17
novembro

Em Santa Cruz – Com várias atividades, projeto que traz conscientização sobre o diabetes é realizado na Câmara


Exames rápidos e outras atividades foram realizadas no projeto – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizado, na Câmara de Vereadores, a quinta edição do projeto “Novembro Azul – Dia Municipal de Combate ao Diabetes”.

O projeto, de autoria do vereador Ronaldo Pacas (PR) tem como objetivos ministrar informações sobre prevenção e conscientização sobre a doença, além da realização de diversas atividades.

No evento, foram realizados, de forma gratuita, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, testes rápidos de detecção de HIV e sífilis, realização de palestras com profissionais da área de saúde, além de vacinação contra a gripe, hepatite B e tétano. Também foram emitidas carteiras de vacinação e o cartão do SUS.

 

 

De acordo com o vereador, cerca de 200 pessoas foram atendidas na ação e, para os que eram detectados como possíveis diabéticos, foram realizados cadastros para encaminhamento a médicos especializados na rede municipal de saúde.

Já para os diabéticos que fazem uso da insulina, foi apresentado uma forma de cadastro, de modo a conseguir o medicamento de maneira bem mais barata. A medida beneficia, diretamente, aqueles que não recebem o medicamento pelo SUS. O vereador destacou a importância do projeto.

 

“Estou muito feliz com mais essa edição desse projeto e ver também essa casa lotada. É aqui que podemos ministrar informações realizar exames e claro: conscientizar sobre essa doença, que é silenciosa, mas que, se não controlada de forma adequada, pode trazer sérios problemas. Sou diabético e sei o quanto é importante a informação nesse processo” – disse.

Ao longo de cinco edições, mais de 800 pessoas foram beneficiadas pelo projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores