13
maio

“A gente aguarda até o momento uma ação mais efetiva do estado”, afirmou a Secretária de Saúde de Santa Cruz em relação a COVID-19


Imagem: Igor Araújo

Na noite desta terça-feira (12) a Secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Pollyane Siqueira, em participação no Programa Independente, falou sobre as ações da pasta no município em relação ao enfrentamento ao novo coronavírus e destacou que a prefeitura espera uma ação mais efetiva do estado, entendendo a dificuldade enfrentada por Pernambuco.

“A gente aguarda até o momento uma ação mais efetiva, inclusive a gente vem conversando e também entende a dificuldade do estado. O laboratório central faz os testes, existe uma sobrecarga do estado, nós não estávamos preparados. Desde o primeiro caso em fevereiro, houve uma mobilização dos três poderes pra se organizar para receber essa demanda que iria acontecer com a questão do coronavírus, mas a gente entende também que precisa ter uma ação mais efetiva do estado, a questão econômica e da saúde precisa ter essa ação mais efetiva”, afirmou.

A Secretária afirmou que o município, através do Ministério de Saúde, conseguiu 600 testes e adquiriu mais 400, além de destacar que existe um processo em andamento para aquisição de novos testes. De acordo com Pollyane Siqueira, até o momento da aquisição pelo município, os disponibilizados pelo Ministério da Saúde realizados na cidade seguiram um protocolo, em que os testes eram destinados para pacientes idosos com sintomas e profissionais de saúde e segurança. Enquanto os testes adquiridos pelo município seriam destinados para a população que não se enquadra nesses perfis.

“A partir de domingo os números do Boletim também vai ser atualizado com os resultados dos testes. Porque não é apenas o teste, é o teste e o critério clínico que o médico avalia e notifica, vai concluir e esse dado vai para o boletim municipal”, destacou.

Existe um novo protocolo em construção na Secretaria de Saúde de Santa Cruz, de acordo com a secretária as pessoas que tiveram contato com outra que testou positivo para a COVID-19, a partir de uma consulta médica, poderá ser considerada positivo se apresentar os sintomas. As pessoas que realizaram o teste e foram confirmadas com a doença através da rede privada de saúde, é necessário uma validação junto ao LACEN para que a confirmação entre nos dados do estado, Pollyane destacou que é importante procurar a Vigilância Epidemiológica do município para esta validação.

A entrevista completa com a Secretária de Saúde Pollyane Siqueira ao Programa Independente está disponível no Podcast Programa Independente, através do Spotify clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores