24
agosto

Novo inquérito será aberto contra Fernando Bezerra Coelho


Fotos: Blog do Ney Lima (arquivo).

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin autorizou a abertura de um inquérito para investigar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) na Operação Lava jato.

O senador conseguiu 18.771 votos em Santa Cruz do Capibaribe, nas eleições de 2014, apoiado pelo grupo de situação.

Segundo o Ministério Público Federal, há suspeita de que ele tenha cometido os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro com base nas delações premiadas de ex-executivos da construtora Odebrecht.

As investigações apontam que a propina teria sido destinada ao senador, quando era secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, em 2014. À época o estado era governado por Eduardo Campos. O montante, chegaria a R$ 2 milhões.

Bezerra Coelho já é alvo de denúncia no STF, apresentada em outubro do ano passado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por irregularidades na construção da refinaria de Abreu e Lima. Ele também responde a outros dois inquéritos abertos a partir das delações da Odebrecht.

Ainda não há previsão de quando a denúncia será analisada – a segunda turma terá que decidir se transforma ou não o parlamentar em réu.

Nota de defesa

“A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho, representada pelo advogado de Andre Luís Callegari, afirma, em primeiro lugar, que não foi comunicada oficialmente sobre abertura de inquérito e desconhece o teor do pedido da PGR. Acrescenta ainda que os conteúdos das delações dos ex-executivos são absolutamente inverídicos.

A defesa do senador reforça que todas as doações feitas à campanha dele cumpriram rigorosamente a legislação e todas as contas foram devidamente apresentadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Todas as contas do período em que Fernando Bezerra Coelho ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Portuário de Suape foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

O senador afirma que sempre trabalhou, única e exclusivamente, pelo desenvolvimento do país e do estado de Pernambuco, e está à disposição para esclarecer quaisquer questões no devido momento processual”.

 

Com informações do G1 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores