04
maio

Alta demanda pela vacina contra o H1N1 causa tumulto em UBS de Santa Cruz do Capibaribe


IMG_7187Foto: Thonny Hill

Na manhã desta quarta-feira (04) um tumulto foi registrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações de vizinhos, o tumulto começou poucos minutos depois da UBS abrir suas portas para receber gestantes, crianças menores de cinco anos e outras pessoas que fazem parte do grupo prioritário para tomarem a vacina contra o vírus H1N1.

Segundo algumas mães que estavam na unidade, foram disponibilizadas apenas 30 doses da vacina para esta quarta-feira, que acabaram pouco depois das 9h. O tumulto começou logo depois que pessoas teriam tentado passar na frente de outras que aguardavam na fila desde as 4h para tomar o medicamento. A Guarda Municipal teve que ser acionada para acalmar os ânimos.

De acordo com uma das mães que procurou a nossa redação, a senhora Maria dos Santos do Nascimento, que reside no bairro São Miguel, não estaria havendo uma marcação para que as pessoas que chegassem primeiro fossem atendidas.

Ainda segundo a mesma, seria a segunda vez que ela teria ido a UBS para vacinar o filho de quatro anos. Ela relatou que procurou a UBS na última sexta-feira (29), mas como as vacinas tinham acabado, ela procurou mais uma vez a unidade nesta quarta, segundo ela, a pedido de pessoas ligadas a UBS, mas não foi atendida mais uma vez.

“Fui lá mais uma vez e teve essa confusão. Me disseram que viesse que eu vacinaria meu filho, mas isso não aconteceu” – disse.

Primeiramente, tentamos falar com a encarregada da UBS, mas a mesma se recusou a dar declarações, alegando que teríamos que procurar o secretário de saúde, Breno Feitosa.

Tentamos contato com o secretário, no local onde o mesmo dá seu expediente, mas o mesmo não foi localizado.

Críticas a forma de como está sendo desempenhada a campanha

Diversas denúncias têm sido feitas com relação a pouca disponibilidade de vacinas nos postos de atendimento e, em muitos desses casos, mães que procuraram a redação ou contataram com a nossa equipe de reportagem relatam que as vacinas tem se encerrado antes mesmo das 10h.

Em entrevista recente, o secretário já declarou que a vacina contra o H1N1 vinha sendo enviada, de forma fracionada, ao município.

Para Santa Cruz do Capibaribe, serão 15210 doses para o munpiicípio e a meta, segundo declaração recente do secretário, é atingir 80% até 20 de maio ou seja: 12170 pessoas imunizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores