05
maio

Dados preocupantes


Pablo Ricardo afirma que Santa Cruz deverá ter chuvas abaixo da média histórica para o próximo trimestre

 

Foto: Arnaldo Vitorino.

 

Em contato com a Gerência de Meio Ambiente e do Rio Capibaribe de Santa Cruz do Capibaribe, o gestor Pablo Ricardo afirmou que segundo dados da APAC e do CPTEC, o trimestre Maio/Junho/Julho terá chuvas abaixo da média histórica. De acordo com o gestor, os números dos últimos 50 anos mostram que a média desses 3 meses em questão é de 180 mm.

 

As chuvas caminham, portanto, para uma média abaixo da histórica e provavelmente inferior ao ano de 2012, ano este inicial para o ciclo de seca que enfrentamos atualmente que foi de 120 mm.

 

Até o final do mês de abril de 2015 choveu 43,3 mm, onde a média histórica dos últimos 50 anos nesses 4 primeiros meses é de cerca de 214,0 ou seja, até o presente momento baseado nos dados históricos, choveu apenas 20% do que era para ter chovido nesses 4 meses iniciais.

 

Dados pluviométricos em 2015

 

Janeiro: 0,0 mm

Fevereiro: 8,1 mm

Março: 18,0 mm

Abril: 17,2 mm

 

No último sábado e domingo (03 e 04), os santa-cruzenses tiveram uma grata surpresa, com a chuva voltando a cair no município e na região agreste. Segundo Pablo Ricardo, Santa Cruz do Capibaribe choveu 17 mm.

 

 

 

3 Comentários

  1. Edísio Vieirae disse:

    “Preocupantes”? Enquanto isso, caminhões e mais caminhões carregados de madeira, que seguem, possivelmente para serem queimados em padarias e não sabe-de onde vem e nem para onde vai, passam pela madrugada afora sem nenhuma fiscalização por parte de seu ninguém. Destroem a natureza e mais esperam chuva?

  2. Alexandro disse:

    Era uma vez uma cidade onde as pessoas tinham como prioridade apenas trabalhar e alimentar o sistema capitalista, quem era proletário assumia seu papel de proletário e quem era burguês destruía toda a vegetação em volta da cidade para lotear terras as quais a maioria só servia para especulação imobiliário, anos depois a cidade se encontra em processo de desertificação e os habitantes se perguntavam Cadê a chuva?

    Infelizmente não existe espaço para tanta ignorância.

  3. EDIBERTO disse:

    Eu não sei se todos concordam comigo, mas acho de um mau gosto absurdo a prefeitura permitir a podagaem de árvores em nossa cidade. deveria ter uma lei municipal, que proibisse esse ato, que só se corta-se árvores em Sta Cruz, em épocas do ano onde fossem autorizadas, ou seja no início do inverno, é uma burrice sem igual o que fazem aqui, meu povo adora sofrer, já não tem água, e ainda sem sombra, sem vegetação para equilibrar a natureza fica difícil! quando vamos aprender a ser iguais ao povos evoluídos? Tudo em minha terra, e principalmente com meus conterrâneos são inverso da lógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores