29
setembro

Eleições 2016 – Cobertura completa!


“Vamos tirar Taquaritinga desse estado de miserabilidade”, diz candidato Jânio Arruda

img_5726Fotos: Thonny Hill. 

.

Atualmente vereador e com três mandatos de prefeito em Taquaritinga do Norte, Jânio Arruda (PSD), busca mais uma reeleição para o cargo de gestor municipal, no próximo domingo (2). Ele foi o último candidato entrevistado, nesta quinta-feira (29), em série realizada pela rádio Polo FM, com pleiteantes de cinco município, do Polo de Confecções.

Durante sua participação, o candidato destaca a experiência acumulada ao longo dos anos, com, entre outras coisas, coordenações de campanhas e assessorias de gestões estadual e federal.  Jânio teve passagens na assessoria do ex-ministro Gustavo Krause, e trabalhou na coordenação política do governo estadual de Joaquim Francisco.

Para o pleito do próximo domingo (2), disputa contra Lero (PR) e Pedro Junior (PDT).

Confira os principais pontos da entrevista, com pesadas críticas ao grupo Calabar e propostas para um possível governo a partir de 2017, na Dália da Serra.

Antes e depois

Jânio iniciou fazendo uma análise dos períodos em que comandou o município, onde fala sobre parcerias a nível federal.

“Tivemos momentos diferentes nas três administrações, momento importantes. A primeira mesmo, extremamente exitosa, com canal aberto com governo federal. Nesse período fui presidente da AMUPE, e tive condições de abrir portas”, diz, destacando a construção de barragens para o município.

Ao avaliar a gestão atual, não polpa nas críticas.

“Vive um momento completamente inusitado. Taquaritinga perde em todos os setores para os municípios da região”, fala citando educação, saúde, segurança, turismo e meio ambiente. “Diante disso vamos pegar um abacaxi grande, mas estamos preparados para enfrentar essa nova realidade. Sei que não será fácil mas vamos reerguer e tirar Taquaritinga desse estado de miserabilidade”, completa.

Motivos para uma derrota

img_5730

 

Ao fazer uma retrospectiva, contando sobre o pleito de 2012, quando perdeu nas urnas para Evilásio Araújo (PSB), Jânio afirma que o ocorrido se deu em virtude de erros do próprio grupo e não por eficiência do adversário.

“Ele foi reeleito por uma circunstância, um acidente de percurso. Muito mais pelos nossos erros do que pelos acertos dele, e o poder econômico que foi decisivo”, diz e completa em seguida “Hoje é diferente, uma pessoas egocêntrica, tem na cabeça dele que é a maior pessoa do mundo e é visto como gozação”.

O candidato negou que tenha tido sérias divergências com o atual candidato a vice Milton Cícero, candidato a prefeito na eleição passada. De acordo com ele, Milton foi uma ‘vítima’ dos aliados dele, à época.

“Milton é amigo nosso, ele estava filiado ao PT, partido que sempre foi adversário nosso. E o PT tem pessoas boas, e no meio tem gente da pior qualidade. E esses, que são poucos, mandavam na campanha política. Quem dava as regras era quem não tinha nada haver. Milton foi uma vítima desse processo, não teve episódio que me afastasse dele”, explicou.

Segundo ele, os supostos desentendimentos com o agora aliado, surgiram após o que classificou de ‘fuxicos’ de uma emissora de rádio local.

Articulações e apoios políticos

Além do governo do estado, que diz ser aliado, o candidato enfatiza o apoio de deputados e senador.

“Conto com o apoio de André de Paula, Secretário estadual das Cidades, deputado competente, capaz, que tem uma facilidade de se relacionar com autoridades do planalto e vai continuar ajudando, como ajudou em outras épocas. O ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, presidente do Partido, além do deputado Romário Dias, que está envolvido e vai ajudar a gente na administração, e o senador Fernando Bezerra Coelho, tenho um bom relacionamento e quer trazer ações para Taquaritinga, principalmente, ligados a assuntos hídricos”, disse.

Propostas: Segurança

img_5744

Para o candidato, a criação e efetivação da Guarda Civil Municipal é fundamental para reforçar a segurança local. Ele ainda destaca a integração com a Polícia Militar , Central de Monitoramento na sede e principais cruzamentos de estradas vicinais, e diz que é necessário reativar um posto da polícia na fronteira com a Paraíba.

“Taquaritinga tem 485km quadrados, faz com que tenhamos que buscar uma atenção maior do governador do estado, Paulo Câmara. E janeiro vamos estar batendo às portas do governo do estado e fazer com que a segurança funcione e bem”, diz.

Exclusivamente sobre a guarda municipal, faz críticas ao candidato do PR, Ivanildo Lero.

“O Pedro Júnior tem projetos dento dessa linha, é um estudioso dos problemas do município. Só não tem a experiência que temos, por não ter passado pelos momentos que vivi. Agora, Lero não tem condições de falar sobre guarda, por que fazem oito anos que se fala, se cobra do prefeito e ele não dar a mínima pra isso. Vale salientar que o seu plano de governo é o mesmo feito pelo atual prefeito, há oito anos, que colocou Taquaritinga em estado de miserabilidade”, disse.

Turismo

Quanto ao turismo local, considerado de grande potencial na região, por sua localização e clima, ele ressalta o que pretende fazer, com foco na retomada de eventos, para fortalecer datas específicas, no município.

“Já fiz uns contatos, vamos aguardar o resultado das eleições. Mas com prefeito de Triunfo, Gravatá, Pesqueira e Garanhuns, me juntar para conversar com Paulo Câmara, dar uma nova roupagem e voltar a funcionar com a festa em todas as cidades. Fazendo com, ou sem, o governo do estado”, disse.

Ele aproveitou ainda para responder críticas do candidato Lero (PR), que afirmou que quando Jânio foi prefeito deixou a conhecida ‘Rampa do Pepê’ sem condições de prática de voos livres, com infraestrutura precária. Um dos locais mais altos do estado, o ponto é procurado por vários pilotos de Parapente e Asa-delta da região, para prática dos esportes radicais.

“A única coisa que tem de precária, é a candidatura do vice prefeito. Ele disse que Taquaritinga não tinha turismo, acabaram com tudo. Acabaram festa de Santo Amaro, voo livre, com o motocross, circuito do frio… com toda a grade de programação, acabou”, disse e explicou mais a frente “As rampas, na maioria das localidades, são feitas de madeira, e tem que ser reposta, recuperada… Passaram sete anos não fizeram nada, absolutamente nada. Os voadores que cotizaram e colocavam em bom estado. Agora, fizeram de alvenaria o que é uma coisa boa, mas a de madeiras é bem melhor, especialistas dizem isso… Mas fizeram uma rampa com laje, um espaço de 4 por 8 metros, foi só o que fizeram”, diz.

Desenvolvimento e saúde

img_5746

O candidato promete, em seu plano de governo, a implantação de um Distrito Industrial. De acordo com ele, cidades pequenas que tiveram prefeitos futuristas, conseguiram se desenvolver em tempo razoável.

“Não vamos deixar 100 empresas funcionado, mas implantar duas, cinco, dez empresas…  Gloria do Goitá é uma cidade pequena, mas teve três empresas implantadas recentemente e agora mais 5 que serão implantadas. Tem um prefeito visionário e nós podemos fazer isso, por que sabemos percorrer os caminhos”, falou.

Já no quesito saúde,  ele volta a fazer críticas a Evilásio Araújo, com um comparativo de gestões.

“Durante o último período que fui prefeito, tivemos 27 especialistas atendendo no hospital Geral, hoje falta médico, equipamento, medicamento. Isso não é a nível nacional, os desmandos de Taquaritinga tem endereço certo; a cadeira do prefeito Evilásio, e que quer continuidade com o seu vice”, falou.

Ele afirma que, de início, não terá verba, por mal gerencia da atual administração, mas que resolverá a situação em quatro ou cinco meses com a fundação que gerencia a Unidade.

 “Só se faz saúde com dinheiro, vou pegar o dinheiro e priorizar. Vamos fazer o que não vem sendo feito, ao longo dos oito anos.  Tenho certeza que, aquilo que a gente fez, vamos fazer mais a partir de agora. Saúde é prioridade e não podemos concordar que um filho de Taquaritinga tenha que nascer em Olinda, como foi constatado recentemente”, fala.

De acordo com ele, um suposto mal uso do dinheiro público na saúde, por parte do atual gestor municipal, foi elemento principal para recomendação de rejeição de contas, pelo TCE.

Confira na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores