24
agosto

Resumório – A coluna do professor Tenório


RESUMÓRIO

 

Professor Tenório OKPECULIARIDADES ELEITORAIS – Nossa cidade, tão cheia de peculiaridades, também se destaca nesse quesito quando o assunto é eleição. Os primeiros dias de campanha nos trazem bons exemplos: Pai e filho candidatos disputando eleição em coligações diferentes; cunhado de candidato a prefeito querendo disputar eleição pra vereador a todo custo; candidato a vereador que pede mais voto pra prefeito de outra cidade do que da cidade que concorre; brigas por posição de reboque em carreata; Coelhinhos e até a Pepa Pig no meio dos movimentos; propostas vantajosas para as garotas das praguinhas mudarem de militância.

PECULIARIDADES ELEITORAIS II – Eleitor que espera quatro anos pra tirar foto com político e eleitor que espera quatro anos pra tirar proveito do político; candidato a vereador com mais material do que o candidato a prefeito; candidato tão mal em entrevista que corre o risco de perder votos em vez de conquistá-los; candidato que pede voto e dinheiro a população; divulgação de pesquisa a prestação; candidatos montados literalmente no lombo dos eleitores… 

A ESTRATÉGIA – São 82 pretendentes, mas apenas 17 serão contemplados. E onde está a melhor estratégia? Dentro de um celular, debaixo das asas do pai, atrás das orelhas, numa cor, numa flor, no lugar que lhe deu nome, no gesto com os dedos, na presença, na assistência, na beleza, na riqueza, no número fácil, na voz, na história, no presente, no passado, no que fez, no que fará, no gênero, na coragem, na inteligência pra denunciar ou na gratidão ao poeta que não para de ajudar? As urnas responderão.

BASTA EM 3D – Os dois principais grupos políticos da cidade tiveram problemas pontuais na organização das carreatas no primeiro grande comício. O destaque do lado vermelho foi a inovação com a marca do “basta”, caracterizado pelos cinco dedos da mão, colocados em baixo-relevo no capô de um carro que trazia o som de um candidato. Se disserem que foi um tapa e que houve bate boca não acreditem. A união está selada. Pelo lado azul, também teve discordância na posição dos reboques e uma militante seguindo os passos da mãe, levou um pequeno chega pra lá. Organizar carreatas é sempre um grande desafio para as coligações. São muitos egos para administrar.

NO PLANO DE GORVERNO – Com tanto problema na organização das carretas, o “euternauta” sugere que seja contemplado nos planos de governo dos candidatos a prefeito estratégias para gerenciar as carreatas com maior eficiência. Até por que como vão conseguir tomar conta de toda uma cidade se não conseguem dar conta de seus próprios movimentos que acontecem em apenas uma banda dela.

VEM AÍ – A Sabatina dos Professores acontecerá nos dias 8, 9, 13 e 16 de setembro na Câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. E não é que depois do sucesso de 2012 já tem professor com a pergunta formulada desde 2013. Aspirantes à Secretaria de Educação caprichem na emotividade da pergunta, mas não esqueçam que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

PAPAGAIO DE PIRATA – Relatos dão conta de que em um determinado palanque o empurra-empurra corre solto. Tudo para ficar ao lado da estrela maior e aparecer em todas as fotos. Existe uma confusão no conceito de ganhar espaço na política, pois não se trata de espaço físico. Parece que nem tudo são flores. E se essa flor não for regada, ela vai murchar e perder a beleza que um dia encantou muita gente.

MAL MAIOR – Quer desejar um mal a alguém, não desejo uma dor de barriga três horas da madrugada, nem uma dor de dente no dia do casamento, muito menos fazer uma monografia em uma semana. Se você realmente quer que alguém sofra, só deseje um comitê na frente da porta dele.

BASTA – Uma boa notícia para quem tem comitê na rua de sua casa e para os costureiros e costureiras que estavam levando pra casa o protetor auricular após o expediente nas fábricas. Os reboques e carros equipados com grande aparelhagem de som foram proibidos pela Justiça Eleitoral. E agora? Como vão fazer para atrair a multidão? É hora de caprichar no discurso e nas propostas.

MAIS AVANÇOS – Agora vamos esperar por maior atenção quanto às infrações de trânsito. Contramão, superlotação de veículos, não uso de cinto, de capacete e direção perigosa, bem como venda de bebidas alcoólicas a menores. A euforia não precisa virar anarquia.

MULATINHO EM ALTA – Não me refiro ao feijão que está com o preço nas alturas faz tempo. É que no último comício da oposição o locutor em vez de anunciar o candidato a vereador Pedro do Bordado, anunciou Pedro Mulatinho, que não disputa cargo eletivo e está na situação atualmente. Na política é sempre bom ter o nome lembrado.

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

~

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade do seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores