08
setembro

Nova denúncia na Saúde e promessa de Usina Asfáltica movimentam falas de vereadores em Santa Cruz


IMG_1450

Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta quinta-feira (08) foi realizada mais uma reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Sem os tradicionais acirramentos, os vereadores discutiram sobre sete Projetos de Lei de autoria do Legislativo e dois de Resolução, estes últimos que tratam dos indicados para receber a Medalha Padre Zuzinha.

Dos 17 vereadores, 14 deles compareceram, sendo os ausentes Junior Gomes (PSB), Pipoca (PSDB) e Dida de Nan (PSDB).

Não houve a discussão de requerimentos e, quanto as “Explicações Pessoais”, 04 fizeram uso do dispositivo: Ernesto Maia (PT), Deomedes (PT), Zé Minhoca (PSDB) e Luciano Bezerra (Rede).

Dentre os projetos discutidos e aprovados (descontando-se os pedidos de vistas, retirados e devolvidos as comissões), destacam-se os seguintes:

*077/2015 – Dispõe sobre avaliação periódica dos prédios escolares, centros municipais de educação infantil, todos da rede municipal (1ª discussão e votação)

*036/2016 – Cria o projeto “Esporte nas Escolas”, que tem como objetivo, segundo seu autor, de promover iniciativas que venham originar, em aulas de educação física da Rede Municipal, núcleos para incentivo a prática de várias modalidades esportivas (2ª discussão e votação).

*038/2016 – Cria o programa “Médico nas Creches” onde, de acordo com a justificativa de seu autor, faz com que pediatras da rede municipal de saúde possam prestar atendimentos periódicos nessas unidades educacionais (2ª discussão e votação).

Confira a pauta na íntegra (clique na imagem para ampliar):

Pauta

.

Zé Minhoca destaca promessa de Bruno Araújo em trazer usina asfáltica

Zé Minhoca (PSDB)

Durante suas explicações pessoais, o vereador Zé Minhoca destacou, segundo ele, solicitações do mesmo que foram atendidas e incluídas no plano de governo do candidato a reeleição Edson Vieira (PSDB).

Zé Minhoca referiu-se a promessa feita, no último domingo (04), pelo do Ministro das Cidades Bruno Araújo, de que traria, caso Edson fosse reeleito, uma usina asfáltica para o município.

“Como tenho orgulho de ter participado do maior plano de pavimentação já feito aqui e, graças a Deus, o Ministro Bruno Araújo veio aqui e dizer quer a Usina Asfáltica virá para cá e será a redenção de nosso município. Me sinto recompensadíssimo em fazer parte dessa história” – pontuou.

Em seguida, o vereador falou de sua solicitação para que fosse construída o AME do Trabalhador que, segundo o mesmo, foi um pedido atendido pela inclusão da mesma no plano de governo de seu grupo político.

.

Deomedes Brito volta a cobrar revitalização do Açude da Manhosa

Deomedes Brito (PT)

No principal ponto de suas falas, o vereador petista voltou a cobrar pela revitalização do Açude da Manhosa.

De acordo com Deomedes, as gestões de Toinho do Pará (PSB) e Edson Vieira não se propuseram em organizar políticas públicas para revitalizar o espaço.

“Tenho cobrado, desde o meu primeiro mandato, para que se reveja a questão da manhosa, que pode atender a Santa Cruz do Capibaribe e região. A administração atual não fez nada quanto a questão do saneamento lá e a de Toinho também não” – disse.

Em outras falas, o petista fez críticas as áreas de educação e segurança no município, assim como cobrou para que a questão da transposição das águas do São Francisco, que segundo o mesmo poderia ser trazida para Santa Cruz por um sistema de adutoras a partir da cidade paraibana do Congo, seja tratado com mais prioridade.

.

Ernesto Maia denuncia que medicamentos vencidos foram entregues a popular no município

Ernesto Maia (PT)

No principal ponto de suas falas, o Oposicionista fez mais uma denúncia relacionada a saúde.

De acordo com o vereador, um popular lhe relatou que foram destinados, ao seu filho doente após realização de exames no Hospital Materno Infantil, medicamentos vencidos que teriam sido retirados em uma farmácia da rede municipal.

Outro ponto relatado na denúncia é que esse popular, segundo o político, também não estaria recebendo um medicamento de uso contínuo, há mais de seis meses, por parte da mesma rede municipal.

Segundo Ernesto, esse medicamento estava entre aqueles que foram gravados em um vídeo por um funcionário do Hospital Municipal, que mostravam medicamentos vencidos sendo descartados.

“No mínimo, está faltando organização, está se faltando compromisso de quem gere essa questão e o resultado, para nossa população, é que ela está sendo mal atendida e passando problemas graves” – pontuou.

.

Luciano Bezerra destaca ações e inclusão de propostas no plano de Governo de Edson Vieira

Luciano Bezerra (REDE)

O vereador de situação destacou pontos que, segundo ele, foram pautas que foram discutidas e postas em prática no município pela atual gestão.

Luciano destacou o Código de Mobilidade Urbana que, segundo o mesmo, reorganizou o trânsito no Centro e em outros pontos da cidade, desobstrução de calçadas, instalação de semáforos e binários, além da retirada de barracas.

Em seguida, o vereador destacou pontos do Plano de Governo de Edson Viera que, segundo o mesmo, são pedidos seus atendidos a exemplo da proposta de implantação de um transporte público coletivo.

“Ver essa medida inserida no plano de governo do prefeito nos deixa muito satisfeitos, pois é fruto de um trabalho que viemos desenvolvendo aqui na Câmara. Outro ponto é a inclusão das ciclofaixas nas principais ruas e avenidas. Isso nos deixa satisfeitos em saber que nosso trabalho está dando resultados” – disse.

Por fim, o vereador destacou sobre a comissão que discutiu a lei de Readequação da Guarda Municipal que, através da Lei 2550/2016, ela poderá, entre outros pontos, poder fazer o uso de armas de fogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores