05
dezembro

Resumo da Câmara


 Eleição, prestação de contas, bate-boca em projeto polêmico e cobranças de entrada da Prefeitura ao Coninder predominaram última reunião ordinária do ano

Fotos: Thonny Hill.

A última reunião da Câmara de Vereadores, quatro temas predominaram a pauta de discursos de boa parte dos 17 vereadores.

 

Como não podia passar, o que mais foi citado pelas bancadas foi a eleição para escolha da nova Mesa Diretora, mas também prestação de contas de ações, cobranças da Oposição para que o prefeito Edson Vieira (PSDB) agilize o projeto de entrada do município ao polêmico consórcio Coninder foram debatidos.

 

O bate-boca entre as bancadas ficou restrito a dois projetos, sendo um deles polêmico. O primeiro tratava-se da viabilidade de implantação da Zona Azul, que teve pedido de vistas feito por Carlinhos da Cohab (PSL) na última terça-feira.

 

O vereador coloco três emendas modificativas ao projeto, sendo todas rejeitadas após votação sob a alegação de incoerência com a proposta.

 

Uma das que gerou maior polêmica foi a definição de horários para a zona azul funcionar durante o dia, onde Carlinhos postulou de 8h às 18h, fato que, segundo a Oposição, fugia do que o projeto detalhava, que isso seria definido por decreto do prefeito.

 

Já o segundo projeto foi o novo pedido de suplementação orçamentária, que gerou um grande embate entre Afrânio Marques (PDT) e Fernando Aragão (PROS), que divergem opiniões quanto a finalidade do pedido.

 

Ambos projetos foram aprovados. Confira o resumo na íntegra, vereador a vereador:

Vânio Vieira cobra da nova Mesa Diretora a volta do papel fiscalizador da Câmara e independência do Poder Executivo

,

No seu discurso, Vânio Vieira (PSDB) fez duras críticas com a proximidade do fim do mandato de Junior Gomes na presidência da Câmara.

 

Vânio citou pedidos de CPI que, segundo ele, foram engavetados dentro da Câmara, manobras políticas, além do não atendimentos de pedidos de esclarecimentos feitos por parte da bancada de Oposição.

 

“Esta Casa não pode ser controlada pelo Poder Executivo. Ela tem que ser independente e defender o cidadão”, frisou.

 

Galego de Mourinha cobra entrada da prefeitura no Coninder

.

O vereador Galego de Mourinha (PTB) fez uma cobrança ao prefeito Edson Vieira (PSDB) para que este acelere as discussões para que Santa Cruz entre no Consórcio de Municípios Coninder.

 

Galego chegou a apresentar um ofício feito, segundo ele, pelo deputado federal José Augusto Maia (PROS) datado do dia 11 de novembro que solicita que o prefeito desenvolva o projeto de entrada do município no polêmico consórcio, para ser apreciado pela Câmara em regime de urgência.

 

“O deputado precisa disso para alocar recursos até o fim de seu mandato. Que o prefeito desarme seus palanque e juntos possamos trabalhar por Santa Cruz”, frisou.

 

O vereador também aproveitou para cobrar o reinício da duplicação da PE-160 e uma postura mais fiscalizadora por parte da nova Mesa Diretora da Câmara.

 

Afrânio Marques destaca projeto de implantação da Zona Azul

.

O vereador pedetista trouxe a pauta a discussão do projeto que viabiliza a implantação do estacionamento rotativo pago em ruas e avenidas do município.

 

De acordo com o vereador, o projeto foi levantado por ele no ano de 2003, mas que só agora foi retomado por Luciano Bezerra (PR) e devera ser posto em prática já no ano que vem.

 

“Só agora, no governo atual, tiveram esse compromisso que não tiveram nos últimos 12 anos”, frisou.

 

O vereador também aproveitou para destacar o alto ritmo, segundo ele, de produtividade da Casa de Leis, através da elaboração de centenas de projetos e requerimentos.

 

Carlinhos da Cohab denuncia suposto caso de maus tratos a criança por funcionária de creche da Prefeitura

.

No ponto mais polêmico, o vereador trouxe a denúncia de que uma criança teria sofrido maus tratos de uma funcionária de uma das creches da prefeitura.

 

Sem citar que tipo de maus tratos a criança sofrera, Carlinhos da Cohab (PSL) afirmou que essa mãe levará o caso ainda hoje a promotoria do Ministério Público.

 

O vereador aproveitou para cobrar ao prefeito a entrada do município no Coninder e destacou que a Secretaria de Educação acompanhe a denúncia de maus tratos.

 

Zezin Buxin agradece aos funcionários da Câmara e aposta em bom trabalho da nova Mesa Diretora

.

Em breve discurso, o vereador aproveitou para agradecer os funcionários da casa, fazendo questão de citar cada um e cargo com um de seus tradicionais versos.

 

Já sobre a eleição da nova Mesa Diretora, Zezin destacou que confia em um bom desempenho de Afrânio e os demais vereadores para os próximos dois anos.

 

“Desejo boa sorte ao próximo presidente, porque esta bancada esta comprometida em votar em Afrânio, e compromisso é compromisso. Sei que todos aqui temos condições de comandar esta Casa, mas chegamos ao consenso, através do diálogo”.

 

Ernesto Maia afirma que Junior Gomes ficará com o rótulo de “Engavetador de CPIs”

,

No ponto mais forte de seu discurso, o vereador partiu para o ataque contra o presidente Junior Gomes (PSB).

 

De acordo com Ernesto, atitudes tomadas por Junior mancharam a imagem da Câmara, provocaram um aumento na Oposição e destacou que pedidos de informações sobre licitações e outras denúncias não foram esclarecidas por parte da prefeitura, mesmo após o fim de prazos regimentais.

“Vimos Junior Gomes aparecer na mídia dizendo que ele revolucionou essa casa, mas o rótulo que ele vai levar para a posteridade é o título de engavetador de CPIs”, pontuou.

 

Ernesto aproveitou para destacar que deixa seu papel de líder da Oposição, citando que o novo líder será decidido em breve.

 

Fernando Aragão faz críticas a novos pedidos de Suplementação Orçamentária pela Prefeitura

.

O vereador de Oposição fez duras críticas ao novo projeto de Suplementação Orçamentaria pedido pela Prefeitura.

 

O projeto solicita que seja liberado cerca de R$ 2 milhões a mais no orçamento da meta fiscal da Prefeitura, solicitação que, segundo o vereador, evidencia o inchaço da máquina administrativa.

 

De acordo com ele, 80% desse valor seriam usados para pagar o funcionalismo público e não para ser aplicado em obras.

 

Em seguida, o vereador afirmou que o prefeito Edson Vieira (PSDB) não estaria se interessando a buscar, junto Secretaria de Segurança Pública do Estado, uma emenda do deputado federal José Augusto Maia (PROS), no valor de R$ 1 milhão, para aquisição de Câmeras de Monitoramento.

 

“As coisas não acontecem porque foi um adversário que colocou e o prefeito não vai buscar”, frisou.

 

Helinho Aragão faz prestação de contas dos dois anos de mandato

,

O vereador pedetista fez uma prestação de contas de seu mandato ao longo de dois anos.

 

De acordo com Helinho Aragão (PTB), seu mandato está sendo pautado na discussão de temas importantes e de discussão com a população como a paralisação das obras da Adutora do Agreste, da Escola Técnica e da duplicação da PE-160; a busca por soluções para diminuir o desabastecimento de água; implantação do distrito industrial; o abandono do terminal rodoviário; a preocupação com a entrada de produtos chineses no Moda Center entre outras pautas.

 

O vereador também aproveitou para elogiar a presidência de Junior Gomes quanto a parte social desempenhada pela Câmara, citando como exemplo a ampliação do programa de qualificação CIDATEC e discordou quanto a postura do mesmo em relação a CPIs e outros pedidos da Oposição.

 

Ronaldo Pacas presta contas dos dois primeiros anos de mandato

.

No seu discurso, o vereador de Situação prestou contas quanto as solicitações atendidas pela Prefeitura, mediante elaboração de projetos e requerimentos.

 

Ronaldo Pacas (PSDC) citou que fez 05 Projetos de Lei, 08 de Resolução e 36 requerimentos, sendo 20 deles com solicitações para calçamentos de ruas que, segundo o mesmo, foram atendidos pelo prefeito.

 

O vereador também destacou seu Projeto de Lei que criou o Dia do Azul, que trata sobre o combate a diabetes e oferece diversos serviços como exames de sangue, testes de glicemia e outras ações.

 

Ronaldo também aproveitou para destacar seu voto dado ao deputado federal Mendonça Filho nas Eleições 2014.

 

Deomedes Brito cobra conserto de aparelho de Raio-X e mais empenho para audiência pública sobre a falta de segurança

.

Dois pontos no discurso do vereador petista podem ser destacados.

 

No primeiro deles, Deomedes Brito (PT) cobrou o conserto do aparelho de Raio-X da Prefeitura que, segundo ele, estaria sem funcionar há mais de 60 dias.

 

Já no segundo ponto, o vereador aproveitou para cobrar, mais uma vez, a realização de uma audiência pública com o Secretario de Defesa Social do Estado e com o Comandante Geral da Polícia Militar.

“Essa audiência é importante para olharmos olho o olho do Secretário e do Comandante, pois não podemos deixar o mal vencer o bem em nossa cidade”, frisou.

 

Narah Leandro destaca avanços nas áreas da saúde e economia na Gestão Vieira

.

A principal pauta da vereadora socialista foi destacar avanços na área da saúde que, segundo ela, foram conquistados pela atual gestão.

 

Narah (PSB) referiu-se a reforma realizada no Hospital Municipal que, segundo ela, proporcionou melhorias no atendimento e nos serviços.

 

Outro ponto positivo, de acordo com a vereadora, foi o funcionamento do Ambulatório Médico Especializado (AME) e citou a principal obra conseguida pela atual gestão, que é o Calçadão Miguel Arraes de Alencar, assim como a retirada de duas favelas (Papelão e Cohab) para as casas do programa Minha Casa, Minha Vida e a construção da Praça de Alimentação.

 

“É isso que o povo quer; menos falácia e mais trabalho”, pontuou.

 

Zé Elias parabeniza atuação administrativa de Junior Gomes

.

Em breve discurso, o vereador petebista enfatizou a confecção de 28 requerimentos e 07 Projetos de Lei de sua autoria, que foram votados e aprovados pelos vereadores.

 

Em seguida, Zé Elias (PTB) fez elogios a gestão do presidente Junior Gomes (PSB), destacando a parte administrativa.

 

“Quero dizer que ninguém agrada 100%, mas quero parabenizar seu trabalho nesta Casa”, pontuou.

 

Zé Minhoca destaca projeto da Zona Azul e volta a cobrar manutenção das faixas de pedestres

.

A mobilidade urbana foi tema do discurso do vereador tucano. Zé Minhoca (PSDB) destacou o Projeto de Lei que viabiliza a implantação dos estacionamentos rotativos pagos (zona azul) em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O vereador chegou a citar que realizou diversas visitas a municípios do estado em que a iniciativa deu certo como Arcoverde e São Lourenço da Mata e que a próxima cidade a ser visitada, já semana que vem, será Vitória de Santo Antão.

 

No fim, o vereador fez duras críticas a forma como estão as faixas de pedestre do município e cobrou que elas sejam revitalizadas, como forma de atender o projeto de implantação da zona azul.

 

Klemerson “Pipoca” presta contas de ações nos dois primeiros anos de mandato

.

O vereador do PMN prestou contas de seus dois anos no poder legislativo.

 

De acordo com Pipoca (PMN), ate o momento o seu mandato lhe propôs a elaboração de 121 requerimentos e 33 Projetos de Lei, muitos deles pautados para as pessoas com deficiência.

 

Pipoca destacou a implantação da meia entrada as pessoas com deficiência em eventos, banheiros químicos adaptados, vagas de estacionamentos para deficientes, além da solicitação de reforma do Parque Florestal e a criação da Comissão Permanente de Combate a Seca (esta última ainda não implantada) e mandou seu recado aos adversários.

 

“Fico feliz em termos pauta, projetos e trabalho, diferentemente de outros que não pensam no povo”, destacou.

 

Dida de Nan destaca ações de seu mandato na zona rural

.

Além das habituais críticas a Oposição e defesa ao Governo Edson Vieira (PSDB), o vereador tucano destacou a sua pauta de ações para a zona rural.

 

Entre as ações, Dida (PSDB) destacou a implantação da antena de celular da operadora Vivo na Vila de Poço Fundo e pedidos de duas ambulâncias (que já foram atendidos) e a reforma, com recursos próprios, de outra para a Associação da Vila do Pará.

 

Dida também aproveitou para destacar seus pedidos para reforma de praças no município, destacando que a praça na conhecida “Rua do Padre” já esta sendo atendida.

 

“Isso e um trabalho que fazemos em conjunto com a prefeitura e com esta bancada maravilhosa”, pontuou.

 

Luciano Bezerra destaca suas ações nos poderes Executivo e Legislativo em dois anos no Governo Vieira

.

O vereador do PR pautou seu discurso destacando o tempo em que passou a frente tanto da Secretaria de Planejamento como em sua volta a Câmara de Vereadores.

 

Nesta última, Luciano Bezerra (PR) destacou projetos feitos para a Mobilidade Urbana como os pedidos de criação de um anel viário até o Moda Center; implantação de ciclofaixas e bicicletários; instalação de semáforos, além de levantar a discussão sobre a entrada de produtos chineses no Moda Center e a revitalização dos Canteiros Centrais da PE-160 (esta última como secretario de Planejamento).

“Toda a união e o engajamento pela bancada tem produzido esses frutos que vem sendo colhidos em Santa Cruz do Capibaribe”, destacou.

 

Junior Gomes parte para o ataque contra Carlinhos da Cohab, Fernando Aragão e Ernesto Maia

.

Último a discursar, o vereador Junior Gomes (PSB) partiu para o ataque contra  vereadores do grupo de Oposição.

 

O primeiro deles foi Fernando Aragão (PROS), citando que o mesmo seria inconstante em algumas de suas posições a exemplo do pedido de suplementação orçamentária, onde ele teria votado contra a apresentação do projeto e apoiado nas comissões internas e aproveitou para satirizar a intenção do mesmo em disputar as eleições de 2016 pelo grupo taboquinha.

 

“Quero dizer que o senhor não será candidato a prefeito porque não tem coragem de enfrentar José Augusto (Maia)”, frisou.

 

Já o segundo foi Carlinhos da Cohab, citando que ele fez o pedido de vistas ao projeto de implantação da Zona Azul por ser contra e que colocou emendas modificativas sem sentido ao projeto.

 

Já contra Ernesto Maia (PSL) , Junior Gomes destacou o fraco desempenho conquistado nas urnas pelo líder de Oposição nas Eleições 2014.

 

“Se tivesse outra assembleia, o senhor teria ficado de fora. Para ver como o senhor é ruim de voto”, frisou Junior, se referindo a posição de número 112 conquistada por Ernesto na suplência a uma vaga como deputado estadual.

 

Por fim, Júnior foi mais além nas críticas. “Lamento a ausência de projeto e ações de trabalho dessa Oposição em Santa Cruz do Capibaribe”, destacou.

.

Um Comentário

  1. manoel disse:

    absurdo é ouvir essa nara falar em avanço na saude,uma cidade onde o raio x ta quebrado e fica por isso mesmo,palhaçada,baba menos,isso é uma hipocrisia.Santa cruz ta sem qualidade de representante nessa câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores