03
setembro

O que rolou no Legislativo da Capital da Moda


Audiência pública, suposto atraso no Bolsa Universitária e recadastramento biométrico predominam pauta de discursos

 

Fotos: Thonny Hill (arquivo).

Confira o resumo dos principais pontos abordados por cada um dos 15 vereadores que fizeram uso da tribuna.

 

Não discursaram os vereadores Helinho Aragão (PTB) e Carlinhos da Cohab (PSL), que alegaram compromissos particulares.

 

Klemerson Pipoca solicita prorrogação de trabalhos da Comissão de Convivência com a seca

 

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador do PMN solicitou para que sejam prorrogados os trabalhos da Comissão de Convivência com a Seca.

 

Formada por vereadores das duas bancadas, a comissão, segundo o vereador, já fez diversas visitas a poços artesianos na zona rural e também teve um papel de destaque na participação da Audiência Pública que tratou do desabastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Pipoca relembrou de uma das medidas emergenciais que foram anunciadas na audiência, como a reversão das águas do Rio do Prata para o açude de Tabocas.

 

“Essa reversão mostra que aqui tem políticos fortes. Esta semana irá se fazer os testes para que essa água possa vir para Santa Cruz do Capibaribe.” – disse.

 

O vereador aproveitou para convocar a população para que faça a atualização do título de eleitor, através do recadastramento biométrico.

 

Dida de Nan destaca audiência pública sobre desabastecimento e falta de sinal da TV Asa Branca em Poço Fundo

 

.

Dois pontos principais podem ser destacados no discurso do vereador tucano. No primeiro deles, Dida de Nan (PSDB) destacou a audiência pública que tratou do desabastecimento de água no município.

 

O vereador frisou a participação popular e das autoridades, dando ênfase a políticos como o senador Humberto Costa (PT), o prefeito Edson Vieira e o deputado estadual Diogo Mores (PSB).

 

“Muita gente acha que ele (Humberto) não trouxe o que se esperava, mas o importante foi ele estar ali. Quero parabenizar também o prefeito e o deputado Diogo e espero que tudo dê certo.” – disse.

 

Já sobre a falta do sinal da TV Asa Branca, o vereador citou que o problema foi causado pelo roubo de uma peça na antena de transmissão e se prontificou de realizar uma parceria financeira com a emissora para que o problema seja solucionado.

 

Afrânio Marques destaca participação popular em audiência pública e faz críticas a Humberto Costa e Fernando Aragão

 

.

No primeiro ponto mais importante de seu discurso, o presidente da Câmara enfatizou, segundo ele, o grande comparecimento de pessoas na audiência pública que tratou do desabastecimento de água no município, onde cerca de 2000 pessoas compareceram na última sexta-feira (28).

 

“Nos meus 31 anos de vida pública, nunca vi uma audiência com tantas pessoas. Isso mostra que essa é uma questão de necessidade no município e importante para a sociedade, que lá fez o seu papel.” – disse.

 

O vereador destacou os anúncios que foram feitos a curto e médio prazo como a reversão das águas do Rio do Prata para o açude de Tabocas e também o anuncio da construção da adutora do Pirangy, citando que essas não seriam soluções definitivas, mas que garantiram água por mais algumas décadas.

 

Em seguida, o vereador fez críticas direcionadas ao senador Humberto Costa e ao vereador Fernando Aragão. Segundo Afrânio, Humberto chegou a ser repreendido não estar dando a devida atenção as discussões e também pelo fato de ambos terem ido embora antes do termino da audiência.

 

Deomedes Brito denuncia atrasos no programa Bolsa Universitária e cobra abastecimento de água em bairros da periferia

 

.

No principal ponto de seu discurso, o petista fez mais uma denúncia contra o governo do prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

Segundo Deomedes (PT) a prefeitura estaria atrasando o pagamento a universitários que são atendidos pelo programa Bolsa Universitária e que o mês de maio de 2015 só estaria sendo pago agora aos estudantes.

 

O petista convocou a classe estudantil para que tome a mesma atitude que estudantes do programa supletivo do Sesi, quando estes tiveram o reinício de suas aulas prejudicados por atraso nos pagamentos por parte do município.

 

“Se a prefeitura não der o dinheiro, façam um protesto para garantir o direito de vocês” – disse.

 

Em seguida, o vereador solicitou para que bairros como Santo Augustinho, Pedra Branca, Palestina possam ser contemplados com uma maior oferta de água, inclusive com a instalação de chafariz.

 

Fernando Aragão destaca audiência pública sobre desabastecimento e rebate críticas de Afrânio Marques

 

.

Três pontos podem ser destacados no discurso do vereador de oposição. No primeiro deles, Fernando Aragão destacou a participação popular na audiência pública sobre o desabastecimento e fez críticas a políticos que foram convidados e não compareceram.

 

“Deveríamos lamentar as ausências de Bruno Araújo (PSB), de Ricardo Teobaldo (PTB), de Fernando Bezerra Coelho (PSB), Eduardo da Fonte (PP) e outros.” – disse.

 

Em seguida, o vereador rebateu as críticas do presidente da Casa, citando que no momento em que o senador e ele foram chamados a atenção pelo síndico do Moda Center, ambos estavam discutindo a articulação de uma audiência com o Ministério da Integração Nacional sobre o problema da falta de água.

 

Em seguida, o vereador destacou suas críticas ao não comparecimento do presidente geral da Compesa, Roberto Tavares. Mesmo a Compesa sendo representada, o vereador lamentou a ausência do presidente.

 

Em seguida, Fernando focou o tema da insegurança pública, destacando a grande quantidade, segundo ele, de postes apagados e que o prefeito Edson Vieira não teria assinado um suposto convênio para que a iluminação pública se tornasse de responsabilidade do município.

 

Ele cobrou também uma audiência pública para mostrar a real responsabilidade da Celpe e Prefeitura quanto a iluminação pública.

 

Junior Gomes cobra de Afrânio Marques a implantação de frente parlamentar com vereadores do Polo de Confecções

 

.

No principal ponto do seu discurso, o vereador Junior Gomes (PSB) cobrou do presidente Afrânio Marques para que atenda o seu requerimento de implantação da frente parlamentar em defesa do Polo de Confecções.

 

De acordo com Junior, a frente seria constituída com cerca de 100 vereadores de cidades do Polo como Santa Cruz, Taquaritinga, Brejo, Toritama, Santa Maria do Cambucá e outras.

 

A frente parlamentar, cuja sede seria em Santa Cruz do Capibaribe, poderia, segundo o socialista, atuar e cobrar diversas pautas positivas para o polo como soluções para combater o desabastecimento, implantação de universidades públicas e mais segurança.

 

“São muitas as ações que podem ser postas por essa Frente Parlamentar. Tenho certeza que o senhor irá implantá-la.” – disse.

 

De acordo com Junior, um encontro entre os políticos que integrariam a frente está praticamente fechado para o próximo dia 18 de setembro, na Câmara de Vereadores.

 

Ronaldo Pacas frisa importância do recadastramento biométrico do Título de Eleitor

 

.

Dois pontos podem ser destacados no discurso do vereador situacionista. No primeiro deles, Ronaldo Pacas (PSDC) enfatizou a necessidade da Câmara de Vereadores em apoiar a participação de alunos da Escola de Referência Luiz Alves na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

 

A escola foi a única selecionada no estado e representará Pernambuco no evento, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

 

Em seguida, o vereador fez seu convite a população para que atualize seu Título de Eleitora, já que a cidade terá o sistema de biometria (uso da digital) nas eleições de 2016.

 

“A importância do Título de Eleitor está em diversas áreas e é muito importante que o pessoal o atualize, mesmo com a nossa classe política desacreditada.” – frisou.

 

Vânio Vieira volta a destacar supostas irregularidades no conserto de cadeiras e cobra por água em bairros afastados

 

..

Dois pontos se destacaram no discurso do vereador tucano. No primeiro deles, Vânio (PSDB) voltou a falar sobre supostas irregularidades no pagamento de conserto de cadeiras do plenário da Câmara, quando o vereador Junior Gomes (PSB) presidia a Casa.

 

De acordo com Vânio, o presidente Afrânio Marques (PDT) não forneceu a documentação solicitada pelo mesmo.

 

“Faltam as notas fiscais dos serviços prestados” – disse.

 

Em seguida, o tema do desabastecimento de bairros afastados foi pauta. Vânio propôs a Deomedes Brito para que ambos unissem forças na busca por maior oferta de água para bairros mais altos e afastados como Palestina e Santo Agostinho, que não estão recebendo água através da tubulação da Compesa.

 

“Nesses e em muitos outros bairros, tem muita gente que está sofrendo com a falta de água” – frisou.

 

Ernesto Maia cobra de Edson Vieira recursos de emendas de José Augusto Maia para compra de câmeras de monitoramento

 

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador de Oposição, Ernesto Maia (PSL) frisou, segundo ele, a proximidade da liberação de R$ 1 milhão em emendas do ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS), direcionadas para a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

 

Os valores, de acordo com o vereador, já estariam prontos para serem liberados e cobrou para que o prefeito Edson Vieira possa colocar Santa Cruz do Capibaribe na lista de cidades contempladas com esse dinheiro.

 

“Essa emenda vai fazer com que o monitoramento por câmeras volte a região e espero que o prefeito coloque a cidade no rumo dessas que terão essas emendas. Para a insegurança, dizemos um basta!” – frisou.

 

Ernesto relembrou que, quando o ex-deputado era prefeito, o sistema de monitoramento foi implantado e que isso e outras ações, segundo ele, impactaram na redução dos índices de violência.

 

Zé Minhoca destaca chegada de recursos federais para pavimentação e testes para implantação da Internet Grátis

 

.

Dois pontos podem ser destacados no discurso do vereador tucano. No primeiro deles, Zé Minhoca (PSDB) destacou sua nova viagem ao gabinete de diversos deputados que receberam votos em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O vereador destacou que a visita, segundo o mesmo, foi produtiva e chegou a apresentar na tribuna a cópia de um contrato de repasse do Ministério das Cidades no valor de R$ 255 mil para pavimentação de ruas.

 

Em seguida, Zé destacou o programa de Internet Grátis, uma das promessas de campanha do prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

Segundo o vereador, o programa já está em fase de destes no município e contemplará algumas das principais áreas de movimentação popular como a Avenida 29 de Dezembro e Praça de Alimentação.

 

“Estamos trabalhando, mas se os senhores (vereadores de Oposição) não trabalham, o problema é dos senhores.” – disse.

 

Narah Leandro destaca chegada do Programa Relix e importância popular no pleito para escolha dos novos Conselheiros Tutelares

 

.

Dois pontos podem ser destacados no discurso da vereadora socialista. No primeiro deles, Narah Leandro (PSB) destacou a chegada, ainda para esta semana, de duas bicicletas do programa Relix.

 

De acordo com ela, o programa é voltado para dar mais dignidade a catadores de matéria reciclável, já que, entre outras ações, são ofertadas bicicletas especiais e uniformes para esses profissionais, substituindo assim as carroças de burro.

 

Em seguida, a vereador destacou a importância dos Conselheiros Tutelares. A vereadora, que também já foi conselheira por dois mandatos, relembrou situações de risco a que são postos os conselheiros no exercício de sua função e rebateu críticas a classe.

 

“É um trabalho árduo e extremamente necessário. Muitos não veem a importância desse trabalho. Conselheiros Tutelares não defendem marginais como muitos dizem, mas crianças e adolescentes em situação de risco.” – frisou.

 

Narah completou seu discurso convocando a população a votar maciçamente no mês de outubro para a escolha dos cinco novos conselheiros para um mandato de quatro anos.

 

Zé Elias cobra funcionamento de poço artesiano, combate as muriçocas e tapa-buracos em frente ao Detran

 

.

Três pontos podem ser destacados no discurso do vereador petebista. No primeiro, Zé Elias (PTB) destacou a importância da participação popular na audiência pública que tratou do desabastecimento em Santa Cruz do Capibaribe.

 

“Se em toda audiência o povo aparecesse e cobrasse, os políticos baixariam a cabeça” – disse.

 

Em seguida, o vereador aproveitou para fazer cobranças a secretária de Articulação Política Jessyca Cavalcanti, para que seja encaminhada a secretarias do governo.

 

Entre estas está uma campanha de enfrentamento as muriçocas, fiscalização das águas vendidas em caminhões pipa e carroças e também, desta vez direcionada ao vereador Pipoca (PMN – que preside a Comissão de Convivência com a Seca) para que o poço artesiano do Mercado Público volte a funcionar.

 

Zé Elias completou para que os cemitérios também possam receber limpeza e reformas antecipadas para o Dia de Finados, o mesmo serviço para algumas creches e também o tapa-buracos na avenida que passa em frente ao Detran.

 

Luciano Bezerra afirma que Fernando Aragão errou ao fazer críticas ao prefeito sobre responsabilidade com a iluminação pública

 

.

Além de destacar a importância da audiência pública que tratou do desabastecimento de água e o anúncio de medidas a curto e médio prazo, o vereador Luciano Bezerra (PR) solicitou para que as campanhas de conscientização sobre a água sejam retomadas pelos vereadores da Casa.

 

Já em relação as indagações do vereador oposicionista Fernando Aragão, de que o prefeito não estaria cumprindo sua responsabilidade ao deixar de assinar o convênio de responsabilidade com a iluminação pública, Luciano afirmou que Fernando errou nas críticas.

 

Para Luciano, a atitude, segundo ele, tomada pelo prefeito em não assinar o convênio foi correta, já que a Celpe não teria deixado a rede de iluminação de sua responsabilidade de forma a atender as demandas.

 

Em seguida, o vereador rebateu palavras do também oposicionista Ernesto Maia (PSL). O assunto foi a cobrança do vereador para que use as emendas do ex-deputado José Augusto Maia para compra de câmeras de monitoramento.

 

“Nós fazemos a política do “P” maiúsculo vereador Ernesto, independente de quem seja o dinheiro dessas emendas.” – disse.

 

Galego de Mourinha destaca constantes assaltos a motociclistas em Santa Cruz do Capibaribe

 

.

O tema na insegurança foi a pauta principal do discurso do vereador de oposição, Galego de Mourinha (PTB).

 

O vereador mostrou números de assaltos praticados a motociclistas no último fim de semana. Segundo ele, 35 motos foram tomadas em assaltos ou furtos.

 

“Isso é lamentável. Toda semana temos que cobrar e quando o prefeito marca uma audiência com o Secretário de Defesa Social do Estado, só chama os vereadores de sua bancada porque sabe que vamos cobrar.” – disse.

 

Em seguida, o vereador cobrou o prefeito para que busque o dinheiro de emendas do ex-deputado federal José Augusto maia (PROS) para compra de novas câmeras de monitoramento.

 

Galego aproveitou para cobrar Dida de Nan (PSDB) quanto ao conserto do sinal de TV para Poço Fundo, afirmando que o mesmo posicionamento também deveria ser tomado para a Vila do Pará, cobrando do prefeito que se posicione também para buscar soluções para as duas demandas.

 

Zezin Buxin cobra destinação mais justa de recursos federais para saúde pública em Santa Cruz do Capibaribe

 

.

Último a fazer uso da tribuna, o tema da saúde pública foi a principal pauta no discurso do vereador.

 

De acordo com Zezin Buxin (PSDB), mesmo que o Governo Vieira gaste, segundo ele, mais de 30% de suas receitas com saúde pública, elas não seriam suficientes para atender toda a demanda do município já que os recursos enviados pelo Governo Federal seriam insuficientes.

 

Para o vereador, deveria ser implantado um sistema de distribuição mais justo, que levasse em conta a quantidade de pessoas e habitantes que procuram serviços nas unidades de saúde municipais.

 

“Seria justo se o cidadão tivesse seu cartão magnético indicando que, ao ser atendido, o recurso do Governo Federal fosse destinado a aquele hospital” – disse.

 

Sobre o esquema, Zezin destacou que o município recebe uma grande demanda de atendimentos de outras cidades e também do distrito de São Domingos de Brejo da Madre de Deus.

 

Para ele, se o prefeito Edson Vieira (PSDB) chegasse a proibir atendimento a pessoas de outras cidades, ele teria direito, mas que isso nunca seria feito.

 

“O que precisa se ver é uma forma de como esse dinheiro possa ser distribuído de acordo com a demanda.” – pontuou.

Um Comentário

  1. Carlinhos disse:

    Acho uma vergonha esses povo!
    faz uma reunião legislativa para ir debater politica e casos particulares em defesa do prefeito!
    realmente são uns inúteis!
    a cidade com a bandidagem, falta de infraestrutura cheia de buraco e nada si tem de discurso para melhoria!
    #salariode1.000,00!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores