06
novembro

A queda da gameleira


Fotos: Elivaldo Araújo

 

Uma gameleira centenária despencou, na noite desta segunda-feira (05), na Avenida Padre Zuzinha, no Centro histórico de Santa Cruz do Capibaribe.

 

A árvore, que faz parte da história da cidade, foi plantada pelos irmãos Raimundo Balbino e Zuzinha Balbino no início do século passado.

 

 

 

O presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Luiz Carlos, lamentou o ocorrido, dizendo que várias ações do homem contribuíram para a morte da árvore ao logo do tempo.

 

Luiz Carlos também lamentou a ausência de políticas públicas para a preservação das árvores centenárias que ainda restam na cidade.

 

5 Comentários

  1. Raísa disse:

    Essa cidade precisa de mais arvores , urgentemente!

  2. Walter Vitti disse:

    Junto a queda desta árvore vai-se um pedaço de nossa história! É lamentável que a primeira rua da Santa Cruz seja vítima de um descaso. Ao longo do tempo fomos perdendo a arquitetura original. O brasileiro tem esse péssimo hábito de apagar sua história. Somos o contrário da Europa que tem por excelência o costume de conservar seu passado, sem esquecer o presente. A Rua Grande deveria ser nosso ponto de referência de uma Santa Cruz antiga, no entanto é uma das avenidas mais abandonadas da cidade. Devo lembrar que progresso nem sempre está ligado a dinheiro. A parte antiga que compreende as primeiras ruas daquele entorno mereciam uma reorganização/revitalização, para que o centro fosse um “point” de barzinhos alternativos, restaurantes, momentos culturais, mas o que se vê é um centro esquisito. Resta apenas ouvir as histórias contadas pelos mais antigos da cidade, e diga-se de passagem, alguns destes, que poderiam relatar em livros, romances, contos já se foram. Sempre que escrevo alguma peça faço o possível para que a mesma tenha seu espaço garantido no enredo, tendo como pano de fundo, nomes de ruas da cidade, etc. E tenho um desejo que será colocado em prática futuramente. Ir além de textos teatrais, escrever um romance onde minha querida cidade seja o mote principal. Procurando loucamente tempo para começar a pôr no papel aquilo que já está em mente.

  3. JANA disse:

    Essa queda já era prevista ha muito tempo. Ouvi a entrevista de Luiz Carlos hoje pela manhã e concordo com o mesmo sobre a falta de cuidados para que isso não viesse a acontecer, no entanto o mesmo declara que ha
    vários e vários anos essa degradação vem ocorrendo com as gameleiras dessa avenida.Com relação a essa especificamente, tenho informações de que a prefeitura através de mais de uma secretaria já quis tirar a arvora que já estava morta, para evitar acidente, no entanto encontrou resistência por parte de Luiz Carlos.Todos lamentamos a morte da árvore, no entanto assim como acontece com um ente querido uma vez morto não podemos por amor proibir que o ciclo natural da vida seja seguido. Ainda bem que esse fato se deu a noite e não acidentou nenhum ser humano, ou então o Sr. Luiz Carlos teria que se explicar…

  4. Arnaldo Vitorino disse:

    P.Q.P. Preservação! Essas arvores precisam de cuidados, terem podas com frequencia pra que se evite esse tipo de perca, retirar todas, todas as barracas que se encontra em baixo de suas sombras mexer neste solo pra que ele fique mais arreado, colocação de adubos, plantar novas especiaes em locais diferentes da cidade, as arvores foram plantadas e depois ninguem cuidou mais, quando a feira de sulanca era no centro da cidade, varios onibus faziam troca de oleo neste local, o solo ta todo poluido, desde xixi de bebados e resto de comidas com oleo vegetal. Plantar arvores é uma bonito ato, mais bonito ainda é cuidar dessa arvore. Imaginem qualquer um de voces que se indignaram com a queda dessa arvore morta, sim morta ha bastante tempo( ta faltando explicações por que não foi retirada ja que essa madeira e muito fragil). Será que alguma pessoa teria coragem de ficar apenas um ano(! ANO), sem tirar a barba, sem cortar as unhas, sem cortar o cabelo, sem tomar um banho, o alimento seria água poluida em um local abafado e seco cheio de oleo e xixi… Com certeza o velho da novela Av. Brasil que residia em um lixão seria um anjo comparado a uma pessoa que tivesse essa coragem de passar por todo esse processo. Então meus amigos uam árvore precisa de tantos cuidados quanto o de um ser humano, vamos cuidar de nossas árvores, elas necessitam de serem podadas, a quantidade de nutrientes que uma arvore dessas retira do solo é imenssa. O CONDEMA DE NOSSA CIDADE ESTA PARADO A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE IDEM, BASTA DAR UMA OLHADA NO PARQUE FLORESTAL.

  5. EDÉSIO AREIAS disse:

    LUIZ CARLOS DEFENSOR DO MEIO AMBIENTE, SEMPRE COBROU RECURSOS A PREFEITURA PARA TENTAR SALVAR ESSAS ARVORES E TANTAS OUTRAS, MAS NUNCA FOI OUVIDO . . . DISSO FALO POIS FUI TESTEMUNHA DE PROJETOS QUE ELE ( LUIZ ) ELABOROU, MAS SE RECEBIDOS FORAM. CERTAMENTE FORAM ENGAVETADOS . . . OBS: QUANDO RUI MEDEIROS FOI SEC. DE AGRICULTURA A SITUAÇÃO DO MEIO AMBIENTE MELHOROU MAS COMO O QUE É BOM DURA POUCO QUANDO O MESMO (RUI) DEIXOU A PASTA A COISA VOLTOU AO QUE ERA ANTES . . .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores