21
abril

Nas últimas


Nível de água em Jucazinho cai ainda mais e crise de abastecimento deve ficar ainda pior

Em vários pontos, a barragem já secou por completo.

Na manhã desta terça-feira (21) o diretor de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Pablo Ricardo, em entrevista concedida no programa Nordeste em Foco (veiculado pela Vale AM) trouxe novos dados preocupantes da situação de calamidade enfrentada na barragem de Jucazinho, que represa água do Rio Capibaribe.

 

A barragem, que abastece 15 municípios pernambucanos como Surubim, Vertentes, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, está no seu nível mais baixo desde o início da longa estiagem e agora está com apenas 7,8% de seu volume de armazenamento, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).

 

De acordo com Pablo, o volume da barragem está caindo cerda de um décimo de percentual a cada dois dias. Fotos recentes publicadas em redes sociais mostram a situação calamitosa em que a barragem se encontra.

,

.

.

.

.

..

.

Em Santa Cruz do Capibaribe, o sistema de reversão traz, de acordo com técnicos da Compesa (com dados fornecidos pela empresa em janeiro deste ano) uma vazão de 120m³ por segundo de água, o que equivale a  120 mil litros de água por segundo sendo bombeados para o município, mas essa demanda é insuficiente.

 

O blog do Ney Lima tem acompanhado a evolução do quadro desolador e vale salientar que a barragem, em 16 de janeiro, apresentava um volume pouco superior a 14%, o que equivalia a pouco mais de 45 milhões de metros cúbicos.

 

Até o momento, a Compesa ainda não se pronunciou no município para falar o que poderá ser feito caso a barragem deixe de fornecer água.

 

Mananciais a exemplo de Poço Fundo tem recebido água das últimas chuvas, porém ainda não possuem condições para fornecer água mediante o bombeamento através de tubulações.

 

População deve colaborar para economizar água

 

Vale ressaltar que cabe também a população local “apertar o cinto” e evitar desperdícios, de forma a aproveitar a água restante de maneira mais eficiente possível, já que a previsão de chuvas para os próximos meses não é nada animadora.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores