02
fevereiro

Perímetro irrigado está em fase de conclusão no Sítio Oitis


A Barragem do Oitis, que fica localizada na zona rural de Brejo da Madre de Deus, é uma obra que em 2018 completa 24 anos de sua inauguração. Ao longo deste tempo o reservatório, que tem capacidade para armazenar aproximadamente três milhões de metros cúbicos de água, já foi um dos pontos turísticos da cidade, mas devido à seca que nos últimos anos tem castigado a região, a barragem chegou a entrar em colapso fazendo com que os turistas deixassem de visitar o Sitio Oitis e ainda comprometer o dia a dia dos agricultores rurais da comunidade que dependem da água da barragem para manterem suas plantações, fazendo com que muitos agricultores tivessem que sair para buscar em outras cidades o sustento da família.

No ano de 2017 no período das chuvas a barragem voltou a receber água e chegou a atingir uma capacidade de até 50% de seu volume. A esperança dos agricultores para poderem plantar novamente em suas terras e garantir o sustento pertinho de casa, mas um problema antigo voltou junto com a água da barragem, a falta de entendimento entre os moradores da localidade, os que ficam antes do paredão da barragem (parte de cima) e os que ficam após (parte de baixo).

Por intermédio da Prefeitura Municipal junto com o MPPE (Ministério Público de Pernambuco) um TAC (termo de ajuste de conduta) foi firmado entre os agricultores, e um projeto foi elaborado para promover o uso racional da água. O Perímetro irrigado, primeiro do agreste no seguimento com intuito de promover a geração de emprego e renda na região criando a primeira PPP (parceria público privada) na área da agricultura no município entre os moradores do Sitio Oitis e a Prefeitura Municipal.

O Perímetro Irrigado com aproximadamente 1,5 km (um quilometro e meio) de adutora passou a ser implantado ao longo de mais de 20 propriedades a jusante da barragem. O Perímetro vem para ajudar na economia da água armazenada na Barragem e beneficiará os agricultores que dependem da água para seguirem plantando em suas propriedades (coentro, alface, tomate, cebola, repolho, pimentão, milho, feijão, capim entre outras plantas) e garantirem o sustendo de suas famílias.

O senhor Moura conta da dificuldade que se tinha para obter a água.

“Com certeza está sendo muito boa a ajuda da prefeitura e a secretaria aqui sempre junto dos agricultores, está quase tudo pronto faltando muito pouco pra inaugurar, o problema da água aqui sempre existiu, abre, não abre a torneira e o secretário chegou aqui resolveu a situação, a parceria que o prefeito fez aqui, o que ele pode fazer pelos agricultores ele está fazendo, com certeza está sendo muito bom esse serviço.”

Erondir que é proprietário de uma das ultimas terras contempladas com a obra, agradece o empenho e parceria de todos para a realização da obra.

“Agradecemos a todos que colaboraram, seja agricultores ou pessoas independentes, a prefeitura municipal que se comprometeu com toda sua equipe da secretária de agricultura, ao IPA enfim, uma parceria onde todos se ajudaram e tiramos do papel uma obra que a gente pensava que nunca ia ser executada. Uma torneira dessa aberta o dia todo ao ar livre desperdiça muita água e agora sendo pelos canos vamos usar por mais ou menos cinco dias a mesma quantidade de água, pois todo mundo está organizando seus reservatórios e isso só vai fazer com que se economize a água da barragem.”

O prefeito Hilário, que esteve visitando as obras se mostrou satisfeito em poder ajudar os agricultores da região.

“Uma obra dessas traz um benefício muito grande para esses agricultores,. Ficamos satisfeitos com a parceria feita aqui, pois é onde eles vivem e tiram o sustento de suas famílias. Nossa região vive há muitos anos sendo castigada com a seca e o pouco de água que temos na barragem dos Oitis não poderia ser desperdiçada. Tínhamos que procurar uma solução para economizar essa água e dar mais esperança a essas famílias. Com esse sistema irrigado, que vamos inaugura este mês com a grande parceria entre prefeitura e agricultores, o grande sonho desse povo vai se tornar realidade e vamos gerar emprego e renda na região.”

O Perímetro Irrigado que é o primeiro da região nesse seguimento e a primeira PPP (parceria público privada) tem previsão para ser inaugurada neste mês de fevereiro, acabando de vez com o desperdício de água da barragem  local, trazendo mais esperança aos agricultores da localidade de terem água por mais tempo com a economia necessária.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Brejo da Madre de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores