16
julho

Um confronto anunciado


Confronto entre eleitores deixa pelo menos nove feridos

 

Fernanda Alves da Silva, 19 anos, teve fratura exposta

 

Na noite de ontem (15/07), por volta das 20h,  Taboquinhas e Bocas-pretas armados com pedras, levaram as suas diferenças políticas do âmbito verbal para a violência, que gerou um saldo negativo de pelo menos nove feridos, um deles com gravidade.

 

O confronto aconteceu no giradouro da PE-160 no momento em que os dois grupos se encontraram. No local, a proximidade entre os comitês políticos gera um problema eminente, mas até agora a Justiça Eleitoral não se pronunciou.

 

A maioria das vítimas que foram atendidas, foram feridas devido as pedradas, que lhes causaram cortes e hematomas, segundo informações do Hospital Municipal (sete delas) e o número só não foi maior graças a chegada da Polícia e da Guarda Municipal.

 

Acesso ao Hospital Municipal ficou isolado pela Polícia Militar

 

A oitava vítima, ferida com mais gravidade, foi a jovem Fernanda Alves da Silva (19 anos), que reside na rua Vidal de Negreiros, no bairro São Cristóvão, envolvida em um acidente entre uma moto (onde estava como passageira) e um Fiat Uno Branco,que seria um táxi com placa de Caruaru, quando ela e um amigo passavam próximos ao confrontos.

 

Segundo Carlos Diogo, amigo da vítima e condutor da moto, os dois estavam fugindo das pedras arremessadas e quando entraram na rua por trás da Escola Menino Jesus, foram surpreendidos pelo táxi, que colidiu na traseira de sua moto, onde o impacto causou três fraturas em uma das pernas de Fernanda, sendo duas nos dedos e uma no fêmur: “Nós estavamos fugindo das pedras que estavam jogando lá. Quando eu ia na rua do japa, por trás da Escola Menino Jesus, o cara vinha no Fiat e pegou a traseira da minha moto. A pancada foi todinha na perna de minha colega (Fernanda) e quebrou em três cantos a perna dela”, afirmou.

 

Comitês estão a poucos metros um do outro

 

Carlos afirmou, na delegacia, onde estava prestando queixa, que o taxista fugiu, sem prestar socorro, mas conseguiu anotar a placa do carro. A vítima foi transferida para a cidade de Caruaru, para receber maiores cuidados.

 

Na mesma confusão, o irmão do deputado Edson Vieira (PSDB), Robson Vieira, a nona vítima dos confontos, também foi ferido por uma pedrada, sendo atendido no pronto-atendimento da Unimed e liberado pouco depois.

 

Equipes da CIOSAC foram enviadas para conter eleitores. Uma pessoa chegou a ser detida

 

Um confronto anunciado: Apesar dos alertas da imprensa, coligações não se preocuparam com a proximidade entre os comitês

 

Tallys Maia - Coordenador de Campanha de José Augusto Maia

 

Em entrevistas concedidas ao Blog do Ney Lima, Tallys Maia (Coordenador de Campanha de José Augusto Maia) e Geraldo Moura (Assessor de Imprensa de Edson Vieira) deram suas versões sobre os motivos que levaram os simpatizantes ao confronto.

 

Para Tallys Maia, o tumulto teria começado a partir de pedras que foram jogadas, vindas dos simpatizantes de Edson Vieira, em direção a carreata de José Augusto Maia.

Geraldo Moura - Assessor de Imprensa de Edson Vieira

 

Para Geraldo Moura, a confusão teria começado devido a provocação de simpatizantes de José Augusto Maia, que estavam trajados com fraldas e provocaram os simpatizantes de Edson Vieira.

 

Infelizmente, conflitos como esse já eram esperados, devido ao fato dos comitês dos dois grupos políticos estarem tão próximos. Devido ao risco eminente, o confronto já tinha sido previsto pela imprensa que abordou o assunto várias vezes na última semana.

 

Vítima esperou mais de duas horas para ser transferida, por falta de ambulância

 

Fernanda Alves da Silva, vítima ferida com mais gravidade nos confrontos, recebeu parte dos cuidados necessários a sua estabilização ainda no Hospital Municipal, para ser transferida para a cidade de Caruaru.

 

Os detalhes que chamaram mais a atenção foi a longa espera (mais de duas horas) para que ela fosse transferida, pois a ambulância que pertence ao Hospital Municipal estava em outra ocorrência,  quando foi transferida por volta de 23h e 20 min, a vítima não foi levada em uma ambulância do município, mas sim em uma pertencente a Brejo da Madre de Deus.

Após esperar por mais de duas horas, jovem ferida foi removida em ambulância de Brejo da Madre de Deus

 

 

Tal fato demonstra a grande precariedade ainda existente na administração do sistema de saúde, oferecido a população de Santa Cruz do Capibaribe. Enquanto os grupos políticos faziam a festa e colocaram seus eleitores em risco, os problemas da cidade deixaram de ser discutidos.

 

Equipe do Blog do Ney Lima que participou desta cobertura:

Ney Lima

Elivaldo Araújo

Thonny Hill

Wilker Silva

Nayara Maria

 

20 Comentários

  1. Carla disse:

    Isso é uma vergonha, até onde vai chegar… O que era pra ser um momento de festa, descontração, brincadeiras, acabar assim, com pessoas feridas, um REBANHO de BESTAS enchendo páginas das redes sociais ainda brigando por quem começou ou quem tava errado, ou quem é isso ou aquilo outro… TODOS que PARTICIPARAM de tal ATO erraram. Tem que parar com isso!!! As autoridades têm que mostrar que são autoridades, tava mais que na cara que isso ia acontecer, como pode, dois comitês próximos, isso tem que ser resolvido até no máximo sexta feira, porque ontem foi isso, a semana que vem ninguém sabe como vai ser, o que estão esperando?? FICAR PIOR, acontecer algo mais sério???

    Não… as festas são boas ou bestas??? são, gostamos, é o que temos de divertido nessa cidade sem nada pra Lazer; Mas desse jeito não dá

  2. simone disse:

    Tava na cara que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde,acho q foi um erro das autoridades competentes,deixar q os comitês fossem tão proximos e tambem na avenida,atrapalhando o trânsito!

  3. JANAINA disse:

    NEI,
    A JUSTIÇA TEM QUE INTERVIR RAPIDO,TANTO NESSA CONFUSÃO DO DOMINGO, QUANTO TAMBEM NO SABADO, POIS A SITUAÇÃO PASSOU DA RUA DOS PACAS PARA A BIL DE DEDA NA CONTRAMAO,PARANDO TODO O TRANSITO, NAO RESPEITAVAM NEM O SINAL E POR CIMA DE TUDO NA CONTRAMAO

  4. Rita de cássia disse:

    Isso é um absurdo,até quando vamos conviver com esse tipo de coisa em nossa cidade, gente, politica não se faz assim não, e esse povo ainda querem cobrar uma santa cruz melhor, mas como se a politica já começa dessa forma, kd o exemplo? kd o respeito? conscientização minha gente. valeu.

  5. PAUDINHA BARBOSA disse:

    Amigos pensem bem antes de faser acusaçoes infundadas… sabemos que os eleitores de Santa cruz sao muito apaixonados. mas isso nao justifica nenhum ato de violencia ou vandalismo.. nem lado A nem lado B podem agir dessa maneira… e logico que politicos nao vao mandar ninguem comecar atos como esses.. ate onde eu sei os politicos tem no minino um pouco de educação.. Entao a coisa certa e propagar a PAZ e que vença o melhor.. nada de ficar acusando ninguem…

  6. Jânio disse:

    eu acho que as passeatas, carreatas, comícios, palestras e outras manifestações políticas de forma sadia devem serem feitas. Agora pelo amor de DEUS, pra chegar a esse ponto ai sinceramente, aonde é que a cabeça do povo está? Primeiro acho que os eleitores da oposição tem que manter a calma e colocar a cabeça no lugar e não entrar no jogo sujo de Zé Augusto, assim como alguns que votam em Edson Vieira, que estão com os ânimos alterados, devem se conter. Não é assim que se faz manifestos políticos, acho erradíssimo quando Padre Bianchi Xavier foi candidato a prefeito e muitos eleitores de Ernando se vestiam com batinas para esnobar o padre, bem como o proprío prefeito eleito naquela época, entrou na cidade em cima de um carro de som com uma Bíblia na mão, não sei se foi uma ato de agradecer a DEUS por ter sido eleito ou se foi mesmo para tirar sarro da cara do padre como era de prache, mas, quem não lembra quando o então atual Dep. Zé Maia e candidato a prefeito hoje quando foi eleito, que incentivava o povo até a jogar pedras na casa de Ernando, que naquela época quando foi eleito passando pela porta da casa de ernando e de sua saudosa Mãe, era o Dep. Zé Maia gritando.

    “TCHAU GALEGUINHO DOS R$ 27.700,00. SANTA CRUZ SE LIVROU DESSA MALDIÇÃO, SANTA CRUZ SE LIVROU DA MALDIÇÃO DOS MENDONÇAS”

    outras frases bem conhecidas.

    “E QUEM ERA TINHA, ERA ZINHA, VAMOS GRITAR BEM ALTO PRA OS MAMOLENGOS OUVIREM LÁ DE TAMANDARÉ, CHAU GALEGUINHO, E É NO PASSO DA SILHUETA QUE EU VOU LASCANDO OS BOCAS PRETAS”

    Então pessoal hoje vivemos no século 21, não vamos fazer ou entrar nesse jogo sujo, temos que ter a cabeça no lugar e cada um fazer seu manifesto de forma sadia e não agredir as pessoas nem com palavrões e nem muito menos com agreções físicas, e que DEUS ABENÇÕE A TODOS, parabéns amigo Ney Lima pela reportagem sempre imparcial isso sim é profissionalismo, e por chamar a atenção das autoridades competentes para se aterem a toda essa situação.

    e é isso…

  7. Jânio disse:

    sim bem como foi apedrejada a casa de Dona Marita a IRMÃ DO VEREADOR FERNANDO ARAGÃO, que o então mentôr da baderna foi o próprio Zé Augusto, acho que vocês ainda Lembram né?

  8. Fabinho disse:

    Vergonha! Mas tem gente que gosta disso! Zé da merenda adora isso. Pois assim o povo esquece quem ele é de verdade – o maior formador de quadrilha do Nordeste!

  9. Narah Leandro disse:

    Caros Amigos.
    Gostaria de externar aqui o meu repúdio ao confronto ocorrido ontem, onde santa-cruzenses de ambos os lados, foram feridos por uma atitude de extrema de violência.
    Não estava presente porque estou enferma. Mas quero dizer aos amigos que esse não é o modelo politico que nós propomos.
    Queremos nos movimentos de rua, transmitir alegria e a esperança de termos uma Santa Cruz melhor de se viver, por isso pedimos “Uma chance pra Santa Cruz”.
    Logo, repudiamos toda e qualquer atitude de confronto físico, o que queremos confrontar é a situação do nosso município, queremos uma chance para a Educação, a Saúde, o Trânsito, o Desenvolvimento Econômico…
    Portanto, peço a todos que este fato não venha a se repetir, porque o nosso bem mais precioso é a VIDA. E independente de ala politica somos todos Santa-cruzenses!

  10. Pensando Em Santa Cruz disse:

    Pois é, Zé Augusto mandou apedrejar a casa da irmã de Fernando Aragão que continuou do lado de Zé, e hoje encontra-se numa fase decadente como vereador. O que eu percebo é que nessa “festinhas” partidárias há muitas pessoas bêbadas, gente descendo até o chão e o trânsito da cidade sendo prejudicado, bem como a economia, pois os feirantes sentem-se acuados com tamanha baderna. Se um dia lá atrás Zé mandou apedrejar a casa da irmã de Fernando Aragão, isso é problema deles. O que a população não pode é querer imitar o que Zé fez. Vamos agir com mais inteligência e deixar a burrice de lado. Bem faz quem fica em sua residência longe desse fuá.

  11. Pensando Em Santa Cruz disse:

    Além do mais é uma vergonha, a vítima com a perna quebrada foi socorrida em uma anbulância de outro município. O governo municipal da situação deveria se envergonhar disso. Lembram do caso da Nedja Alves que quase perde a perna por causa de uma displicência no hospital municipal? Se ir a 29 de Dezembro aos domingos a noite já era um caus imagine agora com arruaceiros badernando? Corremos o mesmo perigo que a moça vitimada.

  12. Anderson Santos disse:

    Caro Ney Lima, estava ontem vendo a chegada das duas passeatas, quando a de José Augusto chegou tinha uns 10 homens de frauda, no meio da sua passeata, e tudo tava ocorrendo normalmente, mas eles ao invés de ter ficado no lado que estavam começaram a corre do lado do comitê de Edson Viera provocando os eleitores ali presentes, dando assim inicio ao vergonhoso confronto.
    E não adianta ninguém ficar querendo tirar proveito politico do ocorrido, pois os dois lados foram culpados pelo fato.
    É com essas atitudes que cada vez mais o “barco” Santa Cruz vai se afundando.

  13. eleitor confuso disse:

    ô monte de gente besta danada! nem se eles ganhassem alguma coisa valeria apena! o que leva esses bestas a se ferirem ou levar uma pedrada no olho e ficar sega, a se matarem por políticos que só pensam neles? não conheço nem um político honesto!

  14. ERICK disse:

    NEY A CULPA FOI DOS TABOQUINHA PQ FIZERAM UMA CARREATA NO SABADO E ONTEM TBM NA HORA Q A CARREATA BOCA PRETA SAIU ELES TBM COLOCARAM UMA CARREATA PARA SAI TBM É UM ABISUDO VAMOS CONVERSA PRA VER UM DIA UM SAI EM CARREATA O OUTRO NO OUTRO DIA SAIR

  15. Falador disse:

    eitaa Janio é bom pq tu baba pouco edim do jumento AZUL, seja igual a Ney Lima IMPARCIAL, não tem lado certo, os dois estão errado,e tem q acabar com essa safadeza q esta tomando conta da cidade, eleitores derrotados e desesperados

  16. nego disse:

    Até o presente momento a justiça eleitoral não se pronunciou sobre o ordenamento das carreatas nem dos comitês, logo se a justiça até aqui foi inoperante, até porque todos já previam fatos como estes, não podemos simplesmente colocar toda a culpa nas coligações, pois a maior responsabilidade é da justiça. O estranho é que quando é para penalizar o Deputado Federal José Augusto ela é rápida e pesada. Sobre a essência do fato podemos dizer que foi puro desespero da onda azul, já que esta foi a facção política que iniciou o conflito, isto talvez por saber dos resultados das pesquisas internas.

  17. Luisa Gomes disse:

    Duvido que o Deputado José Augusto Maia e o Deputado Edson Vieira tenham levado pedradas. Até o povo santa-cruzense perdeu a noção da dignidade e auto-respeito que ao meu ver deveria ser restrita a ala política(como é costumeiro à essa classe); os candidatos que discutam, eu tenho o direito de ter o meu voto secreto.

  18. Afonso san Victor disse:

    Uma parte da população de Santa Cruz do Capibaribe não tem memória para lembrar fatos do passado, não tem inteligência para distinguir o certo do errado(em se tratando de política), não tem moral para cobrar nada dos políticos, pois não passam de fantoches e, ou babões, essas pessoas não estão nem ai para a sociedade, pois a sulanca alimenta sua ignorância.
    Se degladeiam em nome de pessoas ou grupo político que só querem afanar a sociedade.
    É preocupante a situação de nossa cidade pois no fato ocorrido tinha pessoas alcoolizadas, homens e mulheres, jovens e adultos, estudantes e analfabetos, todas as classes estavam presentes. Isso é preocupante pois com certeza se isso voltar a acontecer as armas não seram apenas pedras, pois assim como os últimos fatos acontecidos em São Domingos e em SANTA CRUZ pessoas mal intencionadas se aproveitaram da situação para provocar desordem.
    E não me venham falar que os dois grupos políticos não queriam isso, eles sabiam que isso irria fatalmente acontecer e só ficaram torcendo para o outro lado dar o pontapé inicial e usar isso como arma para tentar penaliza-los na justiça.
    Como por exemplo a entrevista do imaturo Talles Maia dizendo que a jovem Fernanda, (que estava a mais de duas horas com uma fratura exposta esperando uma ambulância para fazer a locomoção da mesma para um hospital descente, pois o daqui fez a parte dele, ou seja, uma bezetacil e uma voltaren), estava preocupada se o candidato Zé Augusto estava bem, se não tinha levado nenhuma pedrada, OH MEU DEUS.
    A cara fala sério.
    Algumas pessoas politizadas, independente do partido tentam colocar um pouco de lógica na cabeça de alguns ignorântes dizendo: “vote consciente”., mas é difícil, até mesmo porque muitas dessas pessoas que se dizem politizadas são hipócritas.`
    É duro olhar para os candidatos, procurar um que vale a pena votar e não achar, e nos passar a escolher o “menos ruim”, é foda.
    E assim é feita a política de Santa Cruz até quando o povo quizer.

  19. severo disse:

    que vergomha ,essa admistração esta deixando sta cruz o caos,eita povo cego que não ve .tem que mudar tudo em sta cruz.agora moro em caruaru mas a minha familia mora toda ai quando chego em sta cruz vejo uma cidade fantasma,acabada,destruida,o caos ,esse grupo de seu jose augusto não vale nada.isso e uma vergonha!!!!!!!!!

  20. iJoão do PT disse:

    Temos que provocar a Justiça eleitoral para coibir essas situações desrespeitosas para com a população, afim de garantir a igualdade na disputa da eleição, Pois é claro o abuso do poder econômico dessa cidade, Onde se transforam uma disputa eleitoral no verdadeiro pastoril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores