27
janeiro

A polêmica dos canteiros


Desperdício de dinheiro público em obra da PE-160

Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta segunda-feira (27) nossa equipe percorreu toda a extensão de uma obra que veio com a promessa de dar mais visibilidade e acessibilidade para o município, mas que se tornou uma verdadeira amostra de como o dinheiro público pode ser desperdiçado a olhos vistos: a revitalização dos canteiros centrais da PE-160.

 

Anunciada como uma das primeiras obras da gestão Vieira, que prometia dar “cara nova” e mais mobilidade para pessoas que usam ou não dos canteiros centrais, a revitalização deveria ter sido concluída em 04 de julho de 2013, mas falhas no projeto, aliado ao descaso causado pela falta de pessoal e de prioridades de conclusão, fizeram com que a obra trouxesse mais transtornos do que benefícios à população.

 

Nove meses depois, cerca de 50% da obra foi concluída. Na foto acima, trecho próximo ao Rota do Mar Complex.
Outro trecho que falta ser iniciado os trabalhos: Pós Rota do Mar Complex até a entrada principal do Moda Center.

Muitos dos briquetes usados para revitalizar os canteiros, que vão desde entrada/saída da cidade até a parte frontal do Moda Center, já se esfarelam ou se despedaçam aos poucos, além da areia que começa a invadir as margens da pista, ambos aumentando chances de acidentes, especialmente com motociclistas.

 

Em vários trechos, areia e pedaços de briquetes soltos podem ser vistos, muitos próximos a PE-160.

.

Outro fator agravante foram falhas de execução do projeto. Os canteiros, que originalmente teriam duas valetas para colocação de grama, foram vetados pelo DNIT e muito da obra teve que ser refeita, aumentando ainda mais os gastos.

 

Um dos trechos que compreende do semáforo próximo aos Correios até as proximidades do giradouro da Avenida 29 de Dezembro sequer foi refeito.

 

Falhas no projeto: Trecho que deverá ser quebrado e refeito para se adequar as exigências do DNIT sequer foi recomeçado.
Mesmo já tendo sido colocados, briquetes já começam a sair dos locais por falta de andamento das obras.

Vale ressaltar que a obra, que tem aproximadamente três quilômetros de extensão, está com pouco mais de 50% concluída e foi recomeçada e parada, pelo menos, duas vezes.

 

Em diversos pontos, há trechos isolados de revitalização, mas que já se deterioram pela falta de conclusão.

.

Com a palavra, as autoridades competentes.

8 Comentários

  1. fabio m azevedo disse:

    So cego que não vê, esse governo q gosta de maquiar as coisas e nada faz, vamos ver esse ano como vai ser sem verba federal alias verba federal q o pouco q ele fez foi as que tinha da gestão de Toinho do Pará

  2. fabio disse:

    entra prefeito, sai prefeito e santa cruz do capibaribe continua sem um gestor de verdade. Vamos sofre ainda uns 15 anos para aparecer alguém q resolva.

  3. Tania Avila disse:

    Não seria melhor já procurar as autoridades competentes para poder falar sobre isto, assim o blog poderia mostrar uma reportagem completa e isenta, sem deixar margens para conclusões precipitadas. O que se vê é uma necessidade de gerar polêmica pura e simplis para ter mais acesso no blog. Vejam o problema e consultem os responsáveis antes de jogar de qualquer geito, essa é a maneira certa de se fazer o trabalho de forma honesta e é isto que nós leitores esperam do blog.

  4. Marcos Antonio da Silva disse:

    Interessante que, como diz a matéria, essa seria a primeira obra dessa nova administração, que, diga-se de passagem, seria de muito benefício para as pessoas que fazem caminhadas. Depois de todo esse tempo o que se vê é que, nem foi realizada e o espaço para as caminhadas ficou prejudicado. E aí, como fica?

  5. Aline disse:

    Gente isso e dinheiro público parado! Quero ver a resposta do super super afff secretário sobre este assunto

  6. AMÉLIA CINTRA disse:

    É UMA VERGONHA, COMEÇA E NÃO CONCLUI E QUANDO SE PERGUNTA QUAL SERÁ O TÉRMINO DA OBRA SÓ SE OUVE RESPOSTAS SEM SOLUÇÕES,EM CARUARU É TOTALMENTE DIFERENTE COMEÇA A OBRA E TERMINA MESMO,LÁ TEM ORDEM.

  7. diogo disse:

    A chance que santa cruz deu a esse prefeito,que so faz maquiar.Acorda povo

  8. Renato Gonçalves disse:

    aceita que doí menos.é esse o dilema….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores