02
setembro

Marketing para micro e pequenas empresas


Utilizando pequenos recursos para aparecer e se diferenciar no mercado

 

No geral, costumamos admirar as grandes campanhas de marketing de empresas gigantes e conhecidas mundialmente e, na maioria das vezes, se pensa que ação de marketing é privilégio das grandes e que os recursos que sua pequena empresa tem não são suficientes para desenvolver ações que impactem seu público.

 

Felizmente, esse pensamento está errado. O marketing é estratégia empresarial e está ao alcance de empresas de todos os portes. Salvo as devidas proporções, sua empresa também pode atuar em marketing e se tornar mais conhecida e desejada pelo público, além de se diferenciar dos demais.

 

Cito abaixo alguns passos você pode seguir para começar uma atividade de marketing na sua pequena ou micro empresa:

 

1. Ganhe conhecimento – Já que sua empresa provavelmente não dispõe de recursos para contratação de profissionais especializados, você precisa aprender um pouco sobre marketing. Procure pequenos cursos de marketing voltados para sua necessidade, leia bastante sobre o assunto e pesquise muito na internet.

 

2. Faça seu planejamento – Não dá pra sair por aí fazendo ações sem antes planejar e colocar no papel. Anote suas ideias, se baseie nos objetivos que sua empresa deseja atingir e crie ações que viabilizem o atingimento desses objetivos. Planejar é projetar sua ação antes dela acontecer.

 

3. Vá para a prática – Muitas são as ações possíveis para sua empresa, mas iremos destacar algumas que podem ser mais viáveis:

 

a) Propaganda – Comece a mostrar a cara da sua empresa para o seu público. Anuncie em rádio, blogs, revistas e outros meios de grande audiência, mas lembre-se que a audiência do meio de comunicação que você vai anunciar precisa ser o seu público, se não for, você vai estar anunciando para que não se interessa em seu produto. Defina seu público e escolha as mídias que ele consome.

 

b) Marketing digital – são muitas e vastas as estratégias que sua empresa pode desenvolver nessa área, mas aqui vão algumas dicas:

 

• Redes sociais – Sua empresa precisa estar presente nas principais redes. Na nossa região Facebook e Instagram são as mais indicadas;

 

• SMS – Mensagem de texto é uma ótima forma de lembrar seu público acerca de sua empresa, seus produtos, seus preços e suas vantagens, mas cuidado, não exagere na quantidade de mensagens;

 

• E-mail marketing – Essa é uma poderosa forma de levar sua empresa e seus produtos até seu cliente de forma direta;

 

• WhatsApp – Essa é a ferramenta do momento. Com o WhatsApp, empresas e consumidores estão muito mais próximos. Aproveite o embalo e use a seu favor.

 

Seguindo esses conselhos, sem dúvida sua empresa poderá deixar de ser mais uma na multidão e passar a se destacar da concorrência. Vamos lá, o que está esperando?

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores