02
agosto

Compesa fala sobre mudanças no abastecimento com chegada da água do Prata


IMG_5797

Coordenador regional fala ao blog as mudanças – Fotos: Thonny Hill e Marivaldo Andrade

Na manhã desta terça-feira (02) o blog do Ney Lima participou de uma reunião entre imprensa, Comissão de Convivência com a Seca (da Câmara de Vereadores) e representantes da Compesa.

A pauta foi a busca de informações sobre como será as mudanças no abastecimento ao município com a água que já chega da Barragem do Prata e também o andamento das obras do Sistema Pirangi, previsto para captação de água do Rio Pirangi (em Catende) para incrementar o Sistema do Prata.

Na reunião, estiveram presentes o vereador Klemerson Pipoca (que preside a Comissão na Câmara), além dos gerente e coordenador regional da empresa de abastecimento.

IMG_5805.

As mudanças no abastecimento a Santa Cruz do Capibaribe

Em entrevista concedida ao blog, o gerente regional da Compesa em Santa Cruz do Capibaribe, Mário Heitor, destacou a forma de como está vindo a água do Prata para o município.

De acordo com ele, a mesma está sendo bombeada de Caruaru pelo mesmo sistema de tubulação que antes trazia água da barragem de Jucazinho, a uma vazão de 110 litros por segundo.

IMG_5826
Água do prata já chega a estação para ser tratada

Ainda segundo ele, a água vinda para a estação de tratamento irá chegar ao município de 08 em 08 dias, de modo a dar continuidade ao sistema de rodízio nos bairros, que é de 02 dias com água e 28 dias sem. Antes o sistema era de 15 em 15 dias.

“Isso vai melhorar bastante porque vamos ter água de 08 em 08 dias. Não vai ter período seco, não vamos secar nossos reservatórios e, nesse período de um mês, vamos tentar abastecer todos a quem vínhamos abastecendo. Salientando que pode haver problemas, mas vamos tentar sanar com carros pipas ou outra ação” – disse.

Continuidade do polêmico abastecimento “lata a lata” – Já quanto aos bairros que ainda irão permanecer em situação de colapso, a exemplo daqueles em áreas mais altas e afastadas, Mário citou que o abastecimento continuará com a construção de caixas de água como chafarizes e abastecimento via carro pipa, mencionando a polêmica realidade do abastecimento lata a lata, aquele que a população vai ao carro pipa com seu recipiente vazio.

“Tentamos suprir isso com a construção de caixas de águas e abastecimento via carros pipa, com o lata a lata. É o que estamos tentando iniciar porque, com esses problemas de vazão também que tínhamos antes, que passávamos 15 dias sem água, isso era um pouco inviável. Com esse novo calendário, vamos tentar viabilizar mais abastecimento com o lata a lata. É o que já se faz em Jataúba e Taquaritinga. Vamos procurar fazer isso também para minimizar esse pessoal da área mais periféricas” – pontuou.

.

Andamento dos trabalhos do Sistema Pirangi

Outro ponto abordado foi como está o andamento das obras do Sistema Pirangi, previsto para ser concluído em fevereiro de 2017, a um custo de R$ 40 milhões.

De acordo com ele, o andamento das obras está no cronograma, frisando detalhes da ampliação do Sistema do Prata, que também passará abastecer Toritama.

“O que vai ser retirado é em torno de 320 litros (de água por segundo) do Rio Pirangi. Isso vai acarretar na continuidade do abastecimento da cidade. Vamos dizer que ganharemos cerca de 150 litros, sendo 200 em Caruaru, parte em Toritama e parte em Santa Cruz. Vamos ter água todos os dias do mês e vamos poder rodar calendários (de abastecimento) mais vezes. Essa água não vai tirar Santa Cruz do rodízio. Temos que ter ciência disso, que a nossa solução é a adutora vinda do Rio São Francisco, que é a adutora do ramal do agreste e da Adutora do Agreste totalmente concluída” – frisou.

Confira o novo calendário de abastecimento divulgado pela Compesa, já com a água do Prata (clique para ampliar):

0201

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores