30
maio

Resumo da Câmara – Após sete meses, cesarianas devem voltar a ser realizadas em Santa Cruz, confirmam líder de governo e secretário


Fotos: Thonny Hill e Arquivo

Na manhã desta terça-feira (30) foi realizada mais uma reunião extraordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, com foco na votação de projetos e requerimentos.

No momento da votação de um dos requerimentos, um deles chamou a atenção em particular não só pela cobrança, mas também pelo embate desencadeado na Casa de Leis.

O requerimento datado do mês de março, de autoria do governista Toinho do Pará (PSB), solicitou a reativação do Bloco Cirúrgico no Hospital Municipal, porém com foco na reativação de cirurgias cesarianas.

.

De acordo com o vereador, muitas mulheres de Santa Cruz, que não podem ter seus filhos em parto normal, estão se deslocando para outras cidades pela falta do serviço. Outros vereadores também falaram sobre o caso:

“Espero que esse bloco não volte mais a fechar, porque o povo já não aguenta mais esses transtornos de levar as mulheres para outras cidades” e completou: “Agora vou ser avô e espero que meu neto possa nascer aqui, pois nenhum de meus filhos (de 14 e 18 anos) nasceram em Santa Cruz por falta dessas cirurgias” – disse o governista Joab do Oscarzão (PSD).

“A população não tem obrigação de agradecer ao prefeito. Ele já deveria ter feito isso e está sendo feito com atraso. Se for ver o tanto que se é gasto, mais de R$ 12 milhões por ano em saúde, já era para isso estar funcionando” – criticou Marlos da Cohab (PTN).

“É muito fácil se discutir questões quando não se tem propriedade. O Secretario (de Saúde Breno Feitoza) vai apresentar esses gastos para a população e o Hospital Municipal não está fechado. Ele funciona como retaguarda, de internamento e realização de partos normais. Se esteve paralisado (o bloco cirúrgico) sim, mas vai voltar em junho” – disse a governista Jessyca Cavalcanti (PTC).

Secretário também confirma volta das cesarianas

Entramos em contato com o secretário Breno para confirmar as afirmações da vereadora. O secretário afirmou que o bloco já realiza as cirurgias oftalmológicas e confirmou a volta das cesarianas para o próximo mês.

“Temos anestesista efetivo no quadro de pessoal da secretaria de saúde e no nosso contrato com a empresa que presta serviços médicos complementares, dispomos de cirurgiões obstetras e pediatras. Então solicitamos os profissionais que não dispomos no nosso quadro” – pontuou Breno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores