25
dezembro

Coluna Fiquei Sabendo – com Janielson Santos


Uma Secretaria como ‘presente de natal’

Saiba nomes dos presenteados e quem disse ‘não’ ao pacote

.

.

Janielson SantosÉ aguardado um novo ano e com ele mais um mandato do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB). Administrativamente falando, um mesmo governo com peças reordenadas.

O tucano anuncia nessa segunda-feira (26), o quadro de secretários que deverão continuar os rumos da gestão. Alguns nomes serão substituídos e figuras conhecidas ganharão diferentes posicionamentos. A famosa reformulação, prometida no secretariado, é realizada para tentar oxigenar a gestão e, em tese, reduzir gastos.

(De acordo com um amigo influente na base “serão inventadas novas nomenclaturas e ajustes de funções, com poucos efeitos práticos”. Confesso que senti meu amigo um tanto quanto insatisfeito, e quanto a isso, prefiro aguardar).

O fato é que, nessa reformulação, o prefeito propõe, entre outras coisas, o corte em cerca de 30% das secretarias. Isso pode ser compreendido também por ‘otimização’ e ‘acoplamento’. Na prática, em vários casos, funcionários públicos respondendo por mais de uma pasta que serão anexadas. Existe, evidentemente, uma redução de gastos em pontos estratégicos, logística em termos de energia, telefone, etc.

Um quebra cabeça foi montado e remontado, e entre o que FIQUEI SABENDO, repasso traços de prováveis alterações no time governista.

Primeiramente, Fiquei Sabendo que Luciano Bezerra não aceitou retornar à pasta de Planejamento. (Em entrevista, Edson citou os cargos rejeitados por Narah Leandro e Afrânio Marques, mas não fez qualquer menção ao posto que o seu ex-líder de governo negou).

A Secretaria de Planejamento deve se fundir com outra, provavelmente Administração. “Arrisco” Priscila Ferreira para a vaga, com Klaine Melissa de executiva. Aliás, essa tende a ser a ‘Super Secretaria’ do segundo mandato.

Dentro desses remanejamentos, “arrisco” Gilberto Silva, atual assessor, para o posto equivalente a chefia de gabinete, e uma junção entre as secretarias de Governo com a de Cidadania e Inclusão Social. A primeira dama, Alessandra Vieira, foi pensada para a vaga.

‘Arrisco’ ainda que o elogiado Bruno Bezerra, atual Secretário de Desenvolvimento, Indústria, Agricultura e Meio Ambiente não continua. Isaac Aragão, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Santa Cruz, figura bem vista no meio empresarial ganha força para o setor. Para secretária adjunta, Virgínia Vasconcelos é um bom nome.

Diferentemente do caso anterior, arrisco ainda que Gilson Julião permanece no governo. Considerado um “curinga” do prefeito, Gilson deve ter em mãos uma secretaria ainda mais robusta, tendo a junção de Mobilidade e Meio Ambiente (Algo como ‘Desenvolvimento Urbano’).

Talvez, não aceitar fazer parte dessa conjuntura, após derrotas eleitorais recentes (Narah, Afrânio e Luciano) e não haver chateação com o líder maior, seja apenas uma feliz coincidência. Ou talvez, acreditar nessa teoria seja muita ingenuidade.

Em todos os casos eu arrisco e não aposto. Também recomendo que façam o mesmo. Apostar em Santa Cruz (principalmente quando envolve política) é algo sempre muito perigoso…

Para qualquer sinal de preocupação, as informações aqui expostas não precisam ser levadas ao pé da letra. A coluna tem a certeza apenas de que cada detalhe escrito, foi discutido em algum momento no gabinete principal do Palácio Brás de Lira. Ou seja, pode, deve, é possível…

Fora tudo isso, feliz natal a cada um e boa sorte durante todo o governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores