26
maio

Pollyane Siqueira afirma que houve um equívoco referente as informações da realização de testes de COVID-19 repassadas para alguns pacientes


De acordo com a secretária de saúde, os testes serão realizados no laboratório municipal e não nas residencias dos pacientes

A Secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Pollyane Siqueira, participou do Programa Independente nesta segunda-feira (25) e explicou como estão sendo realizados os testes no município e afirmou que houve um equívoco mediante mudança no protocolo adotado pela secretaria, em relação aos pacientes que receberam a informação de que um profissional iria até as residências realizar o teste.

Sobre os casos divulgados pelo Blog do Ney Lima, de pacientes sintomáticos que não estavam conseguindo realizar os testes de COVID-19, a secretária de saúde afirma acreditar em um equívoco mediante a mudança de protocolos e que devido as constantes mudanças, “alguns profissionais tem dificuldade em se adaptar” e que os testes estão sendo feitos no laboratório municipal, mediante agendamento.

“Profissional de epidemiologia não vai na sua casa, com o covid essas visitas não são orientadas, não são recomendadas. Todo contato é feito através do telefone. Tinha duas pessoas fazendo esse monitoramento via celular, hoje reforçamos a equipe, remanejamos mais cinco pessoas porque vocês percebem que os números aumentam”, afirmou.

De acordo com a secretária, os 19 casos que estão em investigação no município realizaram os testes e estão aguardando o resultado do Lacen. Pollyane afirma que existe uma subnotificação por causa das pessoas que estão com o vírus e que não apresentam nenhum sintoma, ou seja, os assintomáticos.

“A partir da última semana houve uma mudança de protocolo e de fluxo, onde a gente abriu para as unidades (básicas) de saúde à testagem rápida, abrimos para dois dias de testes rápidos e a partir daí os casos começaram a surgir. A questão da testagem no coronavírus ela é importante, porque ela nos dá uma visão de onde o vírus está se alastrando, mas a gente entende também que há uma subnotificação, porque pra quantos assintomáticos existem para cada sintomático? Então a subnotificação vai existir no mundo inteiro e o protocolo adotado pelo município foi justamente pela escassez de testes”, explicou.

Segundo Pollyane Siqueira, todos os dias, na parte da tarde, o laboratório municipal está aberto para a realização de testes em profissionais da saúde e que mediante critérios clínicos, do encaminhamento médico e notificação, o laboratório testará a população, destacando que para que seja realizado o teste é preciso receber um encaminhamento da UPA ou das unidades básicas de saúde, além do agendamento prévio.

A entrevista completa com a secretária de saúde está disponível no Spotify, através do Podcast Programa Independente, clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores