24
agosto

Câmara de Vereadores: Segurança pública é tema central de sessão


Fotos: Janielson Santos.

A reunião entre governistas e comandante do 24° Batalhão de Polícia Militar, em Santa Cruz do Capibaribe, durante a semana, esteve presente na maioria dos discursos dos vereadores, durante a 3ª Sessão Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (24), na Casa José Vieira de Araújo.

No referido encontro, que aconteceu na terça (22), o Tenente Coronel Aleixo apresentou dados sobre a violência na área de abrangência do Batalhão, ouviu propostas e sugestões dos governistas. Na oportunidade, ele afirmou que houve uma queda no número de homicídios e que a região foi a que teve o menor aumento, em relação aos outros tipos de crimes, nos últimos três meses.

Durante a sessão desta quinta, foi exposto que o município teria, atualmente, menos de 10 policiais por dia, para cobrir o município. O assunto acirrou os ânimos na tribuna.

Cansado 

O vereador Helinho Aragão (PTB) fez pesadas críticas. Para ele, a população não aguenta mais reunião, solicitando urgência em audiência com o Secretário de Defesa Social do Estado (SDS).

Mesmo destacando o papel da Guarda Civil Municipal, o petebista argumentou que não é o suficiente.

“Salve-se quem puder. A coisa tá feia”, disse e completou mais à frente “O povo tá cansado. Chega de foto, o povo quer solução e a polícia precisa de mais condições”.

Por fim, Helinho ironizou, após ouvir alguns situacionistas. “Depois dessa reunião, agora tá tudo resolvido”, falou.

Cobrança 

O presidente Zé Minhoca (PSDB) disse estar ‘revoltado e indignado’, por comentários realizados após a reunião com o comandante. Ele assegura que o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) têm cobrado, insistentemente, ao governo do estado por melhorias, ‘sem dormir para resolver a problemática’.

O tucano disse que ‘não sabe qual o pensamento de Paulo Câmara para Santa Cruz, e que conhece a necessidade do município’.

“Todos unidos, num só movimento, numa só esperança, estamos lutando para que a Guarda não fique sozinha, desamparada, sem a força do braço do estado”, falou e completou depois “Mas, acho que o estado faz ouvido de mercador, se faz cego às nossas necessidades. Encima disso, vocês (oposição) aproveitam para irem às rádios criticar levianamente e com certa irresponsabilidade”.

Politicagem 

O discurso da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC), líder do governo na Casa, endossa as palavras do presidente. Ela reafirmou que a defasagem atual nos quadros da PM, compete ao governo do estado e, segundo ela, a parte do poder público municipal vem sendo realizada.

Jéssyca voltou a frisar que a oposição tem condições de buscar e, com suas forças políticas, contribuir. No entanto, seriam ‘oportunistas, deturpadores e politiqueiros’

“Problemas existem, mas estamos correndo atrás para resolver, e não apenas reclamando”, sustentou.

O número

Já o oposicionista Capilé (PTN) rebateu a líder do governo, relembrando que fez cobranças, inclusive, na última visita do governador Paulo Câmara (PSB) a Santa Cruz e desafiou:

“Qual a cobrança que vocês fizeram ao governador de Pernambuco, o homem responsável pela segurança de Santa Cruz do Capibaribe e de todo o estado?”, indagou e complementou “eu tive coragem de ‘bater’ com ele”.

A referência é uma cobrança dele, com entrega de ofício ao líder do poder público estadual, após uma entrevista à Rádio Polo, no dia 8 de abril deste ano.

Capilé disse que não aceitaria ir para reunião ‘apenas balançar a cabeça’ e questionou quantos policiais Santa Cruz tem hoje disponíveis. A resposta, dada pela líder de governo, foi de nove profissionais, em média, por dia.

“Não compete ao prefeito de Santa Cruz contratar policiais. Compete ao governo do estado. E as cobranças estão sendo feitas”, respondeu a vereadora.

Projetos 

Em pauta nessa sessão, os vereadores discutiram e votaram dois Projetos de Lei do Poder Executivo, 17 Projetos de Lei do Poder Legislativo e mais dois Projetos de Resolução.

Em destaque, as aprovações, por unanimidade, em segunda votação do PL n°008/2017 que autoriza o Poder Executivo a conceder Direito Real de Uso (CDRU) à União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, bem como o PL n°009/2017, que autoriza o Poder Executivo a conceder Direito Real de Uso (CDRU) à Associação Beneficente Shekiná de Deus.

Os atos possibilitam que as duas entidades possam ter espaços para construção de suas respectivas sedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores