26
maio

E a bagunça política continua em Caruaru


Procedimentos para abertura de cassação de vereadores envolvidos na Operação Ponto Final são suspensos pela Justiça

Vereadores Jadiel Nascimento, Louro do Juá, Sivaldo Oliveira, Cecílio Pedro, Val de Cachoeira Seca e Neto obtiveram mais uma vitória na Justiça, mesmo com tantas acusações comprovadas contra os mesmos

Erros por parte da Câmara de Vereadores ou interferência direta do Judiciário?

 

São essas as duas perguntas que pairam no panorama político na cidade de Caruaru que, mais uma vez, para na mira dos holofotes pelas reviravoltas políticas desencadeadas pelas operações Ponto Final I e II.

 

As investigações denunciaram 10 políticos daquela cidade por esquema de compra de assinaturas para realização de CPI da Controladoria Geral da União (CGU) em Caruaru.

 

Dessa vez, por determinação do juiz José Fernando dos Santos, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Caruaru, suspendeu os processos administrativos realizados pela Comissão de Ética naquela casa de Leis, que poderia resultar na abertura dos processos de cassação dos vereadores Pastor Jadiel Nascimento (Pros), Louro do Juá (Solidariedade), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Val de Cachoeira Seca (DEM) e Neto (PMN).

 

De acordo com os advogados de defesa, a Câmara cometeu diversos erros que acabaram na decisão favorável aos políticos, especialmente “o fato do relator da Comissão de Ética, vereador Marcelo Gomes, ser também o denunciante dos vereadores, uma situação inconstitucional. A ampla defesa também foi prejudicada, com a negativa de vários pedidos nossos. Por isso o juiz acatou o argumento da defesa. Esse é apenas um ato que entramos com o recurso, existem ainda várias irregulares”, disse Marcelo Cumaru, que é defensor do vereador Jajá (sem partido), que foi beneficiado pela mesma suspensão.

 

Com isso, restam ainda três processos abertos na Comissão contra Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras (Pros) e Eduardo Cantarelli (Solidariedade), mas os advogados vão ingressar com o pedido de liminar nos próximos dias para suspender mais esses processos.

 

O presidente da Câmara, o vereador Leonardo Chaves (PSD) já adiantou que não irá recorrer das decisões.

 

As decisões favoráveis aos vereadores, mesmo com tantas acusações comprovadas em mais de 600 páginas de inquérito policial colocam, mais uma vez, uma mancha na política da região, especialmente  no que rege a “Lei do Ficha Limpa”, que condena que políticos com processos judiciais possam concorrer ou assumir cargos políticos.

 

Matéria produzida com informações do Blog do Mário Flávio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores