14
agosto

Polêmica sobre a qualidade da merenda em Santa Cruz


“Estão improvisando e não se consegue cumprir um cardápio”, afirma Elieudes sobre a qualidade da merenda

 

Fotos: Thonny Hill.

 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14) mais uma reunião do Sindicato dos Professores de Santa Cruz do Capibaribe, que ocorreu na Câmara de Vereadores, diversos assuntos foram tratados, entre eles, a qualidade da merenda nas escolas, que foi um dos pontos polêmicos levantado pela categoria.

 

Segundo Elieudes Bezerra, presidente do Conselho de Alimentação Escolar, relatou que existem problemas em relação à qualidade das merendas que estão sendo oferecidas nas instituições e abordou que constantemente está ocorrendo um improviso no cardápio.

 

“Estão improvisando e então não se consegue cumprir um cardápio, o município tem um cardápio simples e mesmo nessa simplicidade, as escolas têm dificuldades de cumpri-las, por exemplo, não chega fruta toda semana, as carnes que fazem as preparações não chegam a tempo, então quando não tem as carnes vão improvisando. Muitas vezes no preparo, estão sendo oferecido cuscuz com leite, onde no cardápio a gente não tem apenas o cuscuz com leite, era para servir cuscuz com leite e charque ou mesmo cuscuz com leite com carne, outro exemplo é a macarronada, que vem sempre macarrão com salsicha e aí a gente vê que a salsicha é pouca e, isso é uma tentativa de economizar, de tá segurando e assim não consegue que a merenda seja de qualidade” – frisou.

 

 

Elieudes foi questionada sobre um possível corte de custo por parte do poder público e citou que o Sindicato não está tendo acesso aos acompanhamentos dos pedidos das merendas que estão sendo feitos.

 

“Eles dizem que é divida com a empresa e quando perguntamos ‘quanto é que deve’?, eles não respondem quanto é essa divida, não temos o acompanhamento dos pedidos que são feitos para sabermos quanto por mês é pedido e quanto por mês tem chegado e, até hoje a gente não está tendo acesso a esses documentos, já solicitamos e estamos no aguardo e em uma reunião com o prefeito, ele prometeu que iria repassar essa documentação. O prefeito coloca que a problemática é essa, que deve e que o dinheiro não dá. Eu e Luciene Cordeiro fomos até a Central e quando chegamos lá, os freezers estavam nos cadeados e assim não é a maneira de se resolver o problema” – pontuou.

 

Elieudes declarou que a distribuição da merenda nas instituições, não está sendo feita de acordo com o total de alunos.

 

“Não está sendo feita a distribuição em cima de números de alunos, por exemplo, uma escola que tem 500 alunos e outra que tem 800 está recebendo o mesmo número de alimento, então quem tem 800 vai passar uma dificuldade maior pra servir” – citou.

 

Elieudes concluiu que o Governo Federal está realizando fielmente o repasse de 70% para os alimentos e que a prefeitura deveria repassar os 30%.

9 Comentários

  1. José Maria disse:

    Bom era no tempo de Zé que bem merenda tinha

    1. silva disse:

      seu José não fale o que você não tem conhecimento pois no tempo de zé augusto nunca faltou merenda nas escolas,agora com essa nova forma de governar falta tudo nas escolas até água,sem falar que estão saqueando os cofres públicos nunca se roubou tanto em tão pouco tempo.

      1. Jefferson disse:

        pense um roubo de 50 milhoes heim hum cade o seu 14 o povo deu uma chance viu q nao tinha como alguém q nao tava nem ai pela cidade , eu tenho filhos nessa escolinha e eu ja vi que não falta comida nenhuma isso ai é ma mentirosa é querendo ferrar o novo prefeito , agora quer vive na desgraça vota no teu prefeito 14

    2. Luciano disse:

      Que diga-se de passagem, no tempo de zé só serviu para “engordar” os maias e cia.

  2. Claudia disse:

    Uma chance para merenda …

  3. Mauricia M Feitosa disse:

    Mas é divulgando a verde que ela vai libertar o povo das mentiras desses politico,dar o direito de ter um amerenda de gualidade para todos os estudantes.

  4. Paula disse:

    Que vergonha, esse povo defende ROBALHEIRA, e esquece que muito vão com fome para escola pq não tem em casa.
    Provasse que não só existia inregularidade no tempo do ex prefeito.

    #BRASILDENOJENTOSQUEBRINCACOMONOSSODINHEIRO ;(

  5. Antonio Figueiroa disse:

    Uma forma de controlar é fazer o controle de estoque (registrar o que recebe e o quanto recebeu)e no momento de preparo da merenda (registrar o que gastou e o quanto gastou) e fazer o saldo (registrar o que sobrou e o quanto sobrou) e assim sucessivamente. E lembrando que o repasse do governo federal é de acordo com o senso escolar de 2014. Talvez essa escola que tem 800 alunos, talvez não tinha essa quantidade em 2014. Será que as cozinheiras estão seguindo a risca o cardápio. O controle de estoque serve para evitar vários fatores, como desperdício, roubo, desvio, excesso. etc.

  6. Jefferson disse:

    bem eu acho que deveriam criar fiscal de alimentos que são enviados para todas as escola ai assim não haveria acusações sem provas , que eu vejo ela falou mas não tem como provar , pois bem se for assim pq o prefeito anterior nao foi preso pelo ronbo que deixo para o novo prefeito hum assim é facil dizer que nao tem merenda nas escolas todos dizem , eu já vi alimentos chegando e nao vi nenhuma crinaça passa fome eu sempre vou pegar meu filho e vejo que eles sempre lanchão neh defendendo nenhum partido nao mas dizer que falta merenda essa mulher é professora quem so tem acesso na conzinha é diretor e conzinheiros somente eles que sabem se tem ou não agora eu quero que ela prove essaa acusação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores