasse entre os guardas civis municipais, nossa equipe constatou que o patrulhamento ostensivo no local acontece normalmente na madrugada desta quinta-feira (06), mas está sendo feito apenas por uma viatura da Polícia Militar.

 

 

 

39 Comentários

  1. beto disse:

    só mamadores da gestão anterior kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk olha a poderosa onde ficou kkkkkkkkkkk o mundo gira comandante kkkkkkkkkkkkkk

  2. audielio disse:

    Quero informar a população que nos gcms queremos trabalhar, mas com condições de trabalho, e não trabalhar na área onde houve o maior índice de violência sem se quer um colete aprova de balas ou qualquer dispositivo de segurança.

  3. Júnior disse:

    Pense num rebanho de guardas brabos (moles) kkkkkkkkkkkk.

  4. Antonio Lisboa disse:

    Se não tem condições de entregar equipamentos de seguranças para os guardas municipais, que não são policia, peçam demissão do cargo que ocupam e deixa para quem que trabalhar. Sou a favor da quebra de estabilidade, só assim poderiam ser demitidos sem justa causa.

  5. Josiel Augusto disse:

    SE TEM MEDO DE TRABALHAR, PEDE PRA SAIR, QUEREM GANHAR APENAS FAZENDO BLITZ E FICAR NA SISPOL SEM FAZER NADA RINDO DOS COITADOS QUEM TIVERAM SUAS MOTOS OU CARROS APREENDIDOS!!!

  6. miriam disse:

    o prefeito ta botando pegado, o trabalha ou rua rebanho de preguiçoso…

  7. feitosa disse:

    todo castigo pra guarda é pouco vão aprender a aborda as pessoas vcs todos são ums despreparado.

  8. Sergio disse:

    Esses ai eram os brabões que gostam de se impor em cimas de cidadãos de bem, mas quando é para mostrar serviço de verdade eles arregam!

  9. fred disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, são arroxados para meter MULTAS, agora não querer ficar no Trailers, me poupe seus Covardes!!!

  10. Lucinaldo disse:

    Pelo que vejo anda faltando muita coisa pra Guarda municipal de Santa Cruz do Capibaribe e Principalmente “CORAGEM” foi dada uma Ordem e descumprida o que sera que isto gera em soldados da GM????????

  11. MARCELO disse:

    Uns guardas desses aí não são competentes pra trabalhar em lugar nenhum. Se aqui ele se cagam de medo imagina essa turma de fanfarrões atuando na noite paulistana ou carioca? kkkkk Iam se pelar de susto. Não passam de pseudo-guardas, só querem ganhar dinheiro, trabalhar que é bom NADA. Você passa em frente ao Sispol eles estão de fofoquinhas igual vizinhas em cidades do interior.

    1. João reus de melo disse:

      Olha só,pra vc que ñ sabe,pq é leigo em quase tudo,eu tenho certeza,ñ é questão de ter medo,pois essa localidade teve o maior índice de homicídios em 2013,lá em são paulo e no rio eles são estimulados a fazer as coisas,pois tem legislação,salários dígnos,são reconhecidos,são armados,usam coletes e etccc…. e procure saber quais as devidas competência das GUARDAS,vc por está fazendo comentários assim deve ser no mínimo um dos babões da situação,onde acham que somos capachos deles,pois estão errados.. https://www.goiania.go.gov.br/shtml/guarda/direitosedeveres.shtml e quando for votado esse aki vamos sim fazer isso que estão querendo http://ricmais.com.br/pr/ric-noticias/projeto-que-amplia-atribuicoes-da-guarda-municipal-esta-pronto-para-ser-votado/

  12. Aline disse:

    Um simples apoio eles não podem dar!? São pagos para que ?! Como cidadã não vejo motivos para está recusa deles, ontem mesmo passei lá por volta das 9:00 horas da noite está claro e tranquilo com policias se até pessoas conversando na calçada próximo ao beco! Punir e mostrar a eles que são obrigações dele guarda o município sem escolher lugar

  13. Reginaldo Alves disse:

    Só quem perde é a população, com irresponsabilidades por parte de alguns servidores que não quer fazer o que lhe é atribuído. Como pode se um GCM tem carga horária de 24X72 chega um determinado horário quer dormir. Senhores vocês não tem uma jornada de horas para cumprir não ? vocês acham certo isso ? vocês que se acham Drs em Direito em saber de Leis e tal. Acho que vocês devem rever os seus conceitos se estão insatisfeito com posto que ocupa, no mínimo sejam profissionais já que vocês tem obrigações com o município. A sociedade sabe com quem esta a verdade e o prefeito deve tomar providências em punir maus profissionais.

    1. João reus de melo disse:

      Você está certo quando diz que quem perde é a população,mais é por irresponsabilides dos GESTORES que só prestão pra quem tem cargos comissionados e uma boquinha na prefeitura e não pela parte dos GCM’s,procure se informar pois no momento ninguém estava querendo dormir,queríamos trabalhar,mais onde fosse de nossa competência,ou seja;escolas,hospitais,praça de alimentção.academia das cidades,entre outros..A sociedade pensa que sabe com quem está a verdade,pois são alienados por políticos e babões de plantão,em relação a PUNIÇÃO,nada acontecerá pq a lei está do lado dos GCM’s,a GESTÃO vai tentar fazer algo pra ver se nos intimida,mais logo será resolvido pq o erro é deles..

      1. MARCELO disse:

        Seu Português é fraco, hein! rrssrs cada erro grosseiro aí.

        1. Reginaldo Alves disse:

          Como se fosse verdade João Reus, vocês já foram escalados em varios bens públicos de responsabilidade da prefeitura e sempre coloca um impecilio para não ir trabalhar. ACORDEM Minha gente o minimo que o municipio quer é que voces GCM Trabalhem.

        2. joão reus disse:

          Qual erro grosseiro,no calor da emoção escreve-se de várias formas,tipo: pq,prestão,ñ,etccc, já vc em seu comentário anterior ñ estava chateado com nada e,acabou escrevendo a simples frase; “Se aqui ele se cagam de medo”, como ele pode se cagam de medo,onde VC viu essa aula???Até onde eu sei, ELE SE CAGA DE MEDO ou ELES SE CAGAM DE MEDO,aprenda a usar o singular e plural,aí depois conversamos,ok…

  14. Celia Santos disse:

    Voces estão certíssimos, manda a vereadora nara e fabio aragao passar a noite no treiller.

  15. audielio disse:

    Srs. nao é questão de coragem ou nao pois na GCM ja enfrentamos bandidos armados com arma de fago e o-predemos, a questão e a legalidade e as condições que estão nos submetendo. enfrentar traficantes e usuários de drogas com uma tonfa? por favor
    LEIAM CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 144 § 8º.

    1. paulo de reus disse:

      Audiélio vc diz que vai trabalhar nas escolas,hospital e outros prédios públicos, ouvir o Comandante Martins, em entrevista no rádio dizer: que vc solicitou para não escalar mais um Guarda no hospital?acabar com a escala do calçadão?e não escalar na praça de alimentação? alguns guardas foram escalados nas escolas municipais alguns meses atrás, isto é, pela manhã, no turno de 6 horas por dia, vc fizeram uma reunião com o prefeito e fizeram chantagem se não acabar com a escala, entram de greve. audiélio isto é verdade? espero a resposta para a sociedade saber com quem está a verdade. Sispol tem cópia da escala nas escolas segundo Martins.

      1. Audielio disse:

        Sr. Paulo, a decisão de tirar o Gcm do hospital partiu da administração , mas hoje nos hospitais estão trabalhando homens que por muito tempo trabalharam como gcm´s.
        e nenhum gcm´s se negou a trabalhar em praças de alimentação, academias das cidades, escolas, câmara de vereadores, central de abastecimento, prefeitura e etc.
        só que não dar, é pra enfrentar usuários e traficantes de mão limpa, pois somos pais e mães de familia e não temos vida de videogame.

  16. Marcos Antonio disse:

    Eles estão mais do que corretos, trabalhar sem equipamentos necessários além de impossibilitar o próprio trabalho em si, no caso dos guardas coloca as vidas dos mesmos em risco, quem esta criticando é porque está na tranquilidade do seu lar e não na rua.

    1. paulo de reus disse:

      eles guardas abandonaram na mesma noite simultaneamente, Av Do Lazer, o serviço nas ruas próximo do campo do ypiranga e a cracolândia. a questão não foi a cracolândia, os outros serviços são cotidiano. segundo a entrevista do martins comandante da guarda.

      1. Audielio disse:

        companheiro procure se informar melhor pois interditamos a Av. do lazer, interditamos as Ruas prox. ao campo do ypiranga e permanecemos na cracolândia das 14:00 às 21:00 horas, quando nos recusamos a fazer o serviço da POLICIA MILITAR e fomos dispensados do serviço e proibidos de entrar nas dependências do sispol. mas ninguém abandonou o serviço nem se recusou a trabalhar foi decisão da administração.

      2. joão reus disse:

        Completando o comentário de Audiélio,a Av do lazer não foi abandonada,a mesma estava interditada,não existia GCM”s no local pq partiu do próprio comendante e do Secretário Executivo o 2º citado reside em caruaru e estava em Santa Cruz pra prestigiar a inauguração que aconteceu mais cedo onde o trailer está localizado,os mesmos dividiram o efetivo deixando nos bloqueios do campo do Ypiranga, apenas 01(um) agente de trânsito e 03(três) orientadores de trânsito,já na inauguração estava quase todo efetivo,onde encontrava-se;02(dois) SUPERVISORES,01(um) AGENTE DE TRÂNSITO e 09(nove)GUARDAS,além do COMANDANTE E SECRETÁRIO EXECUTIVO,eles acham mais importante a presença do efetivo servindo de propaganda pra GESTÃO,do que está cumprindo o que é de nossa competência,se tem um efetivo de 13(treze)funcionários no dia e, foram distribuídos como citado,não tinha como ter nenhum GM na AV DO LAZER,sabendo que foi interditada mesmo diante de todo acontecimento,então está mais que claro,não tivemos lá na AV DO LAZER por escolha do COMANDANTE, pra fazer uma frente com o PREFEITO,VEREADORES,AUTORIDADES LOCAIS E A SOCIEDADE EM GERAL..

  17. Paulo disse:

    Bem no meu ponto de vista vejo que eles estão certos, pois já vi varias pessoas reclamarem por eles os Guardas Municipais querem fazer serviço de policia e a propiá população dizem que eles são pra cuidar do patrimônio publico. Não vejo nada de patrimônio Publico na quele beco da cracolândia, e por que vocês querem agora que eles cuide de segurança publica. Senhor prefeito seja inteligente faça feito os prefeitos das Cidades do interior de são paulo que capacita seus homens e Armam eles o senhor não vai gastar nada é só fazer um convenio com a policia Federal. Tenho um irmão que é Guarda Municipal em Cotia no estado de São Paulo e lá todos os Guardas São armados e treinados pra proteger os Cidadãos. Só quem tem a ganhar com isso é a Cidade.

  18. Antonio Lisboa disse:

    Então porque não pedem logo demissão se não tem o que vocês querem, Audielio por que não vejo mais a GCM nas escolas, nas praças, nos hospitais, ficava um GCM dentro da Prefeitura e não fica mais, porque?

    1. Audielio disse:

      companheiro hoje temos aproximadamente 35 gcm´s para agentes de transito, ferias, licenças medicas e a gcm patrimonial se temos que trabalhar 160h/mes em regime de platão e a prefeitura não que pagar hora-extra então não podemos fazer nada.
      mas a gcm vem fazendo seu papel como Interditar e da apoi na Av. do lazer, patrulhamento na praça de alimentação, ponto base com gcm´s fixos na academia das cidades no bairro do Santo Agostinho e etc.
      em relação ao gcm que ficava na prefeitura ele recebia hora extra mas a administração resolveu não pagar mais.
      por que o dinheiro da prefeitura só da pra pagar os contratados.

  19. GCM: Glauber disse:

    Fico triste com a população de Santa Cruz por fazerem esses comentários sem nem saber o que está acontecendo na quela secretaria. O que se passa lá é que no inicio da gestão do Excelentíssimo senhor prefeito, tivermos uma reunião com o procurador do Município e o mesmo nos relatou que nos não eramos Policia e não poderíamos fazer segurança publica. Até fui contra ele pois nos estamos inserido no artigo 144 *8 da Constituição Federal onde se fala de segurança publica. Então só o fato de estarmos presente neste artigo já nos da o direito de prestarmos esse serviço. Mas ele disse que não e ainda disse que nos só poderíamos proteger os patrimônios públicos e agora que esta perto de politica querem nos fazer de bucha de canhão. Aquilo ali é pura politicagem, quero só ver se depois da politica vai continuar esses projetos. Nos não estamos nos negando de prestar o serviço, mais sim de ir sem condições de serviço. não da pra proteger as pessoas sem nem ter como nos proteger ai fica difícil.

  20. martins disse:

    sou martins atual comandante da guarda civil municipal.
    quero deixar claro que temos sim homens que tem compromisso com a cidade e que não medem esforsos pra ajudar a mudar a realidade de nossa cidade mesmo morando em outro municipio porem vimos ai servidores publicos que criticam a administração não pelo fato de estar trabalhando no cruzamento nova cruz proximo ao mercado de farinha mais sim por estar sendo cobrado deles que cumpram seu horario que hoje é de vinte e quatro horas por setenta e duas de folga;fico sem entender vejo guardas que já foram comandantes, supervisores e por muitas vezes mandavam que fizessemos de fato serviço da policia indo atraz de bandido,agredindo pessoas porque eramos induzido a isso eu por exemplo já fiquei por varias vezes só nos trailler em santo augustinho são miguel etc e nunca me neguei ai vem a pergunta só é arriscado agora?antes não!e respondo sim pode ser arriscado e é por esse motivo que nós que somos guarda municipal resebemos uma gratificação de risco de vida que é de trinta por cento em cima do salario quando fizemos o concurso publico já tinhamos consciencia do risco que o cargo traz;eu estou cobrando apenas que cumpram com o seu papel eu comandante estou lá dia e noite entrando pela madrugada e com toda sinceridade não vejo nenhum, risco lá neste local a policia militar está lá dando todo apoio a nós guardas e fazendo o papel deles de policia e digo mais esta não é a primeira vez que se nagam a trabalhar esses mesmos guardas reclamam se ficarem nas escolas na praça de alimentação no aterro sanitario em eventos municipal como já aconteceu ai eu pergunto qual o papel da guarda finalmente pra esses proficionais que reclamam e muitas vezes se nagam a cumprir com seus deveres.queremos que cumpram com seus deveres só!

    1. FRED disse:

      Senhor COMANDANTE faz a seguinte pergunta: “vejo guardas que já foram comandantes, supervisores e por muitas vezes mandavam que fizéssemos de fato serviço da policia indo atrás de bandido,agredindo pessoas porque eramos induzido a isso eu por exemplo já fiquei por varias vezes só nos trailler em santo augustinho são miguel etc e nunca me neguei ai vem a pergunta só é arriscado agora??
      RESPOSTA:O risco vem desde a gestão passada,e muitos de nós ficamos em trailler por bastante tempo,isso até o momento que deixamos de ser leigos e passamos a ler o Art.144 da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL,onde constatamos tudo de errado que era feito com os GCM’S naquela época,que por sinal aconteceu uma GREVE sobre algumas reivindicações e você COMANDANTE era um dos enfrentantes daquela batalha,onde saímos vencedores,hoje você está exercendo um cargo de confiança e está mostrando não ser igual a gestão passada,mais está sendo pior,me explique o Srº,como era um dos enfrentantes na gestão passada,aquele que pegava o microfone e detonava tudo pra imprensa,saia nas ruas em carros de som,ia as rádios fazer denúncias,cadê aquele guerreiro????pra vocês da imprensa,autoridades e sociedade em geral,quem quiser ver essa pessoa basta acessar alguns vídeos no youtube…..Em relação a RISCO DE VIDA,só pelo fato de está exercendo uma função de vigilância,que traga quaisquer risco a integridade do mesmo já da o direito de recebe-la,pois é LEI FEDERAL.
      Sobre o Srº está lá dia e noite, é de responsabilidade sua,pois você sabe mais que ninguém,porque é abusivo,mais pra mostrar seu lado; disponível.atencioso e prestativo é logo de cara,pra manipular os bestas a seu redor.Quem te conhece sabe quem tu és……..voltar atrás em quanto é tempo,depois pode ser tarde de mais.

    2. FRED disse:

      Senhor COMANDANTE faz a seguinte pergunta: “vejo guardas que já foram comandantes, supervisores e por muitas vezes mandavam que fizéssemos de fato serviço da policia indo atrás de bandido,agredindo pessoas porque eramos induzido a isso eu por exemplo já fiquei por varias vezes só nos trailler em santo augustinho são miguel etc e nunca me neguei ai vem a pergunta só é arriscado agora??
      RESPOSTA:O risco vem desde a gestão passada,e muitos de nós ficamos em trailler por bastante tempo,isso até o momento que deixamos de ser leigos e passamos a ler o Art.144 da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL,onde constatamos tudo de errado que era feito com os GCM’S naquela época,que por sinal aconteceu uma GREVE sobre algumas reivindicações e você COMANDANTE era um dos enfrentantes daquela batalha,onde saímos vencedores,hoje você está exercendo um cargo de confiança e está mostrando não ser igual a gestão passada,mais está sendo pior,me explique o Srº,como era um dos enfrentantes na gestão passada,aquele que pegava o microfone e detonava tudo pra imprensa,saia nas ruas em carros de som,ia as rádios fazer denúncias,cadê aquele guerreiro????pra vocês da imprensa,autoridades e sociedade em geral,quem quiser ver essa pessoa basta acessar alguns vídeos no youtube…..Em relação a RISCO DE VIDA,só pelo fato de está exercendo uma função de vigilância,que traga quaisquer risco a integridade do mesmo já da o direito de recebe-la,pois é LEI FEDERAL.
      Sobre o Srº está lá dia e noite, é de responsabilidade sua,pois você sabe mais que ninguém,porque é abusivo,mais pra mostrar seu lado; disponível.atencioso e prestativo é logo de cara,pra manipular os bestas a seu redor.Quem te conhece sabe quem tu és……..voltar atrás em quanto é tempo,depois pode ser tarde de mais.Vejam esse vídeo: http://youtu.be/lMjEJpopNZs

      1. JOSÉ CARLOS disse:

        Lembrando que durante esse vídeo postado anteriormente,o hj COMANDANTE MARTINS diz: “Ainda tem pessoas que procuramos do lado político para nos ajudar em um projeto de LEI e,esse CIDADÃO (POLÍTICO) disse o seguinte,VOCÊS QUEREM GANHAR MAIS PORQUE?? Novamente o COMANDANTE indaga,aí eu não entendo,eu não vou citar nomes aqui não,mais eu acho que o salário de vereador está muito bom,então pra que querer ser DEPUTADO,a GUARDA MUNICIPAL tá ciente de quem é ele,agora nosso apoio ele não vai ter nunca,porque DESVALORIZA nosso trabalho e quer tirar o comer da boca de nossos filhos,mais isso nós não vamos deixar pois somos cidadãos e temos nossos conhecimentos hoje.
        Esse POLÍTICO que o COMANDANTE cita na sua fala,é hoje DEPUTADO, mais naquela época era VEREADOR,onde por muitas vezes tratou os GMS com bastante arrogância,por ser da situação na época,ambos hoje,estão juntos;cadê seu caráter COMANDANTE,detonou o hoje DEPUTADO e está com ele lado a lado,o senhor citou também que, “NÃO IAM DEIXAR ACONTECER PORQUE TINHAM CONHECIMENTOS HOJE”,cadê esse conhecimento todo?? Será que desceu no ralo do esgoto com seu caráter??

  21. Reginaldo Alves disse:

    Srs, A sociedade precisa de GCMS Comprometidos com Munícipio, o que observamos são GCMS que não querem trablhar “Uma Menoria Claro” e que fica procurando motivos para não fazer o que lhe foi atribuido. “Até parece que tem orientação política”, porém acredito que não. Em um ano de governo ameaçaram duas vezes em entrar em greve por motivos futeis. Mudar a escala porque eles querem trabalhar 24×72 para fazer virações como já vimos varios GCMS em lojas fazendo segurança. Lá eles não tem condições nenhuma de trabalho, porém se submetem as vontades dos patrões. Depois queriam entrar em greve por outros motivos futeis, qual o real interesse da Guarda brigar por melhorias ? Até agora disconheço.

  22. Roberto Lins disse:

    Verdade comandante, não só em gestões passadas como essa V.exa é um dos que agride fisicamente as pessoas. Esqueceu ou quer que poste alguma foto pra lembrar? Eu te pergunto chefe, o que é ser comandante pra ti? Levar a coisa maquiada pra o prefeito, posar de bom samaritano pra midia, agir com traição com seus companheiros, furtar peças dos veículos apreendidos, receber propinas por liberação de veículos, usar a viatura de carro particular pra farras ou usa-la como motel nos distritos do município? Será que sofre de amnésia? Mas não se preocupe “MEU NEGO” em breve mostraremos a imprensa imagens e elas reacenderao a sua memória. Esqueceu que estamos juntos a muito tempo e muitas coisas sabemos? Só digo uma, dessa vez não existirá nenhum pra comer a sua bronca, como é do seu costume e depois recompensar com “mais um” cargo público. Até mais “Meu nego”

  23. luiz disse:

    por que não equipa e da condições de trabalho ao pessoal, como é que o trabalhador pode desempenhar bem seu trabalho sem ferramentas nessesarias para tal, criticar e facio va combate traficante com um cassetete,os gcms são pais de familia que estão em busca de ganhar o pão.

  24. gcm 809 disse:

    Acho o seguinte criticar e facil. Fazer e dificil. Ainda hj se luta por armamento. O mercado publico e altamente perigozo. Quando um gcm ta uma tapa num maloqueiro. A administracao ta nem ai . Mas se for um cidadao. A sociedade mete o pau

  25. gcm 809 disse:

    ME ECONOMIZE MARTINS .CTD RESPEITO VC ERA O PRIMEIRO A DAR TAPA NA CARA DO POVO. HJ PQ TA COMO COMANDANTE QUER DAR UMA DE MORALISTA. TA LEMBRADO NA PRIMEIRA GREVE .VC PEGOU O MICROFONE E ABRIU O VERBO COMPANHEIRO O MUNDO E UMA ERVILHA SE LEMBRE QUE VC E UM GCM . E PODE VOLTAR A SER UM A QUALQUER MOMENTO. FELICIDADES NA SUA GESTAO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores