09
março

Resumório – A coluna do professor Tenório


RESUMÓRIO

 

Professor Tenório OKALTOS E BAIXOS DO RESUMÓRO – A semana passada foi de altos e baixos para o Resumorista eu. Iniciou com críticas pesadas, injustas e desnecessárias, mas terminou com o convite para uma entrevista no ‘Programa Estúdio 1’ da POLO FM. Apesar de ser como o uso dos porquês, que tem quatro empregos e apesar de está trabalhando mais que os advogados do PT, aceitei e fui sabatinado pelo também narrador de futebol da Rede Vida de televisão, Janielson Santos, o dublê do Pinguim no próximo filme do Batman, Sílvio José, e pela mulher por trás do nariz, Márcia Arantes. Desde já, agradeço aos amigos pelo convite. Não peguei nem pegarei no pé deles para não fecharem as portas pra mim, principalmente porque tem umas que já estão mais fechadas do que porta de submarino.

 

RESUMORIAL – O noticiário da última sexta-feira (4) pegou muita gente de surpresa. Diante da polêmica que foi capaz de dividir a opinião de um país, não resisti à tentação de seguir a moda de alguns veículos de imprensa de nossa cidade que fazem uso de um editorial. No meu pequeno RESUMORIAL, quero deixar claro que concordo com a atitude tomada contra a Jararaca. Não importa se bateram no rabo ou na cabeça, pelo menos foi dado o golpe que muitos esperavam e até torciam. Foi necessário para botar ordem na casa e moralizar a situação que já se mostrava insustentável, pois quem pensa que pode fazer o que quiser que não vai dar em nada tem que ser colocado no seu devido lugar. Parabéns Rede Globo! Aquela Jararaca da Ana Paula já deveria ter sido expulsa do BBB há muito tempo.

 

AMIZADE DE OURO – Diz um ditado que mais vale amigo na praça do que dinheiro na Caixa. E se o amigo for feito os de Luiz Inácio Lula da Silva, aí sim que vale mais que dinheiro em muitos bancos. Amigos como os que o ex-presidente em exercício tem são para se guardar a sete chaves. Alguns amigos dele já estão bem guardados, (in)felizmente na carceragem da polícia federal.

 

MAIA MAIOR – O que também parece estar sendo mantido guardado a sete chaves é a decisão de quem será “O escolhido”, entre os filhos de Zé para disputar uma vaga na câmara de vereadores este ano. Após a quase definição do Nome de Augusto, Tallys ressurge, renascido das cinzas como uma fênix, e seu nome aparece em patrocínio de evento com letras maiores do que as letras dos nomes das atrações. Não acredite na falta de ENERGIA de um Maia, você pode se decepcionar.

 

A VOLTA DOS QUE NÃO SE FORAM – Antes da convenção, teremos um show de especulação. A última é que a eleição deste ano ao invés de ter uma renovação nos nomes que disputarão cargo eletivo poderá ter uma “reenvelhação”. Nomes como Natálio Arruda, Zilda Moraes, Ernando Silvestre, Zé Augusto e Toinho do Pará podem figurar suas carinhas reparadas por photoshop nas urnas eletrônicas, caracterizando a volta dos que nunca se foram da política.

 

50 TONS DE AZUL – Uma reunião na casa do prefeito apontou a existência de cerca de cinquenta pré-candidatos a vereador pela situação. No sadomasoquismo da política, espero que tenha ficado claro o papel de cada um na relação de dominante e submisso. Todo o poder é dado ao dominante e cabe a parte submissa obedecer por livre e espontânea vontade, realizando tarefas e obedecendo ordens que levarão ao êxtase da vitória. Resta saber se todos resistirão às exigências do dominador até o fim. Ao que se sabe, a palavra de segurança: “Amarelo” parece que já foi usada por quem não se sentiu à vontade na condição de submisso. Quem quiser interromper o processo já sabe que BASTA dizer VERMELHO.

 

ESTRATÉGIA A VISTA – A contratação do marqueteiro Fernando Veloso trouxe grande animação ao grupo taboquinha. Segundo uma fonte de peso da alta cúpula do grupo de oposição, o marqueteiro é tão experiente que Adriano Oliveira, João Santana e Duda Mendonça seriam estagiários se comparados a ele. A chance, de fato, inspirou muita gente. Tomara que a presença de profissionais renomados contribua para uma campanha mais propositiva.

 

CARLINHOS DE NAN – Os vereadores Carlinhos e Dida possuem muitas diferenças, mas na última semana se igualaram em um ponto. Não deram bolas pra imprensa e eu. Dida não apareceu para entrevista em programa de rádio e Carlinhos não respondeu uma pergunta que lhe fiz para postar no RESUMÓRIO. No programa de rádio, disseram que Dida ia pra geladeira, aqui na coluna, Carlinhos vai receber um gelo também. Pode pegar fogo as ações dele enquanto parlamentar que não direi nada. Do fogo em sua mercadoria em Recife, também não. Só darei um OI em grupo de whatsapp, já que ele é entendido do assunto.

 

FÉRIAS PRA LAMENTAR – A empresa responsável pela duplicação da PE 160 conseguiu uma façanha: Ofertar aos funcionários um período de férias maior do que a dos parlamentares brasileiros em Brasília, que duram três meses. As obras reiniciaram, inicialmente, com previsão de conclusão apenas de uma parte. Eu já vi esse filme antes e não gostei do final. Que tenhamos 12 quilômetros de paciência, porque de duplicação está difícil. E já teve vereador de Santa Cruz protestando contra o atraso na duplicação, pois não paga o IPVA de seu carro desde 2014. Só pode ser protesto, porque falta de dinheiro com salário de vereador não é.

 

AUMENTO SALARIAL – Se a alegação for falta de condição financeira para colocar os documentos do carro em dia, os próximos vereadores de Caruaru não terão esse problema. Foi aprovado na Câmara um reajuste salarial em torno de 60%, aumentando seus vencimentos de 9 mil para 15 mil. Esses, com certeza, não terão problemas em ser parados em blitz.

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores