05
junho

Coluna


Conheça melhor seu cliente e venda muito mais

 

Não adianta querer navegar bem em águas desconhecidas. Não dá pra ter sucesso em vendas sem conhecer bem o cliente. Em nossa região as empresas ainda pecam muito no que diz respeito a ter informações sobre seu cliente, muitas vezes nem um cadastro básico a empresa possui. Isso dificulta bastante o relacionamento com o cliente, afinal, como se relacionar bem com quem não conhecemos?

 

Para poder haver fidelização, primeiro tem que haver vínculo entre as partes e esse vínculo se dá mediante ao com relacionamento por parte da empresa para o cliente. O que acontece muitas vezes é que o cliente visita a empresa, compra, retorna, compra novamente, depois de um tempo deixa de comprar e a empresa nem se dá conta de que isso aconteceu. QUANTOS CLIENTES SUA EMPRESA PERDEU NOS ÚLTIMOS 12 MESES?

 

Veja algumas dicas para fortalecer o relacionamento com seu cliente:

 

  • Tenha informações sobre o cliente – Cadastro de clientes é algo indispensável no dias atuais, esse cadastro precisa estar atualizado e conter todas as informações necessárias para a empresa se comunicar bem com o cliente.

 

  • Comunique-se – Use as informações de cadastro em favor da empresa, entre em contato com ele sempre que a empresa fizer alguma ação ou mesmo em datas comemorativas e datas do interesse do cliente como o aniversário dele por exemplo.

 

  • Crie um histórico – conheça o perfil do seu cliente, seu estilo de compra, sua freqüência de compra, tipos de produtos que ele mais gosta e formas de negociação com ele.

 

  • Personalize o relacionamento – Não se relacione com o cliente como que ele fosse apenas mais um na sua lista de clientes, faça ele se sentir especial para a empresa, crie um clima amistoso e o atenda de acordo com seu perfil traçado anteriormente.

 

  • Fixe parceria – A boa venda nunca acaba. O final de uma negociação é sempre começo da próxima venda. Faça parcerias fortes com seus clientes, os façaeles entenderem que sua empresa se interessa em um relacionamento de “ganha- ganha” e transforme-o em mais que um cliente, torne-o um parceiro.

 

Adquirir e manter clientes ativos e rentáveis não é uma tarefa fácil, entretanto é desta tarefa que depende diretamente a sobrevivência da sua empresa, sendo assim busque todas as maneiras possíveis para tornar seus clientes fieis e propulsores de sua marca.

 

As opiniões expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

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