26
dezembro

Reportagem Especial: Caminhos da Seca (Parte 1)


A seca que castiga o Agreste

 

 

Neste mês de dezembro, o Blog do Ney Lima inicia uma série de reportagens sobre a seca que castiga o Agreste de Pernambuco.

 

Toda a zona rural pertencente à Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas está sendo atingida.

 

Nossa equipe percorreu vários quilômetros por vilas e sítios atingidos pela estiagem.

 

Vamos mostrar a realidade vivida pelos agricultores e a situação de alguns açudes e barragens que entraram em colapso por conta da falta de chuva.

 

“É a maior seca dos últimos 30 anos”, afirma agricultora

 

 

Nossa reportagem começa pelo Sítio Quixabeira, há aproximadamente 10 km da Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Pouco antes de chagarmos ao local, encontramos vários animais mortos em meio à mata seca. Não se sabe exatamente o motivo da morte dos animais, mas a falta de vegetação apropriada para a alimentação provavelmente foi o fator principal para a não sobrevivência dos bichos.

 

Observamos um caprino que vagava em meio ao mato seco a procura de alimentos. Durante mais de dez quilômetros, nenhuma vegetação verde foi vista e o calor exaustivo predominava em toda a área.

 

Nossa equipe conversou com a agricultora Dona Dilma, que reside no local há três décadas. Ela conta que apenas no início de sua chegada ao sitio, em meados da década de 80, recordasse que teve um período de estiagem semelhante aos dias atuais.

 

“Apenas quando eu cheguei aqui teve uma estiagem desse jeito. Há quase 30 anos”, recorda a agricultora.

 

A residência de Dona Dilma é uma das casas que está sendo abastecida, de forma emergencial, pelo Exército Brasileiro.

 

Clique aqui para ouvir a entrevista: agricutora

 

Na próxima reportagem desta série, vamos mostrar a situação da Barragem da Nação, o único manancial que abastece a Vila do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Fotos: Ney Lima, Thonny Hil e Pablo Ricardo. Colaboração: Luiz Carlos (Condema)

5 Comentários

  1. Júnior disse:

    Deus tenha compaixão de todos nós.

  2. Walter Vitti disse:

    Ao ver estas imagens, meu coração dói. Esse céu azul, sem nuvens, essa terra seca, rachando. O tom cinza da vegetação morta. O corpo esquelético dos animais que ainda resistem bravamente. Lamento pela situação em que nossa região encontra-se.
    Leituras como: Vidas Secas, Grande Sertão Veredas, O 15, Os sertões, só reafirmam a nossa vida de sertão.

  3. cristiano disse:

    parabéns pela reportagem

  4. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

    Risos… Talvez com essa situação, as pessoas acordem e vejam que, nem só de Bolsa Esmola se vive. Brasil, um dos países mais rico em água lucrando com a Seca. E a CULPA dessa triste realidade é: Minha, sua, é nossa. Simples assim.

  5. Edisio Vieira disse:

    Que cena horrível! Tenho certeza que há dois culpados nesta terrível seca: o próprio homem e o grande conflito entre o bem e o mal. Diariamente passam inúmeros caminhões carregados de madeira, não sei de onde vem nem para onde vão, na nossa PE-160 para abastecer padarias! As autoridades fecham os olhos, essas árvores “chamam” chuva mas são arrancadas sem dó nem piedade por pessoas que só pensam em si e em destruir a sofrida natureza! O grande conflito está por acabar-se, ” e ouve batalha no céu: Miguel( Deus) e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram nem mais se achou o seu lugar nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada diabo e satanás, QUE ENGANA TODO O MUNDO; ele foi precipitado na TERRA, e os seus anjos foram lançados com ele. Pelo que alegrai-vos ó céus, e vós que nele habitais. AI DOS QUE HABITAM NA TERRA E NO MAR; porque o diabo desceu a vós, E TEM GRANDE IRA, SABENDO QUE POUCO TEMPO LHE RESTA. apoc. cap. 12: vers. 7,9 e 12. “E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homem com fogo. e os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram( o espírito santo será retirado da terra), prra lhe darem glória. apoc. 16: vers.8e9.” ouvi a palavra do Senhor vós filhos de Israel; porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem conhecimento de Deus na terra. Só prevalecem o perjurar, eo mentir e o matar, e o furtar, e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios.” Na verdade a terra está contaminada por causa de seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna, por isso a maldição consome a terra, ela será queimada e poucos homens restarão! Oséias, cap.4: 1e2. Isaías: cap. 24: 5 e 6.” Mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam! 1 cor. cap: 1 vers. 9.” Jesus está voltando, até a natureza está anunciando isto! precisamos fazer nossa escolha! de que lado estaremos nesta grande controvérsia entre o Cristo e Satanás?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores