23
setembro

Artigo


Problemas com a Tributação no Brasil?

 

Lais VasconcelosO trabalhador deve trabalhar o equivalente a cinco meses do ano para pagar seus tributos. Esses dados foram divulgados recentemente pelo IBPT, na estimativa do tributarista Gilberto Luiz do Amaral.

 

Isso quer dizer que a nossa carga tributária está situada em torno de 35% do PIB, o que a torna alta, quando comparada com a de outros países, como é o caso dos Estados Unidos, (25,4%) e do México (19,7%), ambos ocupando melhores posições que a do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano.

 

É inferior, quando comparada, por exemplo, a Noruega (43,2%), que é o país mais que possui o 1º lugar do ranking mundial do IDH.

 

O Brasil possui uma carga tributária alta, na medida em que deixa de oferecer programas sociais de atendimento aos seus cidadãos. É sabido que um dos fatores do desajuste tributário brasileiro corresponde à alta carga tributária (conforme já mencionada), bem como ao não favorecimento da eficiência e competitividade e a desigualdade da carga tributária, uma vez que temos uma arrecadação maior sobre o consumo do que sobre a renda e a propriedade.

 

Assim, a arrecadação, que deveria promover uma redistribuição visando igualdade, trata de forma igualitária os desiguais. Ou seja, um rico e um pobre necessitam de alimentos todos os meses, no entanto, o rico, que possui mais condições financeiras de arcar com tributos, acaba pagando aos cofres públicos o mesmo valor que o pobre (incluindo nessa situação o mendigo).

 

Em países mais desenvolvidos, a incidência maior de impostos ocorre sobre a renda e a propriedade (de forma proporcional), o que estimula a classe média e baixa a produzir riqueza, uma vez que a tributação incidente sobre o consumo é pequena ou zerada.

 

Enquanto isso, a tributação sobre a renda é proporcional, sendo considerada a mais justa por diversos tributaristas, uma vez sua alíquota vai variar conforme maior for a renda obtida.

 

A reforma tributária, atrelada aos investimentos nos programas sociais, pode resolver uma parte do desenvolvimento econômico e humano. No entanto, essa reforma envolve custos de mudança e incertezas, o que a torna distante de concretizar-se.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores